segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Emoções mistas em Macau

À memória de Luís Carreira



















Parabéns, grande Dacosta!


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

domingo, 4 de novembro de 2012

Interlúdio (1)

Agora que já passaram alguns dias do último GP, vamos publicar as entrevistas e vídeos que faltam, relativamente ao XXV GP (Batalha 2). É claro que o timing já passou, mas o que se pretende é constituir um arquivo para o futuro, e todas as entrevistas ficarão agrupadas, como habitualmente, com a respectiva etiqueta/tag no menu lateral do blog.

Mas antes disso vamos dar um espaço, com coisas diversas.

 Vamos lá a ver se este vídeo que mostra o Schumacher "a bordo" do GP Argentina 1998, e o porradão de sorte que ele teve - no final do vídeo - e que lhe permitiu vencer esta corrida e abrir espaço para uma grande temporada e que se pensava decidida à partida... não é cancelado, suspenso ou cassado como acontece com tantos outros.


sábado, 27 de outubro de 2012

XXVI GP - entrevista c/ J. Rodrigues

J. Rodrigues (imagem NDML)
Se forem sempre os mesmos protagonistas a falar, como é o caso deste respeitado recordista de títulos que já falou em vídeo e agora fala em texto, o Troféu parece muito mais profissional e composto. A palavra, então, ao "Fangio" desta competição - ou talvez "Schumacher", porque também é verdade que dos três pilotos que venceram campeonatos antes de 2012, ele é o que está sem vencer o campeonato há mais tempo.  


Qual a sua opinião geral da corrida? 
Desde a qualificação até meio da corrida,foi a prova que mais me deixou satisfeito esta temporada...O kart estava competitivo e sentia-me bem e confiante na minha pilotagem...Infelizmente o cansaço depois veio ao de cima,no entanto foi positivo!


Como reagiu à largada e às primeiras voltas?
Saindo de 2º na grelha,estava do lado de fora para a 1ª curva, no arranque tive a preocupação de me colocar do lado de dentro,para evitar alguma entrada kamikaze de alguém que viesse de trás... Assim foi, consegui evitar toques e mantive-me bem perto do Ismael que saiu na frente. A meio da 2ª volta reparei que estávamos com alguma vantagem em relação ao pelotão e resolvi então atacar a 1ª posição...Depois de algumas tentativas frustradas lá consegui passar, mas o Ismael estava realmente muito rápido e pouco depois, já também com o Ruben perto de nós fui deixado para trás sem hipóteses de recuperação...


Como avalia a sua posição e da sua equipa no campeonato?

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Estamos no Facebook e no Twitter

Nunca é de mais relembrar que estamos em

facebook.com/trofeupedrochaves


e também em
twitter.com/trofeupmchaves


e até em

youtube.com/trofeupedrochaves


onde se encontram relíquias:

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

XXVI GP - flash interview c/ J. Rodrigues

XXVI GP - flash interview I. Paulino (1)

Já estão publicados, na coluna lateral deste blogue, os resultados dos 2 GP em falta, o XXIV e XXV (Batalha 1 e Batalha 2).


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

XXVI GP - entrevista c/ C. Videira

C. Videira (imagem NDML)
Qual a sua opinião geral da corrida?
Grande corrida, com toda a gente a andar muito perto uns dos outros, corrida muito competitiva!





Como reagiu à largada e às primeiras voltas? Reagi bem, por 100 metros ainda pensei ser possível acompanhar o penúltimo!


Como avalia a sua posição e da sua equipa no campeonato? 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

XXVI GP - entrevista c/ P. Ribeiro

P. Ribeiro (Foto NDML)

Qual a sua opinião geral da corrida?
Foi uma corrida excelente e uma corrida péssima... Tenho que explicar isto... É que eu gosto de corridas em que haja competição, com muita garra e muito disputadas. E esta corrida acabou por ser, para mim, um grande combate... Ao ficar preso no meio do pelotão vi-me envolvido em acesas lutas pelas posições intermédias e por mais que uma vez sofri embates como já pensava que não havia no TPC... Resultado: depois de um desses embates, fiquei na 14 ou 15ª posição... Depois, foi recuperar posições, uma a uma, até terminar na 10ª posição. Esta foi a parte "boa". A recuperação. A parte má foi não ter conseguido atingir os meus objectivos em termos de campeonato de equipas e de pilotos... De resto,foi uma excelente prova, passadas as voltas iniciais, houve luta na frente do pelotão, no meio e no fim! Juro que gostava de assistir às nossas provas, gostava de ouvir os comentários da assistência! E é impressão minha ou já há muita gente a assistir?


Como reagiu à largada e às primeiras voltas? 
Foi complicado... Na quarta linha e no exterior foi muito complicado... Nas primeiras voltas levei pancada de toda a forma e feitio e não fiquei fora de prova por acaso. Cheguei a fazer um troço de todo-o-terreno e a analisar a altura do piso dos pneus de protecção dos rails... Depois, a minha corrida foi outra...


Como avalia a sua posição e da sua equipa no campeonato?

terça-feira, 16 de outubro de 2012

XXVI GP - entrevista c/ M. Alemão

M. Alemão (foto NMDL)

Qual a sua opinião geral da corrida? 
Adorei a combatitividade em toda a corrida. É verdade que a qualificação foi um desilusão para mim (10ºlugar), mas tinha essa percepção pois o E.Silva e um dos Trincadeiros fugiram-me durante os treinos. Apesar do inicio péssimo na corrida fui capaz de resistir e ir ultrapassando, até mesmo na penúltima volta. Realmente deu-me gozo do inicio ao fim. Voltou-se a notar o nível elevado já existente através do grupo dos 5 da frente que sempre estiveram em luta.


Como reagiu à largada e às primeiras voltas? 
Demasiado atribulado. Tive a pior largada desta temporada, com muitos toques e algumas perdas de posições.


Como avalia a sua posição e da sua equipa no campeonato?

XXVI GP - entrevista c/ Luís Tereso

Luís Tereso. Foto NDML
E eis que a primeira entrevista é a de Luís Tereso, um dos estreantes nesta prova e que esperamos que se torne mais um habitué do TPC

Qual a sua opinião geral da corrida?
Foi bastante divertido, pareceu-me ser tudo pessoal 5 estrelas e bem organizado. Já não andava nesta pista à uns anos e acho que o piso está muito irregular e escorregadio. e os pneus também não deviam ser aquela coisa.


Como reagiu à largada e às primeiras voltas? 
A largada foi boa, ganhei 3 lugares e até estava a acompanhar os primeiros.


Como avalia a sua posição e da sua equipa no campeonato?

Resultados amolgados e publicados

João Rosalez ao ataque (foto NDML)
Já estão publicados, nos respectivos links na lateral deste blog, os resultados finais e completos da corrida de sábado e também as tabelas finais e homologadas dos campeonatos de Pilotos e Equipas.

As da corrida da Batalha hão-de lá chegar, claro, um dia destes.

Quem tiver dificuldades na visualização dos ficheiros pode experimentar ver através do Google Chrome (abrir a imagem em novo separador) ou então salve no computador.
Advertimos que visualizar este blogue com o Internet Explorer tem contra-indicações e que em caso de persistência dos sintomas deverá consultar o seu médico.

Seguem-se as entrevistas!

sábado, 13 de outubro de 2012

Leiria: Durão termina em grande

Durão ofuscou Paulino. Foto NDML
Numa prova disputada nos Milagres a 13 de Outubro, era de esperar que algo sobrenatural impedisse Durão de somar o 6º pódio consecutivo.

Mas não. R. Durão festejou o título já conquistado com mais uma vitória, a 3ª do ano, que o coloca no 3º lugar ex aequo neste ranking, e estendeu ainda o recorde de pódios consecutivos para 6. Se a época de Tiago Capela já tinha sido embaraçosa para os restantes, esta conseguiu ser pior!
Tal como na Batalha, a luta pela liderança foi muito animada, com Paulino a repetir o desafio ao campeão mas desta vez sem argumentos, contentando-se com o 2º lugar a meio segundo da vitória.
R. Trincadeiro fechou o pódio, confirmando o bom resultado da Batalha e abandonando aquela estatística de malta que chega uma vez, vai ao pódio/vence uma corrida e nunca mais volta, o que significa uma subida de nível para o TPC! Que o diga o Fangio Rodrigues, que esteve em muito bom nível mas perdeu o pódio nas últimas voltas, mas...

...com um resultado que serviu para confirmar o esperado título por equipas da KXT, que está de parabéns! É o 2º do seu palmarés e a primeira equipa a tornar-se bicampeã.

No campeonato de pilotos, E. Silva confirmou o vice-campeonato e M. Alemão completou de forma justíssima o pódio, depois uma temporada bastante regular.

Brevemente, serão disponibilizadas as pontuações finais e os resultados; para já, há fotos no Facebook do NDML.





sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Já estão disponíveis as tabelas do campeonato

Na lateral do blogue, como é de lei.
É certo que estavam no post da corrida anterior, mas o seu a seu dono e, se tudo estiver correcto, sem erros de pontuação. Certo, certo, é que já ninguém tira o título a Ruben Durão.

E se convidássemos o doutor Assis para uma das nossas corridas?

E está aí o encerramento da época!

Será que chove?
Será que a Acceleron consegue recuperar os 11 pontos de distância para a KXT?
Será que o Eugénio vai finalmente conquistar a sua primeira vitória - ele, que já ninguém acredita que nunca tenha ganho uma corrida no TPC?
Quem será o vice-campeão, entre os 4 candidatos?
Quem serão os estreantes? Será que Luís Tereso vai chegar, ver, e vencer, à imagem de vários outros estreantes do Troféu?
Qual será a variante a utilizar? Será a que a Albakarting mostra neste vídeo?



Tudo amanhã, em Leiria, a partir das 15.30h, com acompanhamento em directo no Twitter!

(Isso é que era bom....)

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

XXV GP - A largada

Faltam muito poucos dias para o encerramento do TPC 2012, pelo que vamos bem a tempo de publicar algumas fotos da penúltima corrida! Aqui, a primeira largada lançada da história do TPC.

domingo, 30 de setembro de 2012

Ecos do XXV GP

E. Silva ainda na frente de T. Trincadeiro. Viriam a trocar posições
no final. Imagem Albakarting
O Autosport e o blogue da Acceleron Motorsport voltam a dar a devida cobertura ao TPC, agora relativamente ao XXV GP:

Autosport

Acceleron Motorsport


e no Facebook da Albakarting já existe um álbum de fotos relativo ao GP.

domingo, 23 de setembro de 2012

Durão à Alain Prost

Durão é o Campeão do TPC 2012 (foto Euroindy)
No GP de Portugal de 1993, Alain Prost precisava de um segundo lugar para assegurar o campeonato. Sabendo disso, a Benetton arriscou tudo em manter M. Schumacher em pista, confiando que o jovem alemão usaria a sua experiência de Sport Protótipos para gerir o mesmo set de pneus o suficiente para se manter na frente do Williams-Renault. E deu certo: embora claramente mais rápido que o miúdo, o Professor nunca arriscaria um título numa manobra desnecessária.

Foi com um segundo lugar que R. Durão assegurou o Título de Campeão de Pilotos 2012 do TPC, mas com a diferença que lutou pela vitória até à última volta, e estabeleceu ainda um novo recorde de 5 pódios consecutivos.
A vitória foi para I. Paulino, que regressou assim aos pódios e protagonizou uma disputa animada pela liderança com o novo campeão, que envolveu várias trocas de posição e ainda uma extraordinária manifestação de fair-play por parte de Durão por ocasião da saída de pista de Paulino, provando que o TPC evoluiu no sentido do desportivismo e da competição saudável.
O fair-play do TPC manifestou-se também na largada: sendo a primeira largada  lançada, "à NASCAR", para a esmagadora maioria dos pilotos, tudo correu bem à primeira e sem incidentes.
O estreante Tiago Trincadeiro completou o pódio e mostrou que a Trincas Team é um fortíssimo candidato ao título de equipas em 2013, assim a equipa participe de forma regular.

Nas equipas, o "impasse" favoreceu claramente a KXT, que leva uma boa vantagem de 11 pontos para a última prova.
De destacar a utilização, pela primeira vez, da variante invertida da Euroindy, que naturalmente baralhou as experiências e os cálculos de todos, e a presença de 3 estreantes, elevando o número de participações no TPC para perto de 130.
Os resultados encontram-se para já no site do Euroindy e futuramente estarão no blog.

Corrida 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Condições atmosféricas cada vez mais habituais no Euroindy...

As previsões apontam à reedição das condições adversas de anos anteriores no traçado da Batalha...

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Rantrê

imagem daqui
Está aí a rantrê e os motores voltam a aquecer. Está mesmo aí a chegar a convocatória para o XXV GP Pedro Chaves. Enquanto não chega, ficamos com a reportagem do Open Karting que esteve em Leiria para as 5 horas de resistência Vespa, o mês passado.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Tiago Capela: Reguengo do Fetal em festa

Tiago Capela, o campeão do TPC 2011 que está a fazer uma pausa sabática, está em festa este fim de semana! A freguesia de Reguengo do Fetal assinala os 500 anos da sua fundação com uma grande celebração!

O TPC, enquanto não chegam fotos, vídeos e mais entrevistas, e no meio das minis e dos tremoços dedicados a acompanhar a selecção, felicita Tiago Capela pelo meio milénio do Reguengo!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

XXIV GP - entrevista J. Rodrigues

Rodrigues tenta não perder terreno para Patrocínio
Qual a sua opinião geral da corrida? Já tinha conduzido os novos karts do Euroindy? Qual a sua opinião sobre os mesmos?Apesar do resultado final não ter sido o desejado, posso dizer que foi das provas que mais gozo me deu pelas constantes lutas e trocas de posições ao longo da prova...Os karts são bastante bons, sendo que a única dificuldade foi a adaptação, ou seja, tentar esquecer a condução praticada nos da frota antiga e volta a volta tentar perceber o comportamento da nova máquina.


Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?

quarta-feira, 20 de junho de 2012

XXIV GP - entrevista c/ P. Ribeiro

Ribeiro e C. Videira, substituto de Ferraz na Acceleron Motorsport
Qual a sua opinião geral da corrida? Já tinha conduzido os novos karts do Euroindy? Qual a sua opinião sobre os mesmos?Foi uma corrida excepcional, por diversos motivos! Não me podia ter corrido pior mas, apesar disso, foi a melhor de 2012! Primeiro, os novos pilotos, muito bons, muito rápidos. Depois, a velocidade alucinante da prova, sem quebras de ritmo, sem despistes, sem acidentes. Finalmente, o bom tempo... Pela primeira vez corri na Batalha sem pensar em chuva!

Já sabia destes karts desde o lançamento mas só tomei contacto com eles antes da prova numa sessão de adaptação do meu colega de equipa, Carlos Videira. Por isso tinha 15 minutos de vantagem sobre a maioria, penso eu... Não foi decisivo, como se viu...

Acho estes karts muito melhores que os anteriores, mais leves, mais positivos, muito mais competitivos. Mas exigem uma adaptação porque são sobreviradores e se inserem nas curvas com muito mais facilidade, nada como os anteriores que quase tínhamos que "atirar" para as curvas! Foi uma boa aposta da Euroindy.



Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?

domingo, 17 de junho de 2012

Batalha: Trincadeiro diz "veni, vidi, vici"


Ricardo Trincadeiro (foto Euroindy)
 Se isto fosse um jornal desportivo, teríamos no título um trocadilho parvo, do género "Ricardo trincou o melhor pedaço" ou "trincar a vitória" ou mesmo "Ricardo pegou, trincou e meteu a vitória na cesta." Mas deixamos essas parvoíces para os profissionais.

O estreante de última hora, Ricardo Trincadeiro, fez um soberbo hat-trick, mas não tão dominador como o de Durão em Almeirim. Eugénio Silva deu muita luta, ficando apenas a 2 segundos. Desta forma, a nova equipa "Trincas Team", composta pelos irmãos Trincadeiro, conseguiu também uma vitória na sua estreia.

De Eugénio Silva esperava-se que estivesse muito forte aqui, depois do 2º lugar também aqui no VII GP (Batalha 2009), e confirmou essa expectativa, passando muito próximo da sua primeira vitória. O Eugénio começa a ser o Stirling Moss do TPC, mas enquanto a vitória não aparece, para já está no 2º lugar da tabela de pilotos!

Com o 3º lugar, R. Durão faz 4 pódios consecutivos, o que se não é recorde, está perto disso. O piloto lisboeta contou com forte oposição de Mário Alemão,  que esteve também em muito bom nível.

O campeonato está praticamente entregue a Durão, que deverá sagrar-se campeão na próxima prova. Mas o vice-campeonato faz inveja a qualquer troféu! 4 pilotos separados por 2 pontos, e com Vrielink, ausente na prova de hoje, apenas 3 pontos mais atrás! A recta final vai ser de loucos! Por equipas, e além da vitória da Trincas Team, a KXT deu um forte passo a caminho do bicampeonato.
Destaque ainda:
- Não choveu rigorosamente nada.
- Com 5 estreantes, elevou-se para 126 o nº total de participantes no TPC desde 2007.

Corrida
1º R. Trincadeiro
2º E. Silva
3º R. Durão
4º M. Alemão
5º P. Patrocínio
6º T. Ferreira
7º I. Paulino
8º J. Rodrigues
9º T. Trincadeiro
10º P. Ribeiro
11º F. Godinho
12º D. Ferreira
13º V. Pimenta
14º C. Videira




Classificação Pilotos
1º R. Durão      89 pontos
2º E. Silva        64 pontos
3º J. Rodrigues 63 pontos
4º P. Ribeiro    63 pontos
5º M. Alemão  62 pontos
6º R. Vrielink   59 pontos
7º P. Ferraz     43 pontos
8º I. Paulino     39 pontos
9º D. Ferreira   35 pontos
10º T. Ferreira  31 pontos
11º R. Trincadeiro  25 pontos
12º C. Santos       21 pontos
13º F. Fonseca     21 pontos
14º P. Patrocínio   16 pontos
15º R. Silva           13 pontos
16º T. Trincadeiro 12 pontos
17º J. Figueiredo  11 pontos
18º D. Santos      10 pontos
18º F. Godinho    10 pontos
20º F. Videira      9 pontos
21º D. Paulino     8 pontos
21º V. Pimenta    8 pontos
23º T. Santos       7 pontos   
23º C. Videira    7 pontos


Classificação Equipas
1º KXT                                125 pontos
2º Acceleron Motorsport      113 pontos
3º 150 SARIP                        98 pontos
4º Albakarting                        80 pontos
5º Crash Test Dummies          56 pontos
6º RTC Racing Team             53 pontos
7º Retornados                       41 pontos
8º Trincas Team                    36 pontos
9º Outlaws                            34 pontos

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Olha, olha... queres ver?

O Weatherbug dá 40% de possibilidade de aguaceiros. Não é grande, nem o aguaceiro será muito forte, mas basta que seja à hora certa para baralhar as contas e deixar de ser uma corrida em piso seco...









.... e seguramente que os nossos adeptos e fãs não deixarão de marcar presença, pois eles são tão leais e fanáticos como os irlandeses!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O Euro2012 e o TPC

imagem daqui
O Campeonato da Europa de Futebol concentra as atenções e o TPC não é excepção. Todas as nacionalidades representadas seguem com atenção o desempenho das suas selecções.

Os pilotos portugueses respiraram ontem de alívio ante a perspectiva de saírem do euro com 3 derrotas. Apesar de 90% dos adeptos já assumirem preferir ver Ronaldo ao volante de um kart, a equipa joga com vontade e tem potencial para continuar.

Para o piloto neerlandês, R. Vrielink, as perspectivas são sombrias, para mais com uma equipa vice-campeã que vinha com expectativas elevadas. Mas ainda têm hipóteses de passar...

Para os pilotos franceses, nomeadamente Armando Loureiro e Nuno Maia Pinto, tudo está ainda em aberto e o empate com a Inglaterra deixa perspectivas razoáveis de sucesso.

Aguardam-se com expectativa os próximos desafios, nomeadamente na 150 SARIP que, tendo um piloto de cada nacionalidade, vai seguir o Portugal-Holanda com especial atenção.

terça-feira, 12 de junho de 2012

R. Durão - a Grande Entrevista

imagem Open Karting
A pedido de uma série de malta, eis finalmente a entrevista que faltava: o quase-campeão de 2012, Ruben Durão, sem pressas nem horários.  

Olá Ruben, e parabéns pela época magnífica que está a desempenhar. Qual a sua opinião sobre os seus resultados de 2012? Obrigado. Penso que são óptimos resultados, vou ter que me esforçar para conseguir mantê-los.


O Ruben participou pela primeira vez no XIX GP (Palmela 2011) e soma agora 4 participações no TPC. Como tomou contacto pela primeira vez com o Troféu?
Foi através de uma das minhas pesquisas sobre karting pela web. Pareceu-me um excelente projecto e decidi entrar numa prova para ver como corria. Fiquei muito contente com o ambiente que se vivia e resolvi fazer o campeonato este ano. Está a ser uma excelente experiência e estou a aprender muito.


Sabemos que tem participado em outras provas de karting, nomeadamente com a Novabase e na Batalha. Qual a sua verdadeira experiência de competição? 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

XXIV GP: Possibilidade de chuva

J. Rodrigues divisou um site que diz que há possibilidade de chuva para o próximo sábado à tarde.
Eis que os Retornados esfregam as mãos de contentes, pois apesar do relativo insucesso de Ferreira na corrida de Leiria, a verdade é que ele continua a ser o 2º mestre da chuva, e Tiago Capela não estará presente.

E relembremos o vídeo feito pelo Euroindy sobre o X GP (Batalha 2010), disputado sob alerta amarelo.

sábado, 9 de junho de 2012

Acceleron revela novo piloto

Novo comunicado da Acceleron Motorsport:

Exma. Organização do TPC, 


A Acceleron Motorsport informa que, após difíceis negociações com a Pescarolo, conseguiu obter a colaboração de Carlos Videira como piloto substituto de Pedro Ferraz, ausente por motivos profissionais. 


Saudações desportivas! 

Esfuma-se, assim, a ideia de que seria João Bártolo a substituir P. Ferraz.

Sobre Carlos Videira, sabe-se que esteve presente em Almeirim, sempre próximo da motorhome da Acceleron (e consta que jantou com o Director da equipa nesse mesmo dia, possivelmente já a preparar uma colaboração futura), que é um piloto com pouca experiência de karting mas com larga experiência ao nível do motociclismo, nomeadamente do enduro. O Blogue tentará saber um pouco mais sobre Carlos Videira, o seu potencial, e a sua opinião sobre o mundial de Enduro que passou por Torres Vedras o mês passado, mas não prometemos nada, especialmente porque estamos focados na bola!

Carlos Videira será o 123º piloto a participar no TPC. Será que Bártolo, mesmo assim, poderá ser o 124º?

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Novabase - Durão em entrevista

Campeões 2010 de regresso e com novo nome

T. Ferreira (ao centro) e F. Godinho (à direita)
após o escaldante XIII GP (Fátima 2010), no qual Ferreira estava
na liderança a poucas voltas do fim, antes de se despistar ao
desviar-se de Sandra Dias. À esquerda, J. Rodrigues
T. Ferreira já tinha estado presente na corrida de Leiria em Março, e com o regresso do TPC à Alta Estremadura, a equipa campeã de 2010 está de volta e a 100%.

F. Godinho, um dos três campeões pela equipa em 2010, também irá alinhar à partida para o XXIV GP.

Com o ingresso de  F. Godinho a tempo inteiro (ao contrário de 2010 em que foi apenas substituto do antigo piloto L. Bajouco), a equipa considerou conveniente uma mudança de nome. Foi portanto abandonado o nome de "BF Team", inspirado nas iniciais dos apelidos dos seus fundadores, e adoptado o nome "Retornados", símbolo do regresso à competição de dois históricos do TPC.

Os Retornados regressam com o objectivo declarado de abandonar o último lugar do campeonato por equipas, justificável pelas ausências mas pouco condizente com o seu estatuto.



Afinal, quem lidera a tabela de Equipas?

A KXT está à frente da Acceleron Motorsport
É óbvio que existe um erro na tabela do campeonato de equipas, no menu lateral deste blogue. Em caso de igualdade pontual, o desempate é feito pela melhor classificação alcançada. Tendo a KXT obtido 1 segundo lugar e a Acceleron Motorsport nenhum, está claro que deveriam estar em posições inversas.

O Blogue lamenta qualquer eventual incómodo causado e informa que procederá à correcção do erro... após a próxima corrida, que se realiza dia 16 de Junho, na Batalha.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Resultados do XVIII GP actualizados

Mário Alemão vence o XVIII GP (Carregado)
Quase 1 ano depois, o Blogue do TPC conseguiu finalmente levar a cabo a colocação, no respectivo menu lateral, dos resultados do XVIII GP, no Carregado, vencido por Mário Alemão. De qualquer, o site do kartódromo continua a manter lá os ficheiros Excel com os resultados.

TPC concorre com Tony Carreira

A Popota meteu férias e só
regressa no Natal

Pela segunda vez, o TPC marcou um GP para o mesmo dia do piquenique lisboeta do grupo Sonae. Em 2010, o GP de Palmela já fora no mesmo dia em que o mundo rural se desloca à cidade.

Somos imunes à polémica que vai por lá sobre se é ou não digno ocupar o Terreiro do Paço com um piquenique. Em todo o caso, acreditamos que não é por não termos o Tony Carreira a competir connosco que deixaremos de ter o nosso fiel público!
(fonte: Público)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Acceleron: Ferraz ausente, mas substituído

A Acceleron Motorsport emitiu hoje o seguinte comunicado:

 "Exmos. Srs., 

A Acceleron Motorsport informa que, devido a compromissos profissionais, o piloto Pedro Ferraz não poderá estar presente na prova de 16 de Junho, na Batalha. 
Em seu lugar, estará presente um novo piloto cuja identidade, por motivos contratuais ligados ao ACO e a uma equipa de LMP1, só poderá ser divulgada no próprio dia da prova. De acordo com o regulamento em vigor, este piloto participará na prova como piloto da Acceleron Motorsport sem penalização pecuniária adicional ao abrigo das medidas extraordinárias do plano de ajustamento. 

 Com os melhores cumprimentos e saudações desportivas, 

Paulo Ribeiro 
Team Manager" 

Especula-se, naturalmente, que o piloto em causa será João Bártolo, cuja participação já estava prevista para Almeirim. Aguardemos!

Crash Test Dummies: Fonseca em treino

do FB do GEPA. clicar para aumentar
F. Fonseca, dos Crash Test Dummies, prometeu "treinar, treinar, treinar" na última entrevista e não será por falta de determinação que não conseguirá bons resultados - nem por falta de forma física. Ei-lo em mais uma prova de airsoft (2º a contar da esquerda, na fila de trás).


Quem achar isto descabido ou que não tem nada a ver com karting ou com o TPC, basta ver que vários jornais sérios se interessaram pelo curso de tiro obtido pelo treinador do SLB, Jorge Jesus.



"O tiro ajuda-me como treinador" - Correio da Manhã

"Jorge Jesus tirou o curso de tiro" - Record

terça-feira, 5 de junho de 2012

Albakarting: Paulo Patrocínio confirmado

Mais uma estreia confirmada; a de Paulo Patrocínio, que alinhará pela Albakarting na Batalha. Será o 122º piloto a alinhar no TPC.


Mais uma má notícia para a 150 SARIP (e também para os Crash Dummies), que vê assim um poderoso adversário aparecer finalmente na máxima força, tendo até agora sido representado apenas por Eugénio Silva. O único consolo é o estatuto de desconhecido de Paulo Patrocínio, enquanto Nelson Silva, como se sabe, pertence à galeria de vencedores de GP do TPC, tendo vencido o VII GP (Batalha 2009) justamente no Euroindy. Mas, conhecendo-se o palmarés e a experiência da Albakarting nestas andanças, seguramente que Patrocínio não será propriamente um rookie sem experiência, e pode ser um candidato aos lugares da frente!
Relembre-se que a 150 SARIP contará apenas com um piloto no próximo GP, o que tritura quaisquer hipóteses de revalidação do título de 2011.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Entrevista com Helder Antunes

imagem daqui
Depois de Tiago Nunes, outro histórico do TPC em entrevista.


Olá, Helder. Como tem acompanhado a evolução do TPC?
Um olá à organização e a todos os concorrentes da edição deste ano do troféu TPC. Costumo consultar os resultados depois das corridas e procuro saber, junto do João Rodrigues, como foi a prova: percalços, ultrapassagens, momentos quentes que possam ter existido...


 Como tem avaliado a participação dos rookies em 2012, nomeadamente de David Santos? 

sábado, 2 de junho de 2012

Paulino castigado com Admoestação (2)

Por indicação da Organização do TPC, o Blogue publica a prova que sustentou o processo disciplinar que conduziu à Admoestação de I. Paulino.

Sem margem para dúvidas, clara infração aos regulamentos do NDML.

Foto João Bártolo (já clicaram na nova página FB do nosso fotógrafo?)

quinta-feira, 31 de maio de 2012

XXIV GP: Vrielink ausente!

Uma semana de más notícias para a 150 SARIP. Depois da Admoestação a Paulino, eis que Vrielink anuncia a sua ausência, em comunicado.

"Por motivos profissionais, não poderei participar na prova de 16 de Junho. Contudo, pretendo confirmar a minha candidatura ao 2do lugar do campeonato de pilotos.

Apelo também ao Tiago Capela e ao Nelson Silva que participem nesta prova para que haja mais competitividade nesta prova e que me possa ajudar no objectivo acima mencionado.

Desejo uma boa prova a todos
Abraço
Reinold"

Das palavras de Vrielink está implícito que o título de pilotos está praticamente atribuído a R. Durão, pois fica agora com 19 pontos de vantagem sobre o piloto mais próximo dos que vão participar na Batalha, que será P. Ribeiro.

A reacção da 150 SARIP foi a esperada:
"É pena que o Reinold não possa vir, pois abdica de lutar pelo título e para a 150 SARIP passará a ser impossível também revalidar o título de 2011, mas continuamos a lutar por um lugar no pódio por equipas. O que interessa é que a Briosa ganhou a Taça!!!!"


O Blogue pensou em obter reacções de Durão, quase virtual campeão, bem como de Tiago Capela e Nelson Silva, visados no comunicado, mas sinceramente não estivemos para isso. Fomos antes beber uma mini.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Paulino castigado com Admoestação

imagem daqui
A Organização decidiu penalizar I. Paulino com uma admoestação pelo comportamento perigoso demonstrado no XXII GP, em Leiria.

O piloto bombarralense foi visto a circular com a viseira do capacete levantada, o que, não constituindo uma infração ao regulamento, constitui uma infração aos regulamentos mais ou menos escritos de todos os kartódromos.

Durante o processo disciplinar, Paulino alegou que "não via um bovino" devido às más condições atmosféricas , mas a Organização foi inflexível e admoestou sem dó nem piedade, e de forma tão determinada como AJ Seguro castiga o governo com as suas abstenções demolidoras.

A 150 SARIP já acatou a admoestação e respondeu da seguinte forma:

"Ah, foi admoestado? Que se lixe, a Académica ganhou a Taça..."

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ribeiro testa K4A

Ribeiro ao volante do K4A
P. Ribeiro aproveitou para fazer mais uns quilómetros de prepação para a próxima prova do TPC ao experimentar o K4A, no passado sábado, em Almeirim. Com 150cm3 a 4T, 15 cavalos, às 10.500rpm, trata-se de um novo conceito de karting que, nas palavras do portal do Open Karting:

"Um kart que preenche o vazio entre os karts de aluguer e os karts de competição, um kart competitivo mas económico e fiável. Um kart para conduzir depressa sem ter que pensar no trabalho ou no esforço financeiro com a manutenção."

Toda a história no Portal do Open Karting 4T, (aqui).

XXIII GP - entrevista com R. Durão

R. Durão (12) deixou Rodrigues (13) largar na frente para dar um pouco de
espectáculo à corrida antes de "desaparecer".  Vrielink (5) haveria de manter o
3º lugar no final, depois de muitas peripécias.
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida?
Foi uma prova extremamente divertida! A pista no sentido inverso é realmente fantástica. O tempo estava muito quente, mas creio que é um bom teste à resistência dos pilotos, não foi necessariamente mau. A organização do TPC esteve bem como sempre.


Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?

segunda-feira, 28 de maio de 2012

XXIII GP - D. Santos na RTC

Enquanto não chega a entrevista com R. Durão, o vencedor do XXIII GP e líder do campeonato, bem como outras novidades que estão mesmo aí a romper, ficamos com a reportagem em cima do acontecimento - o momento em que D. Santos foi contratado pela RTC Racing Team, momentos antes do início do GP em Almeirim.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

AAC/OAF: 150 SARIP em delírio

A crise que ameaçava instalar-se no seio da 150 SARIP, com a aparente quebra de resultados e alguma indefinição sobre os objectivos para o restante campeonato, foi afastada com um golpe de cabeça de Marinho aos 3 minutos de jogo, na final da Taça de Portugal, no estádio nacional do Jamor, em Oeiras.
"Grandioso" foi como R. Vrielink descreveu a conquista da Briosa, enquanto I. Paulino sublinhava o carácter "incrível, épico e inesquecível" depois de um belo jogging à Forrest Gump desde Linda-a-Velha. O director desportivo, D. Sousa, espera que esta conquista da Académica inspire os pilotos da 150 SARIP a darem tudo pela conquista do título de equipas, que continua ao alcance, e que R. Vrielink não desista do título de pilotos. Venha a Supertaça e a Liga Europa!!

Entrevista com Tiago Nunes

Já participaram 121 pilotos no TPC desde 2007, e o Blogue vem trazer alguns deles ao convívio geral. Hoje é a vez de Tiago Nunes. 


Olá, Tiago. Como tem acompanhado a evolução do TPC?
Olá a todos! Um abraço especial aos "karters" do TPC. Apesar de já estar arredado à algum tempo, penso que o troféu se tem dado a conhecer, e tem havido cada vez mais qualidade nas provas.


 O seu momento de glória foi o X GP (Batalha 2010), onde lutou roda a roda com o actual detentor dos recordes de títulos, de vitórias e de pontos do TPC, e conseguiu os seus primeiros pontos. Que memórias guarda dessa prova?

domingo, 20 de maio de 2012

XXIII GP - entrevista com I. Paulino

Paulino segurando adversários
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida? Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?
O problema não foi o tempo, foi mesmo os karts e o comportamento dos seus travões. Tal como na corrida aqui feita em chuva, não consegui adaptar-me ao tipo de travagem. O kart trava muito bem, mas em todos os ganchos a traseira afundava-se e não conseguia recuperá-la. Basta ver que fui quase sempre ultrapassado em aceleração.
Nos treinos segui o Daniel Ferreira e mantive o ritmo dele. Quando me decidi a fazer a Parabólica a fundo, percebi que até me aproximava um pouco, mas para os ganchos nunca encontrei solução.
Na corrida, a sensação foi sempre a de estar em perda. Ganhei até um lugar ao Paulo Ribeiro na largada, mas ele estava bem mais rápido que eu, ao ponto de se colocar ao meu lado na Parabólica, e era uma questão de tempo até me passar.

sábado, 19 de maio de 2012

XXIII GP - entrevista com R. Vrielink

A nova decoração estreada em Almeirim por R. Vrielink.
Trabalho de Fernando Pires
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida?
A Organização esteve muito bem, especialmente nas negociações 2 minutos antes do inicio dos treinos, para alterar a pista. A pista invertida mostrou ter sido uma aposta ganha pois é realmente mais divertida e exigente. O pelotão andou sempre muito junto em lutas constantes. A multidão que veio assistir à prova terá certamente dado por bem empregue o seu tempo. O mais negativo foi mesmo o tempo que o kartódromo demorou a preparar os karts.


O reabastecimento deveria ter sido efectuado muito antes. Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?

sexta-feira, 18 de maio de 2012

XXIII GP - entrevista com E. Silva

E. Silva (10), na primeira volta, entre os 150 SARIP's.
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida? 
Em primeiro lugar o calor que se fez sentir na tarde do último sábado, com temperaturas a rondar os 34º, foi com certeza para todos a maior dificuldade neste convívio no traçado de Almeirim. Realço, uma vez mais e, desde já, o extraordinário e visível aumento de competitividade de todos os participantes sem excepção, comprovado pelos resultados, como se pode verificar. Aproveito a oportunidade para enviar também um agradecimento especial não só aos concorrentes (dois, salvo erro) a serem dobrados, mas também em outras situações similares, onde o melhor comportamento desportivo imperou de uma forma evidente. Sobre a corrida, obtendo a 4ª melhor marca nos treinos mantive, após a partida, a mesma posição durante as primeiras voltas, até que, com um andamento mais rápido que o Vrielink, concorrente que me precedia, concluí com êxito, um pouco mais tarde, a ultrapassagem, posicionando-me assim no terceiro lugar. Durante um largo período, nunca perdendo de vista os dois primeiros, consegui assim rodar encostado ao João Rodrigues, que ocupava nesse momento o 2ª posto.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

XXIII GP - entrevista com Filipe Fonseca

Venizelos e Papandreou, o actual e o anterior líderes do PASOK,
já debateram a hipótese de criarem uma equipa no TPC quando
forem corridos da Grécia, tal como o sr. Sócrates foi para Paris.
Foto Bloomberg
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida? 
 Fui dos primeiros a contestar a inversão do sentido da pista assim que a decisão foi tomada, mas também o primeiro a reconhecer que estava errado, pois o circuito é muito mais divertido assim. Comparado com o Carregado, as condições metereológicas estavam excelentes.


Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta? 

terça-feira, 15 de maio de 2012

XXIII GP - no Kart-Ja

Também estamos no Kart-Ja.com.

XXIII GP - no Autosport

Mais uma vez, somos notícia no Autosport, com um relato bastante interessante e completo sobre as incidências da corrida do passado sábado! A confirmar aqui.

XXIII GP - Resultados

Para gáudio de todos os que analisar ao pormenor todas as voltas e todos os detalhes, o Blogue já publicou, no respectivo menu, os resultados do XXIII GP, bem como as tabelas actualizadas dos campeonatos (Pilotos e Equipas.).

XXIII GP - entrevista c/ D. Santos

David Santos à entrada da recta das boxes
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida? Bem, o tempo abafado consegui superar com facilidade, visto que antes da prova o bar já estava aberto - e sem querer fazer publicidade ao meu patrocinador de barriga - havia Sagres.



Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?
Toda a prova foi bastante emocionante, desde o primeiro segundo até ao último, manter o kart dentro da pista foi um desafio, por vezes falhado.



O que gostaria de destacar, sobre a corrida?

segunda-feira, 14 de maio de 2012

XXIII GP - entrevista c/ P. Ribeiro

Os slot-cars descritos por P. Ribeiro, dos quais é o próprio
Ribeiro (7) que se destaca, a "dar o bote" em Paulino.
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida? Mais uma prova excepcional! O nível técnico e desportivo dos pilotos participantes no TPC está cada vez mais elevado. Salvo erro, só por uma vez as bandeiras amarelas tiveram que ser agitadas e isto diz muito... E, mais uma vez, creio que tivemos dez pilotos na mesma volta, o que é excepcional, especialmente num circuito novo e nas condições atmosféricas exigentes. Tendo já tido a oportunidade de ter corrido nesta configuração de pista - era o único piloto que já o tinha feito, há 15 anos, mais ou menos - sabia da sua exigência. Pessoalmente, prefiro esta versão do circuito mas devo dizer que, com o piso da "parabólica" degradado como está é apenas perigoso... Aquela zona precisava de ter um piso irrepreensivelmente liso e mais parece um troço de ralis... É pena, seria perfeito. Não me dei muito mal com esta versão do circuito, pelo que me apercebi só não consegui agarrar o Ruben. Mas o João Rodrigues quando defende, defende mesmo... E, com o barulho das luzes, o Reinold - outra vez, já se torna um hábito - aproveitou muito bem para me tirar do pódio... Quanto ao calor, apesar de não ter sido infernal, como no Carregado em 2011, foi muito desgastante. Temos que pensar seriamente em disputar as provas cedo, de manhã, pela fresquinha, neste caso aos Domingos... Organização, organize uma sondagem e coloque o assunto em discussão. É que temperaturas mais amenas não são só melhores para os pilotos mas também para as máquinas, já que os pneus não sobreaquecem e o ar de admissão mais fresco permite um melhor rendimento aos motores...


Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?

domingo, 13 de maio de 2012

XXIII GP - entrevista com J. Rodrigues


Rodrigues segura Durão nas primeiras voltas

Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida?
Mais uma vez tivemos o calor presente nas provas do TPC, como é sabido isso traz-me sempre muitas dificuldades a nível físico, pois acelera de forma muito acentuada o cansaço durante a prova... Gostei muito desta versão da pista, a secção inicial apesar de muito exigente a nível físico, fazendo a parabólica a fundo, revelou-se muito divertida, mas ao mesmo tempo desgastante com o passar das voltas... Sem dúvida uma experiência a repetir,mas se for possível com temperaturas mais amenas...


Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?

sábado, 12 de maio de 2012

Almeirim: Durão destaca-se

David Santos, o Campeão do Vau, a caminho de um bom resultado
que deixou a sua equipa, a RTC Racing Team, no 6º da Geral
Ruben Durão venceu de forma clara e autoritária (hat-trick e 14 segundos de margem) e reforçou a liderança do Campeonato de Pilotos, no XXIII GP Pedro Chaves, em Almeirim. O bicampeão Rodrigues e o campeão Vrielink completaram o pódio.
A prova ficou marcada três factores:

- As condições atmosféricas singulares, à volta dos 34 graus, mas sempre com tempo encoberto, com nuvens altas e muito abafado, aquilo que a Maria João Ruela da SIC chamou "semi-cinzento". Condições difíceis, porém diferentes dos 40 graus do Carregado 2011.

- A estreia do TPC na versão inversa do traçado de Almeirim, que se revelou fisicamente muito exigente, em especial com a longa curva Parabólica que é feita a uma velocidade muito superior do que na versão normal.

- A faceta solidária do TPC, que conseguiu acumular uma pequena quantia para ajudar o João, que sofre de polimicrogiria. Quem quiser saber mais sobre a história e a situação do João, visite a sua página Facebook.

Como curiosidades extra, tivemos ainda a prestação da nova equipa, a RTC Racing Team, que conseguiu incrivelmente uma vitória na sua prova de estreia, e que, com a ajuda determinada de David Santos (que garantiu um lugar na equipa à última hora), saltou directa para o 6º lugar da geral por equipas; e para a estreia da nova decoração do capacete de R. Vrielink.

Corrida - resultados
1º R. Durão
2º J. Rodrigues
3º R. Vrielink
4º P. Ribeiro
5º E. Silva
6º D. Ferreira
7º P. Ferraz
8º M. Alemão
9º I. Paulino
10º F. Fonseca
11º D. Santos

Campeonato Pilotos
1º R. Durão     71 pontos
2º R. Vrielink   59 pontos
3º P. Ribeiro    52 pontos
4º J. Rodrigues 50 pontos
5º M. Alemão   45 pontos
6º P. Ferraz      43 pontos
7º E. Silva        43 pontos
8º D. Ferreira   26 pontos
9º I. Paulino     25 pontos
10º C. Santos   21 pontos
11º F. Fonseca  21 pontos
12º T. Ferreira  16 pontos
13º R. Silva      13 pontos
14º J. Figueiredo 11 pontos
15º D. Santos     10 pontos
16º F. Videira      9 pontos
17º D. Paulino     8 pontos
18º T. Santos      7 pontos

Campeonato Equipas 
1º KXT                         95 pontos
2º Acceleron Motorsport 95 pontos
3º 150 SARIP                84 pontos
4º Crash Test Dummies  47 pontos
5º Albakarting                43 pontos
6º RTC Racing Team     35 pontos
7º Outlaws                     34 pontos
8º BF Team                   16 pontos

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Agora vamos ter sol

imagem daqui
Depois de se ter temido que o TPC 2012 voltasse a ter chuva, pela segunda vez durante um período de seca extrema que entretanto já deverá ter passado a seca moderada, é certo que estará um dia de bastante sol na Quinta da Conceição, em Almeirim, no próximo sábado.

Vejamos as principais novidades no plantel:

sábado, 14 de abril de 2012

David Santos está de volta!

O talentoso vauense e pioneiro português do Instagram, David Santos, anunciou o seu regresso ao Troféu Pedro Chaves, depois de uma promissora estreia no XIII GP (Fátima 2010), e pode ser um candidato aos lugares da frente. Nunca se sabe onde está o próximo Sérgio Perez - e basta relembrar o caso de P. Ferraz, que venceu o seu 3º GP!



(Vamos a ver se o blog do TPC vai aparecer em primeiro no Google numa pesquisa por "vauense".)