domingo, 13 de maio de 2012

XXIII GP - entrevista com J. Rodrigues


Rodrigues segura Durão nas primeiras voltas

Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida?
Mais uma vez tivemos o calor presente nas provas do TPC, como é sabido isso traz-me sempre muitas dificuldades a nível físico, pois acelera de forma muito acentuada o cansaço durante a prova... Gostei muito desta versão da pista, a secção inicial apesar de muito exigente a nível físico, fazendo a parabólica a fundo, revelou-se muito divertida, mas ao mesmo tempo desgastante com o passar das voltas... Sem dúvida uma experiência a repetir,mas se for possível com temperaturas mais amenas...


Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?

Tendo em conta que o Paulo Ribeiro era o único piloto presente com conhecimento da versão da pista a ser utilizada, resolvi andar sempre junto dele na qualificação de maneira a aferir se teria andamento para ele... Depois de 3 ou 4 voltas apercebi-me que era mais rápido que ele,por tal baixei o ritmo e escolhi outro "alvo"... Abrandei e aguardei pelo vencedor da 1ª prova de Almeirim, o Ruben Durão...Aí verifiquei não só que o seu ritmo era mais elevado que o do Paulo mas também que o meu,pois tive muitas dificuldades em acompanhá-lo no período em que me mantive atrás dele...No final dos treinos,a mina táctica foi recompensada ao obter o 2º luar na grelha. A largada, como começa a ser normal, correu-me muito bem, ganhei espaço suficiente para poder entrar na frente na 1ª curva, ficando assim na liderança... Sabendo que o Ruben estava mais rápido, tentei proteger ao máximo a posição, travando tarde, utilizando trajectórias mais defensivas, e correu bem durante algumas voltas, mas a pressão e a habilidade do Ruben levaram a melhor e assim que se conseguiu pôr ao meu lado na recta da meta tive de optar por deixar passar, de maneira a evitar algum toque que pudesse ser demasiado penalizador para ambos e assim concentrar-me mais na minha corrida e não no piloto imediatamente atrás de mim como vinha sendo até então, em que claramente estava a impedir a progressão do meu adversário mais directo...  




O que gostaria de destacar, sobre a corrida?
Mais uma vez, destaco a competitividade existente no troféu e desta vez também a sensibilidade dos pilotos mais lentos ao serem dobrados...


Será que um governo de salvação nacional liderado pelo Chuck Norris poderá livrar a Grécia da bancarrota?
[J. Rodrigues não respondeu a esta questão. Eventualmente, na esperança que o presidente grego ainda consiga juntar o Syriza e a Aurora Dourada no mesmo governo.]


O TPC 2012 vai a meio. Quais as suas perspectivas e as da sua equipa para a segunda metade do campeonato?
Julgo que em termos de equipas continuamos, como tem sido hábito,na luta pela vitória,apesar de nas corridas até agora disputadas não termos sido muito regulares em conjunto,embora já tenhamos dois pódios... Em termos individuais,só posso esperar cometer o menor número de erros possível, pois em Leiria e na 1ª corrida de Almeirim, foi esse o grande problema e nunca a falta de competitividade... Sabendo que as 2  próximas corridas são na Batalha, onde se perspectiva o regresso em força da Albakarting (Eugénio e Nelson Silva) os dominadores desse traçado em 2009, e sabendo que o Ruben está extremamente forte,parece-me que vou ter de me contentar com a luta pelo 4º lugar e seguintes... No entanto tentarei sempre intrometer-me na luta pela vitória em todas as provas...

Aproveito a oportunidade para dar os parabéns ao Ruben por nova vitória, pela luta leal enquanto me aguentei e pelo seu estilo de condução incrivelmente limpo e eficaz..

Sem comentários: