quarta-feira, 20 de junho de 2012

XXIV GP - entrevista c/ P. Ribeiro

Ribeiro e C. Videira, substituto de Ferraz na Acceleron Motorsport
Qual a sua opinião geral da corrida? Já tinha conduzido os novos karts do Euroindy? Qual a sua opinião sobre os mesmos?Foi uma corrida excepcional, por diversos motivos! Não me podia ter corrido pior mas, apesar disso, foi a melhor de 2012! Primeiro, os novos pilotos, muito bons, muito rápidos. Depois, a velocidade alucinante da prova, sem quebras de ritmo, sem despistes, sem acidentes. Finalmente, o bom tempo... Pela primeira vez corri na Batalha sem pensar em chuva!

Já sabia destes karts desde o lançamento mas só tomei contacto com eles antes da prova numa sessão de adaptação do meu colega de equipa, Carlos Videira. Por isso tinha 15 minutos de vantagem sobre a maioria, penso eu... Não foi decisivo, como se viu...

Acho estes karts muito melhores que os anteriores, mais leves, mais positivos, muito mais competitivos. Mas exigem uma adaptação porque são sobreviradores e se inserem nas curvas com muito mais facilidade, nada como os anteriores que quase tínhamos que "atirar" para as curvas! Foi uma boa aposta da Euroindy.



Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?

Os treinos não me correram mal, procurei fazer voltas limpas mas ainda estava a conhecer o kart. Eu sou lento a adaptar-me às pistas, quanto mais às duas coisas... A 6ª posição na grelha até me surpreendeu, nunca pensei ficar tão perto do Ruben... Estava sinceramente à espera de levar 2 segundos por volta dele e safei-me da coça...

A largada foi divertida... Ninguém deu espaço... Parece-me que anda tudo a treinar para o NASCAR... Acho que devo ter feito a primeira volta quase sempre ao lado do Ismael Paulino... Ora por dentro, ora por fora,  um metro à frente, um metro atrás... Depois acho que ainda o passei mas ele recuperou a posição... A partir daí começou a afastar-se e eu tive que defender-me de todos os que vinham atrás... Não muito bem, parece-me... Mas foram grandes lutas, especialmente com o João Rodrigues. O Paulo Patrocínio afastou-se logo e o Tiago também se libertou rapidamente de mim... O Tiago Trincadeiro ainda teve que suar um bocadinho mas foi o João, sem dúvida, o que sofreu mais comigo...



O que gostaria de destacar, sobre a corrida?
A rapidez de andamento e a correcção em pista. Já não conduzia tão a fundo durante tanto tempo há muitas provas... E todos muito bem, a atacar limpinho, a defender certinho, muito bom... Melhorámos muito em três anos...



Consegue explicar como é que o Cristiano Ronaldo passa de miúdo presunçoso, chulo e nabo a herói, de um dia para o outro?Portugal é o país europeu onde se passa de bestial a besta com maior facilidade... Porque não o contrário? E não é nem nabo, nem presunçoso e muito menos, chulo. É um "self-made man", um talento fora de série e humilde. Mas diz o que pensa e não deixa que lhe enfiem carapuças. Isso, em Portugal é confundido com presunção ou arrogância. O problema não é o Ronaldo, precisávamos de mais mil!... O problema são os portugueses...







O TPC vai de férias com 2/3 do campeonato disputados. Quais as suas perspectivas e as da sua equipa para o resto do campeonato?A Acceleron sofreu um grande revés nesta prova e perdeu a co-liderança que tinha com a KXT... Mas está longe de estar afastada da vitória e só vai deixar de lutar pela vitória quando a bandeira de xadrez for baixada em Leiria, em Outubro!...

Pessoalmente, afastada a possibilidade de vencer o campeonato de pilotos, está-me a agradar a grande luta pela segunda posição! Não vai faltar interesse até à última volta da última prova e há cinco galos para o mesmo poleiro! Vai ser duas provas animadas, principalmente com os novos pilotos a quebrar o "status-quo" do TPC! Só desisto depois de passar a meta nos Milagres, aviso já!

Sem comentários: