sexta-feira, 18 de maio de 2012

XXIII GP - entrevista com E. Silva

E. Silva (10), na primeira volta, entre os 150 SARIP's.
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida? 
Em primeiro lugar o calor que se fez sentir na tarde do último sábado, com temperaturas a rondar os 34º, foi com certeza para todos a maior dificuldade neste convívio no traçado de Almeirim. Realço, uma vez mais e, desde já, o extraordinário e visível aumento de competitividade de todos os participantes sem excepção, comprovado pelos resultados, como se pode verificar. Aproveito a oportunidade para enviar também um agradecimento especial não só aos concorrentes (dois, salvo erro) a serem dobrados, mas também em outras situações similares, onde o melhor comportamento desportivo imperou de uma forma evidente. Sobre a corrida, obtendo a 4ª melhor marca nos treinos mantive, após a partida, a mesma posição durante as primeiras voltas, até que, com um andamento mais rápido que o Vrielink, concorrente que me precedia, concluí com êxito, um pouco mais tarde, a ultrapassagem, posicionando-me assim no terceiro lugar. Durante um largo período, nunca perdendo de vista os dois primeiros, consegui assim rodar encostado ao João Rodrigues, que ocupava nesse momento o 2ª posto.



Nesta breve "perseguição" reparei que, como o João travava um pouco mais cedo do que eu na entrada de algumas curvas, fui provocando então, inadvertidamente, alguns pequenos toques na traseira do seu kart, mas nunca colocando em causa a sua prestação. Algumas voltas mais tarde, ao abordar a esquerda antes do gancho para a entrada da recta junto às boxes, protagonizo então um meio pião, fruto de um toque sofrido na traseira, penso que, ou pelo Paulo ou pelo Vrielink, afastando-me assim, "quiçá" de uma possível obtenção do último lugar do pódio. A exemplo de Almeirim 1, esta pista é para mim, mesmo "madrasta"! Não baixando os braços, como sempre, consegui a todo o custo concretizar ainda uma última ultrapassagem, rodando após esta de uma forma mais moderada, mantendo então o 5º posto final. Relativamente ao traçado invertido, para mim uma surpresa e completamente desconhecido, foi do meu maior agrado, salientando apenas que a extensa direita, no final da recta, necessita de obras urgentes, uma vez que se encontra repleta de ressaltos e, nesta versão do circuito, é normalmente percorrida a uma velocidade considerável, obrigando a um redobrado cuidado, principalmente no seu final.


Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta? 
Relativamente ao treinos, obtive uma marca dentro das expectativas, apesar de algum cansaço, provocado principalmente, como já referi, pelo calor excessivo. A largada e a primeira volta correram na perfeição, reparei que rodavam todos muito juntos, com um andamento muito vivo e sem toques.


O que gostaria de destacar, sobre a corrida? 
 Principalmente o crescer de competitividade de todos os participantes. Considero também que este traçado não se encontrando nas melhores condições, contribuiu assim para um excessivo desgaste dos concorrentes, penalizando, na minha opinião até a prestação.


Será que um governo de salvação nacional liderado pelo Chuck Norris poderá livrar a Grécia da bancarrota? 
Sentiria-me mais à vontade se esse líder fosse qualquer um dos pilotos do TPC!!!


O TPC 2012 vai a meio. Quais as suas perspectivas e as da sua equipa para a segunda metade do campeonato? 
Pretendo e, tem sido impossível à nossa equipa, até à data, por motivos profissionais e/ou desportivos, inscrever pelo menos mais um concorrente nas provas do TPC. Vamos tentar que a partir da prova da Batalha, possamos alargar a nossa participação, quanto mais não seja para a obtenção de uma posição mais favorável na classificação, a nível do conjunto. Para terminar, endereço, em nome de toda a equipa Albakarting, os melhores cumprimentos a todos os participantes do TPC. Até à Batalha!!!

Sem comentários: