sábado, 10 de março de 2007

Pedro Chaves - porquê? (quem??)

Quando se fala em Portugal e Fórmula 1, pensa-se em Pedro Lamy. Recentemente, tivemos o Tiago Monteiro. Os mais velhos recordar-se-ão de Mário "Nicha" Cabral, que fez algumas corridas no início dos anos 60. Mas, e o Pedro Chaves?...

Estreia de Pedro Chaves na Fórmula Um:
GP Estados Unidos, 1991

Sim, é verdade que Pedro Chaves foi protagonista de uma daquelas histórias tragicómicas que acontecem na Fórmula 1 e no desporto em geral. Se no futebol temos a Liga dos Últimos, na Fórmula 1 houve, ao longo da história, muitos pilotos cujo percurso pouco mais merece que uma gargalhada. O mais recente terá sido Yuji Ide, piloto da Super Aguri em 2006, que ocupou orgulhosamente o último lugar de todas as tabelas de tempos até que, após a 4ª corrida, viu a FIA retirar-lhe a Superlicença necessária para participar em Grandes Prémios devido à evidente falta de preparação e a ter causado um acidente grave e desnecessário com o holandês Albers, colega de equipa do Tiago Monteiro, deixando-o de pernas (ou rodas) para o ar.


Pedro Chaves nunca bateu em ninguém - embora nunca tenha tentado ultrapassar ninguém. Na verdade, Pedro Chaves nunca teve a oportunidade de tentar ultrapassar alguém.
Mas a verdade é que Pedro Chaves foi apanhado numa encruzilhada sem solução. Todos nós, no seu lugar, arriscaríamos como ele o fez. Chaves arriscou e deu o seu melhor até mais não ser possível.

Todos nós, participantes do Troféu Pedro Chaves, o temos como exemplo e desta forma o homenageamos.

Sem comentários: