segunda-feira, 25 de março de 2013

Malásia 2013: Red Bull faz progressos

Os críticos assinalaram que a Red Bull demonstrou que afinal não é uma equipa unida e que a amizade gélida entre o tricampeão e o homem que pontuou na estreia na F1 com a Minardi estalou de vez.


Na verdade, é o oposto. A Red Bull já consegue gerir estas situações bem melhor que no passado.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Prost ou Senna: uma lição de história

Vá, precisamos de polémica, de comentários, de cliques e visualizações durante esta pausa na competição. Vamos a isso. Prost ou Senna?

Este tema é especialmente importante, sabendo que já participaram no Troféu Pedro Chaves pilotos nascidos depois de 1994, e para quem esta questão é mais ou menos tão antiga como o conflito entre D. Afonso Henriques e a mãe.


A esses, nós explicamos em poucas palavras:

Durante 6 anos, entre 1988 e 1993, a Fórmula 1 teve um Cristiano Ronaldo e um Leonel Messi. Com milhões de adeptos e anti-adeptos de um lado e de outro, com personalidades e estilos diferentes, deixando dúvidas sobre qual deles seria o melhor, mas nenhum dúvida de que ambos estavam num nível acima dos demais.
Agora, qual deles o melhor? Qual o melhor piloto? Qual a melhor personalidade? Quem foi o verdadeiro vencedor?

Está aberta a caixa de comentários!

segunda-feira, 18 de março de 2013

GP Austrália 2013

(imagem daqui)
Nota: as opiniões veiculadas pelo Blog não reflectem necessariamente as visões da Organização do TPC e são da sua inteira responsabilidade.

Três notas sobre a abertura da F1:

- Nós aqui no Blog gostamos de Kimi Raikkonen. O finlandês quase nunca teve nas mãos o melhor carro, ao longo da sua carreira. O "melhor carro" inclui um carro que chegue ao fim, que foi o que a McLaren não lhe conseguiu dar em 2005, quando ele devia ter sido campeão.

sábado, 16 de março de 2013

Ferraz ultrapassa Capela e alcança os 200 pontos

Ferraz, no XXVIII GP,
já a pensar na próxima prova. Foto KXT
Os 8 pontos do 13º lugar alcançado em Almeirim valeram a Pedro Ferraz, da Acceleron Motorsport, duas proezas estatísticas:

- Ultrapassar o Campeão 2011, Tiago Capela, na tabela geral de pontos, sendo agora o 6º piloto com mais pontos;

- Dobrar a marca dos 200 pontos, sendo o 6º piloto a alcançar essa marca. Ferraz soma agora 202 pontos.

Desta forma, o piloto de Odivelas continua a trilhar de forma sustentável o seu caminho no TPC.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Faltam o Senna e o Schumacher

O blog agradece a todos os responderam às entrevistas. Não só porque é uma forma de trocar pontos de vista que não se tenham comentado no calor do “post-race” e já com um pouco de reflexão, mas também pela função de arquivo que vão constituir para o futuro.

Entre os pilotos que ainda não responderam, as ausências mais notadas (segundo o critério da velocidade em pista, que não tem de ser o mais válido) estão as dos pilotos que ocuparam a primeira linha da grelha: a Bea e o Durão.

Esperamos que ainda possam responder, visto terem sido players fundamentais na luta pelos lugares da frente. Esta corrida de Almeirim fez lembrar um pouco aquele que este blog considera ter sido o melhor Grande Prémio da década de 90:

terça-feira, 12 de março de 2013

XXVIII GP - entrevista c/ J. Rodrigues

J. Rodrigues. Foto KXT
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC? 
Foi com grande agrado que participei nesta prova, não só por ter antecedentes positivos em Almeirim,mas principalmente por ter uma grelha tão bem composta.Quanto à vitória da Bea, não me surpreendeu minimamente...Na corrida do Carregado andei um bom tempo atrás dela e foi suficiente para perceber que estava ali alguém com muito talento,algo que corre na família pelos vistos,tanto que ao cumprimentar o campeão do ano transacto,Rúben Durão,lhe confidenciei alguns dos meus palpites para os lugares da frente,entre os quais estava a Bea. Como já alguém referenciou, espero que seja o ponto de partida para poder contar com cada vez mais senhoras no troféu...


Como reagiu à largada e à primeira volta?

sábado, 9 de março de 2013

XXVIII GP - entrevista c/ L. Tereso

Luís Tereso (nº 5) à frente de Eugénio Silva.
Foto KXT
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Acerca da vitória de uma senhora no troféu, surpreendeu-me bastante. Muito bem que tem uns kilitos a menos que os senhores, mas há ali muito boas mãozinhas para conseguir superiorizar-se aos já bons pilotos do troféu.

Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - entrevista c/ R. Vrielink

Vrielink concentrando-se (imagem KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Excelente! Muito competitiva com muitas trocas de posições e despiques leais. Pessoalmente, achei o kart rapido mas a fugir bastante. Os treinos estavam a correr bem, pensava eu, pois conseguia manter o ritmos dos favoritos. Todavia, quando vi que a Bia já me mordia os calcanhares vi logo que, salvo surpresas, estava ali a mais forte candidata à vitoria, o que se veio a comprovar. Foi uma vitoria “sem espinhas”, com performance que promete para as próximas corridas. No cômputo geral, o 10º lugar sabe a pouco, numa corrida feita de trás para a frente, com 2 piões na primeira dezena de voltas, recuperando depois 6 posições e terminando a 2 segundos do 7º, registando a 3ª volta mais rápida, perspectivam um campeonato interessante.



Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - entrevista c/ P. Figueiredo

P. Figueiredo (imagem KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Corrida agradável. Boa disputa inicial com o Rui Silva, mas como para o acompanhar tinha de fazer um esforço maior do que o normal, optei por "desistir" e poupar um pouco as forças para outra corrida que tinha a seguir no Campera.
O pódio foi uma surpresa, pois não fosse o despiste do Ruben (ou outro azar de corrida com qualquer dos que seguiam à minha frente) estava fora de qualquer hipótese.
Uma vitória de uma senhora (menina) é sempre de louvar e apreciar. Ainda mais para mim, por ter sido a minha filha.
Gostava que esta vitória servisse de aliciante para que outras senhoras/raparigas, aderissem à modalidade.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - entrevista c/ P. Correia

Paulo Correia, com o nº 4
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
A corrida foi bastante disputada (ao centimetro) com pouco espaço para ultrapassagens num traçado que mistura partes muito técnicas e bastante rápidas. Da minha parte inicialmente estava a correr me muito bem, andei algum tempo em 4º / 5º Lugar mas com o decorrer da corrida e com um despiste acabei por perder posições e ficar no 7º Lugar. Quanto à Bea, foi para mim a primeira vez que numa corrida onde participo ganha uma senhora que pelos vistos poderá não ser a ultima pelo andamento que ela teve nesta corrida.... Segue daqui os meus parabéns para ela e para a excelente corrida que teve.

Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - entrevista c/ J. Canteiro

J Canteiro (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Foi uma corrida engraçada, sinceramente correu-me melhor os treinos do que a corrida em si, onde me vi envolvido em vários toques (alguns deles desnecessários, não acha meu caro R.Vrielink ??) o que me fez cair algumas posições. A pista de Almeirim tem pouca largura (e piso muito irregular), é complicado passar os pilotos mais lentos quando os apanhamos em certos pontos do traçado. Quanto à vitória da Bea, totalmente merecida (filha de peixe...), pode até funcionar como chamariz para atrair mais pilotos do sexo feminino (achei surpreendente e bastante positivo estarem 3 meninas à partida) - Eu que até acho que as meninas/senhoras não devem levar lastro, por uma questão de cortesia e até para motivar a sua participação neste desporto, às vezes tão masculino...  Pode ser que, para futuras provas, sejamos acompanhados pela Danica Patrick, Michelle Mouton, Katherine Legge, Claudia Huertgen, etc


Como reagiu à largada e à primeira volta?

sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz Dia da Mulher!

Ana e Bea
Não podia ser mais simbólico que a vitória da Bea Figueiredo e a presença recorde de 3 senhoras numa grelha do TPC tenha chegado no último sábado antes do 8 de Março.











Estreia promissora de Ana Margarida



Bea Über Alles.

quinta-feira, 7 de março de 2013

J. Rodrigues ultrapassou os 400 pontos

Então essas entrevistas, quando é que saem?
O Blog já recebeu as entrevistas de vários pilotos e, assim que houver um bocadinho, serão publicadas.
Entretanto, e para encher chouriços, publicamos um dado estatístico.

J. Rodrigues alcança a marca dos 400 pontos
O Bicampeão do TPC é também o detentor do recorde de pontos (somando o total da carreira), sendo o primeiro dos 142 pilotos que até agora participaram a ultrapassar a marca de 400 pontos, somando agora 408.
Apesar de a sua predominância estatística não ser a mesma de outros tempos, Rodrigues continua a deter o recorde de pontos, bem como o recorde de vitórias conquistadas (6) e, claro, o de Títulos de pilotos (2).
O TPC adoptou o sistema de pontuação 10-6-4-3-2-1 na sua primeira temporada (2007-2008) e adoptou o sistema actual a partir da temporada de 2009.

terça-feira, 5 de março de 2013

XXVII GP - A. Rodrigues onboard

A. Rodrigues, no XXVIII GP e não no XXVII GP.
(Só confusões, estes números romanos.
Por alguma razão adoptámos a numeração árabe.)
Além do Rujorian, também o António Rodrigues captou a respectiva performance no XXVII GP, no Carregado, que abriu a temporada de 2013.



 Aqui ficam os links para os 3 vídeos no Youtube:

"gp pedro chaves campera 1"

"gp pedro chaves campera2"

"gp pedro chaves campera 3"

XXVIII GP - entrevista c/ M. Gaspar

M. Gaspar, observando atentamente o veterano Rujorian,
quiçá com a esperança de aprender algum truque. Foto KXT
Aos 15 anos, e sendo um dos pilotos mais novos de sempre a passar pelo TPC (já tivemos outros menores de idade, mas não registámos as respectivas datas de nascimento; será um recorde a verificar mais tarde), Miguel Gaspar fez valer a sua pequena mas importante experiência prévia para conseguir um interessante 14º lugar. Eis a entrevista.

Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
A minha opinião geral da corrida é muito positiva, pois foi uma corrida muito competitiva com pilotos muito rápidos, e acho que é bom para o campeonato ter, não só homens, mas também senhoras a ganhar corridas, mostra que é um campeonato muito competitivo.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - entrevista c/ M. Alemão


M. Alemão (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC? 
Há que felicitar o TPC por todos os feitos conseguidos, desde novos rookies, novas equipas, novo record de participação de Senhoras; e dar à Bea os Parabéns pelo excelente resultado. Pessoalmente vi-me “grego” e numa luta interessantíssima com ela na prova do Carregado, tendo ficado com boas indicações da sua qualidade. Agora mais do que indicações, está comprovado.

A prova em si não me correu de feição. Ainda não consegui uma prestação nesta pista que seja digna de nota, seja pelo formato da pista, seja pelos karts que apanho. Ainda assim diverti-me nalgumas situações, apercebi-me da diversão que houve em várias partes do pelotão (no grupo dos primeiros, nos intermédios, e até nos últimos), e apreciei a atenção data pelo staff do kartódromo ao desenrolar da prova. Que continue assim, e no futuro que venha melhor sorte para o meu lado.


 Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - full race video with A. Rodrigues

O António Rodrigues, actual 8º classificado do campeonato e team leader da MadSpeed, oferece-nos a possibilidade de ver toda a sua corrida, a partir da câmara instalada no seu capacete.

Para ver o vídeo, clicar em ler mais.


segunda-feira, 4 de março de 2013

XXVIII GP - entrevista c/ A. Rodrigues

António Rodrigues (foto KXT)

Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Excelente corrida, diverti-me muito. Muita luta em todo o lado,  mas não vi ninguém a fazer jogo sujo. Passei e foi passado algumas vezes e todas com fair play. Gostei muito da pista de Almeirim, principalmente os ganchos e aquela parte rápida antes da meta, dá bastante emoção. O meu peso a mais não me pareceu influenciar tanto aqui como no Carregado, ou isso ou eu tinha uma bomba de kart. Mesmo assim tenho que perder algum peso para me tornar mais competitivo.....

A primeira vitória de uma senhora foi brilhante , principalmente contra os monstros todos atrás dela. Demonstrou grande confiança e maturidade. Agora nós (homens) temos que trabalhar muito, senão cheira-me que poderá haver a primeira campeã feminina do TPC.

Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - entrevista c/ P. Ribeiro

P. Ribeiro em preparação. Foto KXT
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Esta foi uma excelente corrida, do princípio ao fim! A vitória da Bea não me surpreendeu demais, ela já tinha dado indicações, no Carregado, que está ao nível dos melhores pilotos do TPC. Não sou dos que arranjam desculpas ou justificações com o peso... Ela venceu com 26 segundos de vantagem sobre mim e isso não é pelo lastro... Aliás, o Paulo Figueiredo pesa quase 90 quilinhos e deu-me 20 segundos... Portanto...

A vitória de uma senhora é um feito histórico no TPC mas também a participação de mais duas senhoras, uma delas a estrear-se nestas andanças, o é. Bem como a chegada de cinco novos pilotos e a criação de mais duas equipas!

Mas, voltando à prova, foi fantástica. A Direcção de Prova esteve excepcionalmente bem em todos os aspectos. Só o facto de formar a grelha com uma diferença de um carro ajudou logo a evitar problemas na primeira curva... Quem sabe, sabe. Os pilotos do TPC estão muito competitivos e discutem cada centímetro de pista. E, por vezes, até fora de pista!


domingo, 3 de março de 2013

XXVIII GP - entrevista c/ Rujorian

Rujorian, em preparação. Foto KXT
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Nunca a premissa “em primeiro lugar as senhoras” foi tão verdadeira! E a continuar assim, não sei não, mas quer-me parecer que a vamos ver mais vezes a vencer.
Da corrida quero acima de tudo dizer que gostei de ver uma grelha tão preenchida. Espero que continue assim.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

Almeirim 1: Primeira vitória feminina!

Bea (1º), Rujorian (2º) e Paulo Figueiredo (3º)
Anda a F1 a pensar se há de integrar uma mulher no seu plantel... e já o TPC regista uma vitória feminina em GP! Mais um marco para a história deste Troféu.

Bea Figueiredo reforçou a imagem positiva que tinha deixado no Carregado e conquistou um autoritário hat-trick, tendo sido também, naturalmente, a primeira mulher a conseguir uma pole position e uma volta mais rápida no TPC.
Atrás de si ficaram os Quatro Tubarões desta edição 2013. Os dois veteranos e mais fortes do momento, Rujorian e Paulo Figueiredo, preencheram o pódio, deixando atrás de si o Campeão em título (foi apenas o 2º GP em que ficou de fora do pódio) e o histórico Bicampeão que continua a mostrar a sua regularidade.

A prova fica ainda marcada pelos seguintes "rótulos":

sexta-feira, 1 de março de 2013

XXVIII GP é já amanhã!

E pelo menos o Rujorian já leva a lição bem estudada.