domingo, 3 de março de 2013

XXVIII GP - entrevista c/ Rujorian

Rujorian, em preparação. Foto KXT
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Nunca a premissa “em primeiro lugar as senhoras” foi tão verdadeira! E a continuar assim, não sei não, mas quer-me parecer que a vamos ver mais vezes a vencer.
Da corrida quero acima de tudo dizer que gostei de ver uma grelha tão preenchida. Espero que continue assim.


Como reagiu à largada e à primeira volta?


A Bea e o Durão souberam aproveitar muito bem a luta pelo 3º lugar e logo na 1º volta criaram uma distância confortável. Penso que foi durante a 2ª volta que consegui chegar ao 3º lugar e mantê-lo até quase ao fim, altura em que o Durão teve uma saída e perdeu o 2º lugar. Nas voltas finais foi apenas ter o cuidado em manter a posição sem cometer erros.


Tal como no GP anterior, o Blog lamenta não ter recursos para apresentar perguntas individualizadas. Por isso, pedimos-lhe, se for estreante no TPC, que comente o seu percurso no karting até aqui; se não for, que comente sobre o papel histórico do TPC enquanto escola para novos pilotos e como poderá a Organização ajudar os pilotos mais inexperientes a fazer progressos.
Quando me iniciei no karting, observava os melhores pilotos, falava com eles e tentava aprender e colocar em prática o que me diziam, visitava sites, etc. Há muito que aprender… trajetórias, pontos de travagem, inclinação corporal… e qando um piloto mais rápido nos ultrapassa, ficamos em excelente posição para observar como conduz e nessa altura tentamos segui-lo. A princípio apenas o fazemos em duas ou três curvas… mas aos poucos serão duas ou três voltas até que possamos competir de igual para igual.


Acha que será possivel, um dia, que todos os karts do TPC tenham uma câmara de vídeo onboard, como sucede nas estradas da Rússia?
Já vi outros pilotos com câmaras. Se partilharem as imagens será interessante… até para que no final do ano o TPC faça um “apanhado” dos melhores momentos e publique no blog.







Quais as suas perspectivas para a próxima corrida e para o campeonato?
No mínimo manter estas prestações, mas com uma concorrência tão forte será difícil.

Sem comentários: