segunda-feira, 4 de março de 2013

XXVIII GP - entrevista c/ P. Ribeiro

P. Ribeiro em preparação. Foto KXT
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Esta foi uma excelente corrida, do princípio ao fim! A vitória da Bea não me surpreendeu demais, ela já tinha dado indicações, no Carregado, que está ao nível dos melhores pilotos do TPC. Não sou dos que arranjam desculpas ou justificações com o peso... Ela venceu com 26 segundos de vantagem sobre mim e isso não é pelo lastro... Aliás, o Paulo Figueiredo pesa quase 90 quilinhos e deu-me 20 segundos... Portanto...

A vitória de uma senhora é um feito histórico no TPC mas também a participação de mais duas senhoras, uma delas a estrear-se nestas andanças, o é. Bem como a chegada de cinco novos pilotos e a criação de mais duas equipas!

Mas, voltando à prova, foi fantástica. A Direcção de Prova esteve excepcionalmente bem em todos os aspectos. Só o facto de formar a grelha com uma diferença de um carro ajudou logo a evitar problemas na primeira curva... Quem sabe, sabe. Os pilotos do TPC estão muito competitivos e discutem cada centímetro de pista. E, por vezes, até fora de pista!




Há um grupo grande de pilotos rápidos, não é fácil ganhar posições em parte nenhuma do pelotão... Na frente, no meio ou na cauda do pelotão há sempre despiques fortissimos, muito interessantes de acompanhar. Com a chegada de diversos rookies, houve várias dobragens e isso teve muita influência nos duelos individuais...

A minha prova não começou muito bem, perdi logo uma ou duas posições na primeira curva mas fui recuperando e chegar até ao João Rodrigues. Começámos aí um duelo de muitas voltas com um pião meu pelo meio e um despiste épico do Paulo Correia, atrás de mim, do qual nem me apercebi, tal era a concentração! Estava rápido, mas, infelizmente, não suficientemente rápido para bater o João... muito menos para me chegar aos quatro primeiros!

Mas disto é que eu gosto, competição, proximidade, lealdade e muita, muita velocidade!


Como reagiu à largada e à primeira volta?
Gostei de ver! Perdi duas posições na primeira curva mas foi um espectáculo bonito de se ver, todos encostadinhos mas certinhos! Assim é que é bonito! A primeira volta foi muito interessante, tensa mas interessante.


Tal como no GP anterior, o Blog lamenta não ter recursos para apresentar perguntas individualizadas. Por isso, pedimos-lhe, se for estreante no TPC, que comente o seu percurso no karting até aqui; se não for, que comente sobre o papel histórico do TPC enquanto escola para novos pilotos e como poderá a Organização ajudar os pilotos mais inexperientes a fazer progressos.
Acho que o TPC tem sido o local de estreia de dezenas de pilotos! Agora, está também a atraír pilotos muito experientes... e só há que aproveitar para aprender mais e evoluír!


Acha que será possivel, um dia, que todos os karts do TPC tenham uma câmara de vídeo onboard, como sucede nas estradas da Rússia?
Isso era muito giro e já estivemos mais longe... Ao preço que elas estão, estou certo que daqui a um ou dois anos isso será possível. Ou então, se aparecer algum sponsor... Agora, nas estradas da Rússia não há só câmaras... Também há muito vodka...



Quais as suas perspectivas para a próxima corrida e para o campeonato?
Voltar ao Carregado vai ser uma hipótese de, finalmente, acertar com aquele traçado! Ou então será, de novo, uma desgraça! Mas tenho esperança que corra melhor... No campeonato a Acceleron está a recuperar, precisa de continuar a ter bons resultados mas a Virus Kart já tem um grande avanço... Veremos, o que interessa é estar sempre disposto a lutar por uma posição melhor, o resto logo se vê!

1 comentário:

150 SARIP disse...

Gostávamos que a Acceleron Motorsport fizesse um comentário sobre a troca de pilotos entre a 1ª e a 2ª prova. O Ferraz está em forma, depois da sua ausência, ou nem por isso? Abraço