segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Nuno Rosa, do troféu IHSV, e a sua incrível técnica de pilotar um kart à chuva

Nuno Rosa desafia as "regras"
Durante a observação do vídeo feito pelo Euroindy nas corridas de kart 270cc do troféu In Hoc Signo Vinces, destacou-se a pilotagem de Nuno Rosa. O piloto dominou claramente o dia, sendo 2 a 4 segundo por volta mais rápido que os restantes, de uma forma tão arrasadora como Tiago Capela nas corridas de karting à chuva do Troféu Pedro Chaves - ou mais ainda. Seria fascinante vê-los em confronto directo numa pista molhada, mas tal não vem ao caso. O certo é que a trajectória do kart de Rosa parece ser bastante diferente da de Capela.

Vem este tema muito a propósito, pouco tempo depois de termos avaliado a pilotagem de um kart na chuva, precisamente por Capela e também no Euroindy. Contactámos o líder do campeonato de karting amador do TPC, Mário Alemão, que participou nesta prova do IHSV. Perguntámos se conseguiu compreender a técnica de Rosa e se tentou aplicá-la. Deixou-nos a seguinte análise:

Acho que sim, e tentei aplicá-la mas faltam horas de prática. O dito normal a correr à chuva é fazer por fora na tentativa de ter mais aderência. A técnica dele é ir em busca do cimento/corretor mais próximo. Sempre que houver corretor, ele aproveita-o ao máximo, e tenta obter a linha directa entre um corretor e o próximo que se segue. 

No vídeo [ver mais abaixo] poderão ver 2 exemplos: 

1º seg 16, está sobre o corretor e bem no seu início já se encontra virado para o corretor seguinte que é no interior da curva (enquanto os restantes fazem-na por fora); 

2º seg. 27/34, está num gancho em que fá-la pelo corretor interior da curva e quando sai fica numa linha mais directa para o corretor seguinte (vejam que os restantes parecem vir a deslizar atrás dele nesse mesmo ponto); 

3º seg. 50, vêem-no a vir lançado para o corrector da parabólica e depois ouvem-no parado e a tentar arrancar. É o momento em que ele se lançou para o corretor e encontra-se virado já para a "largada" em direcção ao próximo corrector que é no interior da curva. 

Agora imaginem isto em todas as curvas da pista e vejam o tempo que ele rouba aos mais directos adversários. Forma estranha mas eficaz, requer correctores (nem todas as pistas têm tantos) e horas, muitas horas sobre chuva (...)

Podem confirmar no vídeo a análise de Alemão. Nuno Rosa ou Tiago Capela, qual o mais eficaz?

IHSV
Posted by Euroindy Kartódromo da Batalha on Sábado, 17 de Outubro de 2015

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