quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Acesso aos lugares 'inter-troféus' ao rubro!

Linhas de acesso à TIT e de reserva
Tal como o campeonato de futebol tem os "lugares europeus", onde as equipas mais fortes - mas que não chegam à luta pelo título - se digladiam para aceder às competições europeias, o Troféu Pedro Chaves tem os lugares "inter-troféus". Os 6 primeiros classificados do campeonato de Pilotos são convidados pela Organização a constituir uma equipa para participar na Taça Inter-Troféus, a "maior festa do karting amador nacional". Todos os anos, no último sábado de Janeiro, os melhores de cada troféu reunem-se num kartódromo (cuja localização vai variando) para um evento que constitui uma das melhores mostras de como o desporto amador e particular, movido por mais nada que a paixão e o entusiasmo dos desportistas, consegue existir. E isto apesar de não existir qualquer cobertura por parte da comunicação social.

Para os participantes do campeonato de karting amador do TPC, a luta pelos lugares cimeiros é a oportunidade de participar num evento único do karting nacional, uma vez que cumprimos, há vários anos, os "parâmetros" requeridos pela organização da TIT para a nossa participação. Vejamos como está a tabela do campeonato de pilotos, relativamente a esta matéria, quando só falta uma corrida de karts.

Pilotos convidados a participar na Inter-Troféus
Os 5 primeiros classificados estão na luta pelo campeonato e não se afigura fácil que sejam desalojados dessa posição. Neste sentido, sobra o 6º lugar para garantir o acesso directo à maior competição do karting amador nacional. Paulo Ribeiro (Acceleron Motorsport) e Luís Tereso (Boralá) estão separados por 1 ponto e vão protagonizar outra das lutas mais interessante da corrida de karting 270cc que se vai desenrolar no kartódromo de Leiria no próximo dia 7 de Novembro.

Pilotos de Reserva
Mas isto não é tudo! A Taça Inter-Troféus sugere aos troféus que nomeiem 2 pilotos de reserva, o que faz com que a tabela deste campeonato individual de karting se assemelhe à da primeira liga de futebol. Os lugares de acesso à TIT correspondem ao acesso à Liga dos Campeões, e os dois lugares de reserva correspondem ao acesso à Liga Europa, que são neste caso o 7º e o 8º. Dificilmente o 7º escapa a Ribeiro ou Tereso, mas para o 8º lugar existe a expectativa de uma luta cerrada. Pedro Ferraz, da Acceleron Motorsport, ocupa o lugar com 48 pontos, mas a estrela Humberto Alves segue logo atrás com 46 pontos. Humberto alcançou dois pódios nas duas corridas que fez este ano e existe a forte possibilidade, sendo um piloto com apetência para participar nas corridas de karting situadas na zona norte da área geográfica do TPC, de estar presente no kartódromo dos Milagres (Leiria).

Classificação Geral

Note-se que se, por algum motivo, um kartista classificado mais acima declinar o convite para correr na Inter-Troféus, os pilotos seguintes vão sendo convidados por ordem de classificação no campeonato. O campeão de 2010, R. Vrielink, está em 10º lugar, a 10 pontos do 8ª; tem uma palavra a dizer quando aos lugares de reserva e está à espreita de uma eventual desistência. O mesmo se aplica a Manuel Guerra, em 11º com 33 pontos e que é também um dos mais fortes no TPC.

Sem comentários: