sábado, 17 de outubro de 2015

David Santos afasta o regresso às pistas de karting

David Santos (Almeirim 2, 2012)
David Santos, um dos cerca de 180 pilotos que já participaram no campeonato de karting amador do Troféu Pedro Chaves, descartou um eventual regresso à competição. Aquele que é considerado o melhor piloto de karting 270cc do Vau (Óbidos) de todos os tempos afirmou, numa curta entrevista ao Blog do TPC, que só voltará para ficar em último (outra vez), e que está a planear o início de um programa geral de fitness. Santos encontra-se no 88º lugar da geral de pontos deste troféu individual de karting, com 19 pontos obtidos em dua participações, ex aequo com Carlos Videira e Bruno Almeida.

Santos (não confundir com Carlos Santos, piloto da Outlaws que conseguiu vários pódios) foi um dos inúmeros pilotos que aproveitou a facilidade do TPC, enquanto campeonato de karting amador, para experimentar a modalidade de forma low-cost. O Kimico teve o "azar" de participar numa prova onde ele era, verdadeiramente, o único «estreante», no sentido em que a sua experiência no karting 270cc era, à data, quase nula. Ao contrário do que se esperava, no XXIII GP (Almeirim 2, 2012) participaram apenas 11 pilotos - foi uma das corridas de karts menos participadas da história do TPC. Santos foi o único "rookie" num plantel relativamente experiente, e isso ajuda a explicar a sua desmotivação no final da prova, uma vez que não teve outros rookies com quem pudesse realmente medir a sua performance e a sua evolução. Contra 10 pilotos de outro "campeonato", Santos sentiu-se perdido.

Na qualificação, o 10º classificado ficou a 2 segundos da pole position. Em último, Santos ficou a 2 segundos do 10º. Na corrida, como sempre acontece aos rookies, as coisas melhoraram. A Volta Mais Rápida ficou em 56.4s, tal como a pole position, enquanto a VMR do 10º melhorou 0.1s (de 58.4s para 58.3s.) Já Santos melhorou 0.6s, ficando a sua melhor volta a 1.5s do 10º. É fácil de constatar que, apesar da evidente melhoria, Santos não a sentiu na pista, perdendo duas voltas para o vencedor quando o 9º classificado ficou a 35s e na mesma volta. Mais do que a dificuldade de pilotagem, a questão psicológica foi aqui incontornável.

Estamos conscientes de que os rookies podem sentir-se menos confortáveis numa situação destas, e é por isso que tentamos atrair o máximo de pilotos possíveis de modo a que todos possam ter um rival com quem se medir. Em todo o caso, com a análise aos tempos por volta e observando as nossas dicas de pilotagem, temos a certeza que todos têm margem de progressão. Fazemos votos para que o David possa regressar, a longo prazo.

Enquanto isso não acontece, chamamos a atenção para o atentado ambiental e ecológico sofrido pela terra natal do nosso piloto: mais área florestal em torno da Lagoa de Óbidos tem vindo a ser destruída. A quem interessar, fica aqui o link para a reportagem do Público sobre esta matéria.


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