quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Bombarral: bombeiros aceleram nos karts 'da casa'

foto: Bombeiros Bombarral
A corporação dos Bombeiros Voluntários do Bombarral esteve no KIRO (Kartódromo Internacional da Região Oeste), situado nesta vila, para uma corrida. A notícia foi dada na página de Facebook dos bombeiros. Citamos o texto aí publicado: (...) dia de estreitar laços e fomentar o convívio entre bombeiros da nossa corporação.
Fomos até ao KIRO - Kartódromo do Oeste para uma prova de Kart, onde mais uma vez ficou provado que alguns dos nossos bombeiros passaram ao lado de uma auspiciosa carreira de pilotos (...)"No final da prova, para além do cansaço, havia boa disposição e principalmente espírito de união, indispensável à exigente missão que temos pela frente todos os dias na salvaguarda de bens e pessoas." Talvez não por acaso, a prova aconteceu no primeiro fim de semana depois do fim da época crítica de incêndios.

Naturalmente não temos indicação de qual foi a frota de karts utilizada, isto é, se terá sido uma corrida de karting 270cc com o chassis BIREL, nos karts 200cc ou em alguma das outras. Não sabemos igualmente se foi uma corrida de 15 minutos de treinos + 30 minutos de corrida, que é o formato habitual das corridas de karts sprint e aquele que é utilizado no campeonato de karting amador de pilotos do Troféu Pedro Chaves. Foi pena não sabermos, igualmente, qual das variantes do kartódromo bombarralense foi utilizada. Numa versão antiga do website do KIRO, havia indicação de algumas dessas variantes e do seu nome de código (que era representando por uma combinação de letras e números), sendo que o TPC correu em duas variantes muito semelhantes; a versão 1G, no VI GP disputado em Abril 2009, e a 1G sem chicane, no XI GP (Abril 2010) e no XV GP (Fevereiro 2011). Também não foi publicada a tabela de resultados ou os tempos por volta. Afinal, num evento "one-off" o mais importante é a animação, o convívio e o desafio puro da velocidade, tal como a corporação referiu na sua rede social.

O Blog do TPC não tentou chegar à fala com os Bombeiros do Bombarral, mas quem sabe se, no futuro, alguns destes pilotos não poderão vir a participar nas corridas individuais de karts 270cc do Troféu. Quer em Grandes Prémios a decorrer no kartódromo do KIRO, quer mesmo participando na totalidade do campeonato de pilotos. E porque não uma equipa dos bombeiros do Bombarral a participar no campeonato de karting de equipas do Troféu Pedro Chaves em 2016?

Sem comentários: