segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Feliz aniversário, Tiago Ferreira!

Tiago Ferreira
Hoje é o aniversário do Tiago Ferreira, um dos históricos pilotos participantes do Troféu Pedro Chaves, troféu individual de karting amador. O piloto de Leiria encontra-se no 12º lugar da tabela geral de pontos, tendo obtido um total de 183, e isto apesar de não participar no TPC desde 2012. Para isso contribuiram os 3 pódios que alcançou e que o definiram como um dos protagonistas das corridas de karts 270cc do TPC entre 2010 e 2012. O Blog alcunhou-o de "Button" por ser o segundo melhor nas corridas de karting à chuva, uma vez que nos dois grandes "temporais" que foram o IX e X Grandes Prémios (Leiria 2009 e Batalha 2010), e que foram claramente vencidos por Tiago Capela, Ferreira terminou em segundo e sempre a uma grande distância do terceiro.

Ferreira foi um dos grandes protagonistas da temporada de 2010. Apesar de ter ficado a 13 pontos do campeão , largou para a última prova com possibilidades de vencer o campeonato de karting amador desse ano, e sê-lo ia se tivesse vencido essa prova.  Além disso, o leiriense foi um dos raros pilotos a conseguir um título, tendo vencido a edição de 2009 deste troféu por equipas, com a sua BF Team. O nome derivou das iniciais dos seus principais pilotos, Ferreira e Bajouco (Luís). A BF Team contou ainda com a participação de Fábio Godinho, cujos 14 pontos na corrida de karts de Fátima foi crucial para que a equipa vencesse o título por, precisamente, 14 pontos de vantagems sobre a KXT.

As suas esperanças de vencer o campeonato de 2010 sofreram um golpe devido a um daqueles incidentes que fazem parte das corridas. Na 4ª prova, no kartódromo de Fátima, liderava a prova a poucas voltas do fim, perseguido pelo líder do campeonato, e arriscando-se a ganhar-lhe 4 pontos. De súbito, um piloto atrasado (Sandra Dias) faz um pião completo em plena primeira curva. A sua única hipótese (e do líder que o seguia) foi guinasse subitamente para a escapatória, evitando uma violenta colisão dos karts. O piloto leiriense, ainda assim, regressou à pista para reclamar o 8º lugar.

Tal como muitos outros pilotos de karts do TPC, Ferreira desenvolveu uma actividade paralela ligada às corridas, nomeadamente nas vespas. A experiência no motociclismo foi também determinante para os bons resultados nas corridas de kart que efectuou. Em termos de estatísticas, Ferreira obteve 1 Volta Mais Rápida e largou uma vez da primeira linha,
O Blog não costuma dar sugestões aos pilotos, mas como Ferreira faz anos, aqui vai: se chover no próximo GP em Leiria, é uma grande oportunidade para obter a sua primeira vitória!

Sem comentários: