quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Como participar em corridas de kart

XXV GP Pedro Chaves (Batalha 2, 2012)
O karting é um desporto e um hobbie como qualquer outro. Algumas pessoas juntam-se ao fim de semana para jogar futebol, outros para explorar a natureza através do Geocaching, outros ainda para vencer as montanhas, os matos e as distância com o BTT. No Troféu Pedro Chaves, juntamo-nos em busca da velocidade e para sermos os mais rápidos na pista - o que nem invalida que os nossos pilotos mantenham outros hobbies, ou participem mesmo em outros campeonatos de karting de aluguer ou próprio. Para participar em corridas de kart de aluguer basta contactar a Organização do TPC através do e-mail trofeupedrochaves@gmail.com.

Como já esclarecemos anteriormente, embora o TPC seja um campeonato de karting 270cc com várias provas ao longo do ano, não é obrigatório que os pilotos participem em todas, podendo aparecer as vezes que quiserem. Para aqueles que sentirem o "bichinho" do kart a desenvolver e fiquem com fome de pista, o caminho natural será continuarem a aparecer e a participar nas nossas corridas de kart. Os preços para uma corrida sprint variam, consoante os kartódromos, entre os 35€ e os 40€, e incluem, além dos 30 minutos de corrida, 10 a 15 minutos de treinos de qualificação, que servem igualmente de adaptação à pista e ao kart.

O TPC também inclui um campeonato de karting por equipas. Embora se assuma um troféu individual de karting, com as equipas a somar os pontos dos seus 2 pilotos - tal como acontece na Fórmula 1 - o campeonato de equipas é uma componente interessante, incentivando os nossos pilotos a trazer um amigo - sendo que existe a possibilidade de virmos a organizar uma prova de resistência, para maximizar o empenho e a importância do trabalho em equipa neste campeonato. Por outro lado, quem não tiver uma equipa pode simplesmente inscrever-se em nome próprio, como equipa de um só piloto, e pensar em "contratar" um "team mate" mais tarde!

O que é necessário para vai correr pela primeira vez?

Antes de participar em corridas de kart pela primeira vez, recomendamos sempre a leitura de um artigo que preparámos com dicas para principiantes. Não é preciso nenhum investimento especial além do valor da corrida de karts em que participar, sendo que ficará com uma ideia precisa do desporto. Será certamente mais fácil para quem já fez alguns alugueres simples ou já tem um mínimo de experiência; em todo o caso, o progresso que conseguirá ao longo de um GP pode ser muito interessante. Recordamos o caso do nosso piloto Diogo Urjais, um estreante nos karts 270cc, que melhorou 4 segundos por volta entre os treinos e a corrida!

E para quem já tem experiência?

Para quem já é um habitué do kart 270cc, o TPC é um campeonato que permite percorrer várias pistas da região Centro e Oeste, sendo que procuramos variar os traçados que utilizamos o mais possível. Com diversidade de pistas, dos chassis e motores utilizados (uma vez que variam consoante o kartódromo) e até da época do ano em que corremos, procuramos que cada uma das nossas corridas seja uma experiência única. Já fizemos corridas de karting à chuva, com temperatura de 40º graus e até  com um aguaceiro a molhar brevemente a pista e a secá-la novamente, obrigando os pilotos a adaptarem rapidamente o seu estilo de condução do kart e a trajectória.

Sem comentários: