sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Geografia do Troféu: karting de Leiria a Palmela

Kartódromos do TPC
O Troféu Pedro Chaves, enquanto campeonato de karting 270cc, nasceu na região Centro-Oeste. A primeira temporada, em 2007-2008, ocorreu apenas nos três kartódromos mais a norte (Leiria, Batalha e Fátima), onde se situava o "núcleo" principal dos primeiros pilotos de karts. Contudo, dado o perfil dos participantes que gradualmente se juntaram a nós ao longo dessa primeira época, e tendo em conta a natural vontade de experimentar novos circuitos, novos motores e novos chassis, a geografia do TPC expandiu-se para sul. Logo na segunda temporada estivemos no Bombarral e em Almeirim; Palmela chegou em 2010, e o Carregado (Campera) em 2011.

Com efeito, este mapa apresenta a maior densidade de kartódromos por quilómetro quadrado a sul do rio Mondego. A norte de Leiria, e depois do fecho da pista de Pombal, só em Vila Nova de Poiares torna a existir um espaço com condições para a prática de corridas de karting 270cc. Prosseguindo para norte, só em Vila Nova de Paiva (no interior) e em Espinho (no litoral), neste caso em versão indoor, e tendo em atenção o infeliz encerramento da pista de Oiã (concelho de Oliveira do Bairro). Depois, é no Minho e Douro Litoral que tornamos a encontrar uma região repleta de muitos e bons kartódromos.


Não excluímos a deslocação do campeonato de karting do TPC a outros pontos do país. Évora e Abrantes chegaram a ser considerados, mas seria necessário um esforço acrescido em termos de logística, para a deslocação de todos, que não tem favorecido esta marcação. Existem outros kartódromos situados na área geográfica do TPC; porém, factores diversos (desde a vetustez das instalações, a dificuldade de comunicação online ou simplesmente o facto de não possuírem uma frota de karts 270cc, ficando-se pela categoria de 200 centímetros cúbicos que consideramos tratar-se de iniciação) têm feito com que ainda não tenham sido seleccionadas para aí fazer as nossas corridas individuais de karting.

A Organização está em processo de planeamento do calendário de 2016, e as probabilidades de que o troféu individual volte a incidir sobre estas 7 pistas são elevadas, sem garantia que se desloque a todas, o que seria inédito. Tal como Bernie Ecclestone negoceia com os autodrómos que lhe oferecem as melhores condições, também o TPC varia o seu calendário consoante a relação preço-qualidade que lhe é apresentada. Paralelamente, tentamos, de ano para ano, utilizar as diferentes variantes e versões de cada kartódromo, de modo a tornar o troféu mais desafiante e completo. Felizmente, os kartódromos do Centro, Oeste e região de Lisboa conseguem, ano após anos, garantir bons padrões para as corridas de karts de aluguer!

Sem comentários: