domingo, 11 de outubro de 2015

Como lidar com as dobragens no karting amador

Japão 1993: Senna (1º), Irvine (5º), Hill (4º)
As dobragens, isto é, as ultrapassagens a pilotos com 1 ou mais voltas de atraso, são um ponto essencial das corridas de karting 270cc do Troféu Pedro Chaves, bem como do karting e das provas de velocidades em geral. Não sendo consensual a utilização do termo "dobragem", é importante que se utilize uma palavra diferente de "ultrapassagem", pois não se trata de uma ultrapassagem normal a outro kart. Afinal, nas dobragens encontram-se karts que não estão a discutir posição directamente em pista, assemelhando-se mais a uma manobra de trânsito na estrada. Em todas as edições do campeonato de karting amador do TPC, o piloto que conseguiu mais dobragens numa prova foi Tiago Capela, que no IX GP (Leiria 2009) só não deu uma volta de avanço ao 2º e 3º classificados.


Na Fórmula 1, a dobragem mais famosa aconteceu no GP Japão de 1993. Senna liderava numa pista encharcada quando encontrou Damon Hill e o estreante Eddie Irvine (Jordan), à sua frente, lutando ferozmente pela 4ª posição. Depois de dobrar o estreante irlandês, Senna não conseguiu passar Hill de imediato e viu, com espanto, o Jordan a "desdobrar-se" de si - isto é, a ultrapassá-lo, voltando a estar na mesma volta. Ao brasileiro não restou alternativa que tornar a dobrar Irvine e depois Hill, perdendo cerca de 15 segundos no processo.

Este incidente motivou a célebre cena de discussão entre ambos, após a corrida; no entender de Senna, não fazia sentido que Irvine não esperasse que o líder dobrasse também Hill, o que aconteceria rapidamente, para depois prosseguirem a sua luta. Em seguida, e especialmente para todos os pilotos que venham a competir neste campeonato de karting amador, deixamos um pequeno conjunto de dicas sobre a melhor forma de abordar as dobragens.


Dobragem para quem vai ganhar 1 volta
Nem todos os kartódromos têm bandeiras azuis, e nem todos os pilotos têm noção se o piloto que vem atrás de si está a lutar por posição ou vem para ganhar uma volta. A única solução é mesmo encarar o piloto "atrasado", ou "a dobrar", como se se estivesse a disputar posição com ele. Afinal, se se vai ganhar uma volta é porque certamente se consegue obter mais poder de aceleração à saída das curvas ou travar um pouco mais tarde para a curva seguinte, pelo que será uma ultrapassagem mais fácil de concretizar.
É de realçar que, tal como na F1, as dobragens a outros karts podem ser uma excelente ocasião para ganhar - ou perder! - uma posição relativamente a um kart com quem estejamos a lutar por uma posição. Recordamos a seguinte situação do XIV GP (Leiria 2010), em que há 3 pilotos na volta do líder e 2 com uma volta de atraso.




Dobragem para quem vai perder 1 volta.
Como vimos, nem sempre se sabe se quem vem atrás vem para nos ultrapassar ou para nos dobrar. É certo que quem está em 16º num pelotão com 18 pilotos pode imaginar que os karts 270 cc mais rápidos possam vir a ganhar-lhe uma volta; mas, no calor da prova, como saber se aquele fato de competição e aquele capacete branco (no caso de quem olha para trás, o que não é recomendável) são do 17º ou do 1º? Só há duas formas:

- Se tiver a certeza que o piloto em questão é o 1º, o melhor é deixá-lo passar. No karting não se ganha tempo em discutir travagens para defender posição, porque isso faz-nos mais lentos. Além disso é uma óptima oportunidade de acompanhar de perto um piloto rápido e experiente, ver as trajectórias dele, onde está a travar e onde está a acelerar. É verdade que, pela lógica "normal", o 16º não vai conseguir acompanhá-lo muito tempo. Mas pode ser uma lição muito valiosa!

- Se não tiver a certeza, lute pela posição mas de acordo com as regras do desportivismo - que é, afinal, o que se deve fazer sempre! Não faça ziguezagues nas rectas e respeite a posição do adversário nas curvas. Lembre-se que lutar por posição faz com que se perca tempo, todavia, se for mesmo o 1º, ele certamente terá argumentos para o ultrapassar com facilidade.

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