segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Paulo Figueiredo: "Devo ter dado que fazer a muitos pilotos"
TPC - Saíu da segunda linha da grelha, com o 4º tempo, andou toda a prova em luta no grupo da frente e terminou em 5º. Foi uma prova complicada para si? O que custou mais? Só ficou a 1 segundo e meio do 2º posto... O que faltou para estar no pódio? Conte-nos como foi a sua corrida.
Paulo Figueiredo - Sair da segunda linha foi uma surpresa. Mas aproveitei-a da melhor forma possível. Como sou um "osso duro de roer", devo ter dado que fazer a muitos pilotos que me seguiam.
Um toque mais forçado ao Mário Alemão, ao qual já pedi desculpa logo de imediato, no local, deve ter provocado alguma confusão para trás, deixando-me algum "espaço" para seguir em frente. Sabia que com o kart "carregado" com o meu peso, não podia ceder um centímetro de pista fosse a quem fosse. Até a Bea teve de passar se quis ganhar posição.
Na subida depois do poste o Manuel Guerra passou-me, mas nunca se conseguiu distanciar e, por vezes, chegava a levar uns toquesitos... mas só para andar mais para a frente, nunca com intenção de tirar partido dos toques. Passadas algumas voltas, talvez sob pressão, cedeu literalmente passagem e rodou mais um par de voltas atrás de mim com a Bea sempre muito perto. Mais perto do final da corrida, e após o Guerra e a Bea me terem ultrapassado, foi a vez de dar mais um toque ao Mário Alemão... até parecia que nesta corrida, ele era o meu alvo favorito! Prontamente e quando surgiu a oportunidade, cedi-lhe passagem, passando a protegê-lo de mais dois pilotos que nos seguiam, o Francisco e o Álvaro.
Ao Álvaro, tive a oportunidade de lhe explicar porque fechei a trajectória na última tentativa de ultrapassagem... é que era a última volta! Efectuar a terceira volta mais rápida da corrida, se não estou em erro, do alto dos meus 88Kgs (equipado), não me parece nada mau. Se atender a que já andei com melhores karts em Palmela, então... é a cer(v)eja no topo do bolo!
TPC - O que acha do circuito de Palmela neste sentido? Prefere este ou o "normal"? Porquê?
PF - Sobre este sentido, é interessante, elimina alguns pontos de referência para os pilotos mais habituados ao kartódromo e requer algum "trabalho" e concentração para se obterem resultados.
TPC - No paddock ouviu-se dizer que correr em Palmela neste sentido sem peso mínimo e lastro é muito má ideia... Porquê?
PF - Como tive oportunidade de explicar no local, para um troféu como o TPC, onde não existe peso mínimo, torna-se ainda mais penalizante para os pesos-pesados, onde, sem experiência e até astúcia de raposa, não se conseguem bons resultados. A curva (gancho) do poste seguida de uma subida muito íngreme, penaliza muito o excesso de peso.
TPC - Vai à próxima prova, em Leiria? A Vírus Kart está em posição de subir mais no pódio e aguentar o ataque da Kart2Go 1?
PF - Leiria?! Pois claro! Com uma prova de desvantagem, todos os pontos são bem vindos. A VIRUS Kart tentará repetir o bom resultado do ano passado, mas ciente das dificuldades que os adversários representam este ano! A 10 pontos da JOTAPÊ, tudo faremos (desportivamente falando) para lhe "roubar" a 2ª posição!
TPC - O que gostava mais de ver no TPC 2015?
PF - É pá!!! Que pergunta!!! O que gostava... olha sei lá, talvez uma pit-babes, daquelas tipo Moto-GP com sombrinha para o sol e tudo! hehehehe... Agora a sério: acho que o troféu de AMIGOS, tem tudo para proporcionar algumas horas de diversão. Que se mantenha o espírito de saudável convívio e respeito em pista... sempre com competitividade em alta! Mas o que gostava mesmo, era de ver mais participantes no almoço/jantar/convívio de final de temporada... isso é que era!
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