domingo, 14 de setembro de 2014

João Canteiro: "Foi uma prova difícil para mim, efectivamente"

 


TPC - Depois de um 13º lugar nos treinos, terminou em 15º. Foi uma prova difícil para si?

João Canteiro - Foi uma prova difícil para mim, efectivamente, não estou muito satisfeito porque caí duas posições em relação à qualificação, que é sempre um resultado pouco satisfatório. Quando estava na grelha olhei para trás e vi, logo atrás de mim, o Reinold Vrielink (ou seria o Jaime Aráújo?) e o Pedro Caetano. Eu conheço o andamento deles e sabia que não iria ser fácil acabar à frente deles. Eles devem ter feito uma qualificação mais fraca (acho que o P. Caetano chegou tarde e nem fez os treinos!..) e eu talvez tenha feito uma volta canhão nos treinos, não sei...


A verdade é que eles rapidamente ganharam um bom ritmo de corrida e eu vi-me aflito para os conter!!  Acabei por me ver envolvido nalgumas lutas com o Vrielink - com alguns toques à mistura! - o Jaime Araújo e o Paulo Ribeiro e com isso perdi tempo. Espetacular foi a nossa chegada à bandeira de xadrez: todos coladinhos a fazer um comboio de 5 pilotos nesta sequência: Costa-Vrielink-Araújo-Caetano-Canteiro. Deve ter sido giro de ver para quem estava a assistir...

TPC - Como correu a corrida? Quais foram as suas dificuldades?

JC - As maiores dificuldades para mim são sempre na partida onde perco sempre alguns lugares, já que sou um piloto algo pesado e com um físico pouco adaptado a este desporto... Mas vou à luta e não desisto. Também o regresso de férias é sempre complicado, como já não andava de kart há mais de dois meses... Perde-se sempre algumas décimas, falta de treino...

TPC - O que acha do circuito de Palmela? Já tinha corrido neste sentido. Prefere este ou o normal?

JC - Gosto do circuito de Palmela, tanto no sentido normal como inverso (já tinha corrido nos dois), mas prefiro o circuito normal. Acho o circuito inverso mais interessante à chuva, por exemplo.

TPC - Vai à próxima prova, em Leiria? Quais são as suas expectativas para essa prova?

JC - Vou à última prova em Leiria e espero fazer bons pontos juntamente com o meu colega Paulo Correia para, pelo menos, ficarmos no top 3 no campeonato de equipas. Espero também que seja a consagração do meu colega Paulo com vencedor individual do Troféu TPC 2014, ele merece este título e tudo farei (de uma forma leal) para que seja ele o campeão.

TPC - O que gostava de ver no TPC 2015?

JC - Gostaria de ver pesos mínimos e mais equilíbrio (por exemplo, definir um peso mínimo de 75 ou 78 Kgs, por piloto), acho que não faz sentido uma competição (de motores iguais) com pilotos que estão bem acima dos 90 Kgs (como eu, o António Rodrigues e o Luis Fraga) e depois outros pilotos com 60 Kgs e pouco mais que isso. Este ano até parece que anda lá um piloto (masculino) que, para além do talento que tem, pesa apenas 58 Kgs.  Pensem nisso, eu sei que dá trabalho, os levezinhos não gostam desta conversa, mas o peso tem alguma importância neste desporto. Obrigado, até Leiria e um abraço.

Sem comentários: