quarta-feira, 15 de outubro de 2008

V GP - entrevista c/ João Rodrigues

Parabéns pela conquista do título. Qual a sensação?
Estou bastante satisfeito, foi o culminar de todo o esforço físico e financeiro exercido durante todas as provas realizadas. Quero também aproveitar para agradecer à minha esposa que me apoiou do principio ao fim desta aventura e a quem dedico inteiramente esta vitória, curiosamente conseguida no dia do seu aniversário.

Conseguiu apenas a terceira posição na qualificação. O que falhou? Sinceramente n sei...Saí das boxes com o objectivo de sair atrás do Reinold {Vrielink], saber como iria ser o seu ritmo e ao mesmo tempo fazer um bom tempo, e consegui chegar até ele. Depois apercebi-me que era mais rápido e ultrapassei-o, mas logo após a ultrapassagem apanhei muitos pilotos à frente e tive problemas em ultrapassar, até que fiz um pião... depois consegui fazer uma volta rápida mas voltei a encontrar muito tráfego nas últimas voltas e não consegui evitar ainda mais 2 piões. Basicamente, fiz 1 ou 2 voltas limpas mas não foram o suficiente para obter a pole.


Qual a sua opinião geral da corrida?

A corrida correu bem, à excepção das dobragens, pois o que tinha sucedido deixava-me um pouco apreensivo; felizmente só tive um pequeno problema com o Duílio Pedro a 2 ou 3 voltas do fim, com uma manobra muito perigosa da parte dele que me levou a fazer 1 pião, mas não foi o suficiente para me retirar a vitória. No entanto julgo que o incidente não deveria passar despercebido e o piloto deveria ser punido.


Como reagiu à largada e à primeira volta?
A largada foi o momento mais importante e decisivo, estava muito concentrado e consegui o meu melhor arranque da época... Consegui passar o André Ramos antes de chegar à 1ª curva e fiquei 'em cima' do Ismael Paulino, tendo assim todas as condições para o ultrapassar como se veio a verificar...


Parece que houve um problema com Duílio Pedro. Quer comentar?
Sim, parece qu houve um incidente com algum aparato logo na 1ª ou 2ª volta, sinceramente só me apercebi da enorme nuvem de pó que ele deixou no sítio onde se despistou...N sei o que se terá passado mas estragou a sua corrida, pois tendo em conta o seu resultado de estreia, era um piloto do qual esperava muito para esta última etapa do troféu.


Quais as perspectivas para a segunda edição do Troféu?
Pelo que se ouve falar no paddock, a próxima edição estará recheada de novidades, com novas pistas e pilotos, o que trará, tudo indica, uma maior competitividade ou pelo menos assim se espera. Depois deste triunfo espero ter condições para poder lutar por todas as vitórias...


O Blog do Troféu Pedro Chaves vai publicar uma Análise Técnica de Pilotagem sobre a pista A do Kartódromo de Leiria, que foi uma surpresa para todos os pilotos. Quer comentar algo sobre este tema? Quais as grandes diferenças para a pista B?
Desde logo a diferença principal, a meu ver, é a velocidade; esta versão é bem mais rápida, se bem que existe uma curva bastante complicada depois duma zona rapidíssima, onde somos obrigados a travar a fundo e num espaço curto, pois saindo da trajectória correcta apanhamos sujidade o que pode dificultar, e muito, a travagem. Mas deixo aqui a minha sincera opinião, apesar de gostar de velocidade mantenho a preferência pela versão anterior.

Sem comentários: