segunda-feira, 20 de outubro de 2008

V GP - entrevista c/ Daniel Sousa

Em 1º plano, Daniel Sousa reflectindo sobre o futuro da sua participação
no Troféu Pedro Chaves e a injustiça da não aplicação
de lastro nas últimas corridas. Em 2º plano, João Rodrigues.
Blog: O 10º lugar nesta corrida não é pouco para quem já conseguiu bater Edgar Oliveira em luta directa, para o 5º lugar?DS: Nem por isso, aliás o meu lugar devia ter sido em ultimo lugar, numa pista claramente a favorecer os pilotos mais leves, uma vez que se tratava de uma pista mais rápida que as anteriores é impossível alguém com 110 quilos como eu, conseguir não perder entre 2 a 3 segundos por volta em relação a pilotos que têm todos de 75 quilos para baixo, em carros com uma potencia tão reduzida, 35 quilos fazem muita diferença, e essa diferença são os segundos que perdia por volta, numa situação de igualdade de peso em todos os carros eu aposto com quem quiser que fico nos 3 primeiros lugares.

Blog: Qual a sua opinião sobre esta versão do kartódromo de Leiria, a pista "A"?


DS: Considero que é uma pista que favorece os pilotos menos técnicos, e estabelece uma maior igualdade em quem sabe conduzir e quem não sabe conduzir tão bem um kart.


Blog: Qual a sua opinião geral da corrida? Viu algum acidente?DS: Foi uma corrida que decorreu com normalidade, na minha opinião com menos acidentes que o normal e do que o esperado, ainda tive oportunidade de ver o Adruzílio (Duílio) a ter um acidente aparatoso contra os pneus, o que potenciou uma gargalhada grande durante as duas seguintes voltas.


Blog: Como reagiu à largada e à primeira volta?DS: Largada que penalizou, como seria de esperar o meu excesso de peso e que me atirou logo para os últimos lugares da corrida.


Blog: A sua sobrinha, Cátia Mira, terminou na 9ª posição. Que análise faz da sua performance nesta corrida, e no campeonato? Acha que este sistema de pontuação a terá prejudicado?DS: A minha afilhada é uma das grandes revelações do campeonato deste ano a par com André Ramos, que para mim são as duas grandes revelações deste ano, considero que nos próximos anos, ela podera lutar por um lugar nos primeiros 5.


Blog: Quais as perspectivas para o próximo campeonato? Deve a adição de lastro ser um factor a ter em conta pela Organização do Troféu?
DS: Em relação ao próximo campeonato, considero que uma das prioridades deve ser a adição de lastro, não se pode continuar a querer um campeonato justo e equilibrado sem lastro. Outra ideia que deixo em aberto é a existência de equipas, equipas de dois pilotos e dois carros e para alem de campeonato de pilotos termos também um campeonato de equipas, isto potenciaria a fidelização de mais pilotos que teriam que criar equipas de dois pilotos consistentes por forma a lutar pelo titulo de equipas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente que a não aplicação de lastro é uma injustiça. Aliás, estou a fazer os possíveis junto da organização para que essa situação seja revista para o próximo ano. E também concordo que a pista A é mais rápida e penaliza o maior peso. No entanto, não me parece nada que favoreça os menos técnicos, basta leres o que se postou aí da Análise Técnica. São 3 curvas muito técnicas, e mais a curva 4 que não foi descrita...

Anónimo disse...

Eu não irei opinar sobre o lastro, deixando para outros que tenham maior conhecimento de causa. Mas gostaria de deixar o meu apoio em relação a um campeonato por equipas (de 2 membros) paralelamente ao de pilotos. Uma óptima ideia que a organização deveria de pensar para a próxima temporada.

Mário Alemão