terça-feira, 31 de maio de 2011

XVII GP - entrevista c/ R. Vrielink

Grande trovoada! E recordista absoluto de presenças em pódios (10) no TPC. Qual a sua opinião sobre a corrida?
10 em 17? Nada mal, tendo em conta que houve um ano para esquecer… Uma corrida disputa em condições algo adversas, com pista molhada embora o facto de não chover com muita intensidade tivesse contribuido para se pudesse andar razoavelmente, sem muitas poças que prejudicassem ainda mais o andamento. Aos piões, naturais no inicio do treino onde testamos os limites, consegui depois manter-me sempre em pista o que permitiu uma qualificação razoavel. De enaltecer os cuidados na condução de todos o que permitiu, do meu ponto de vista, a uma corrida sem incidentes, apesar de alguns piões, que se registaram devido ao estado da pista e não devido a qualquer manobra mais arriscada. É sem duvida um enorme prazer conduzir neste pelotão. No entanto, espero que na proxima prova o asfalto esteja seco. (clicar em ler mais)




Como reagiu à largada e à primeira volta?
Penso ter usado a estrategia certa embora não tenha conseguido ganhar nenhuma posição. A primeira curva optei por fazê-la por fora, uma vez que o interior estava tapado, pretendia depois sair da primeira curva com mais velocidade. O objectivo era chegar à curva 3 em condições de ir por dentro. Tudo certo, mas a saída da curva foi lenta e na entrada para a recta oposta continuava na 6ta posição tal como havia iniciado a corrida. Durante estes breves 25 segundos, quero realçar novamente o cuidado de todos os pilotos. No final da primeira volta, na travagem para a 1ª curva, o Ferraz e o Santos não evitam um pião. Na tentativa de evitar o choque acabo também de perder o controlo do carro o que levou a cair para os ultimos lugares. Uma sequência de piões por parte de outros pilotos levou-me a subir na classificação e depois de ver Ribeiro por entre pneus, pensei que de facto me estava a portar bem e que as condições estavam de facto dificeis.


Que lutas desenvolveu ao longo da corrida? Muitos piões? Alguma zona da pista mais traiçoeira?
Penso que apenas efectuei um piao, ja referenciado. A única luta foi feita com o C. Santos que se ia tentando defender na terceira posição. O C.Santos decidiu depois fazer uma incursão pela areia na esquerda mais rapida da pista e aí aproveitei para subir ao terceiro lugar. Consegui distanciar-me cerca de 6 segundos mas vi que não conseguia recuperar em relação a J. Rodrigues (que fez uma belissima corrida), fruto tambem de algumas dificuldades a partir dos ultimos 10 minutos da prova na curva 1.


O FCP tem alguma hipótese de vencer a Supertaça Europeia?
Contra este super Barça é natural que tambem o FCP seja vitima da famosa “Manita”.


Quais as suas perspectivas para o resto do campeonato (individuais e equipa)?
A prova de Almeirim foi importante para ganhar alguma confiança. Para ter hipóteses de lutar pelo titulo vou ter que ganhar uma prova, algo que já me escapa há bastante tempo. Será esse o meu principal objectivo nestas ultimas 3 provas. Para chegar ao titulo não bastam apenas pódios. Quanto ao campeonato por equipas penso que reforçámos a nossa liderança e demonstrámos mais uma vez que a 150 SARIP é a principal candidata a vencer o titulo. O I.Paulino está a fazer um grande campeonato e em todas as corridas estaremos os dois a lutar pela vitoria. Estou muito satisfeito por correr pela 150 SARIP.

Sem comentários: