quinta-feira, 19 de maio de 2011

XVI GP - entrevista com P. Ribeiro

Lamentamos o atraso. A culpa foi do Blogger!


Paulo, muitos parabéns! Como comenta a sua primeira vitória?

Foi uma vitória muito agradável e muito desejada! Em todos estes anos de karting, já tinha, por diversas vezes, terminado na segunda posição mas a vitória fugia-me... Já receava ser o Chris Amon do TPC! E, no entanto, sentia que estava a evoluír, que era rápido, que podia vencer... mas esse momento não chegava... Finalmente, lá consegui, com alguma sorte e, de forma surpreendente, vencer num circuito difícil e em condições de piso à partida adversas... Afinal, estava a jogar em casa do Capela e nas condições de piso que ele domina...

Ao analisar os tempos de treinos e corrida, vejo que estava muito rápido. O excelente desempenho do meu kart não pode ser descartado. Estava excepcional, rápido e equilibrado. E eu, apesar dos erros na curva 3, senti-me bem no resto do circuito. Agora, qualquer um dos quatro pilotos do grupo da frente podia ter vencido!... Estávamos todos ao ataque, como se pôde ver nas últimas voltas.




Antes da corrida, sentiu que podia fazer um bom resultado? Como descreve a evolução da pista durante os 45 minutos de prova?

Fiquei muito satisfeito por ter obtido a segunda posição na grelha, ao lado do Tiago Capela. Na altura não o sabia, mas fiquei a quase 3 segundos do tempo dele... Mas fiquei surpreendido por ficar à frente do Ismael Paulino, do Reinhold Vrielink e do Daniel Ferreira... Achei que poderia ter uma hipótese mas ia ter que lutar muito e, principalmente, aguentar-me na posição...

A pista foi secando, lentamente... Nos treinos, estava bastante molhada e escorregadia. Durante a corrida começou a secar. Notei isso por causa da diferença no reflexo da parte molhada e da seca... Mas estava a secar nos sítios errados primeiro, só que já dava para ir abusando, a pouco e pouco. Nas últimas voltas fiz praticamente trajectórias de seco. Enquanto a pista esteve molhada, foi fundamental o uso do peso do corpo para guiar o kart. E consegui entrosar-me muito bem, conseguindo sentir perfeitamente o carro, a aderência, a colocação nas trajectórias...


Os treinos foram bons, com mais uma colocação na primeira linha. Pensou em lutar pela vitória, antes da largada?

Sim, os treinos correram-me muito bem, apesar de não saber bem como iria ficar colocado... E, quando me vi na primeira linha, só pensei em arrancar bem e aguentar a pressão sem cometer erros... E fiz logo um pião nas primeiras voltas... Tenho um problema com aquela curva em piso molhado... Já no ano passado foi ali que perdi a corrida... Mas este ano parece que estava possesso!


Como descreve a largada e a primeira volta?

Parti muito bem e o Tiago não porque estava distraído... Podia ouvi-lo a conversar quando se acendeu o semáforo! Foi uma questão de acelerar primeiro e ganhar uns metros de vantagem. Ao atrasar-se, conteve toda a linha, foi bom para mim. As primeiras voltas são sempre complicadas para mim mas acelerei o mais que pude e tentei distanciar-me, não defender a posição. Aparentemente, estava a resultar, já que, até me despistar, estava a aguentar a posição...


Demorou muitas voltas a chegar ao primeiro lugar. Como foi a sua corrida nas primeiras 20 e tal voltas?

Demorei a corrida quase toda! Depois do erro nas primeiras voltas, comecei uma recuperação muito forte e cheguei aos 15 minutos de corrida com o grupo da frente à vista. Iniciei a luta e ganhei duas posições. Depois, cometi outra vez um erro, na mesma curva de sempre, e perdi-as! E voltei à luta, desta feita perdi menos tempo e recuperei outra vez muito bem! A 10 minutos do final estava outra vez colado ao grupo da frente e em luta por uma posição no pódio. A 5 minutos do fim sentia-me forte e rápido, ataquei ainda mais!



Ocorreu-lhe que o bin Laden pudesse estar escondido nas barbas dos paquistaneses, dado o tamanho delas?

Devo dizer que sempre pensei que o homem já tinha colocado as dele de molho... Afinal, tiveram que ser os ianques a fazê-lo... Pessoalmente, houve uma altura que pensei que ele estava escondido em Óbidos com os Etarritas...


Próximo do fim da corrida, teve ainda de se defender de Ferreira e Santos?

Depois da última grande molhada e ter sido o único a passar pelo "buraco da agulha" faltavam poucas voltas. No meio da confusão, o Capela foi o mais prejudicado. Eu ainda contei com uma "ajuda" do Carlos Santos que me projectou na liderança. Ele e o Daniel estavam em luta e ainda se tinham que defender de um Tiago Capela a lutar como um leão pela posição perdida! Acho que tinham muito em que pensar e eu estava rapidissimo, deixaram-me ir e preocuparam-se com as suas posições, principalmente...


Parabéns também à Acceleron Motorsport pela 1ª vitória! Quais as perspectivas para o campeonato de equipas?

Esta jornada foi muito positiva para a nossa equipa! Com o resultado do Pedro Ferraz, a equipa ascendeu à segunda posição no campeonato de equipas, atrás da 150 SARIP. Estamos no Top3, é esse o nosso objectivo, vamos lutar para manter esta posição ou, se tudo correr bem, ficar em primeiro. Estamos muito motivados e ainda falta muito campeonato, todas as possibilidades estão em aberto.


E o de pilotos? Temos candidato ao título?
Estou na segunda posição graças a esta vitória. Para vencer o campeonato a regularidade é essencial. Todos os 10 primeiros pilotos do TPC são potenciais candidatos à vitória! Basta um erro para perder uma corrida. E se for em seco, não se consegue recuperar com facilidade. Sou candidato, sim, assumo. Mas há, pelo menos, mais cinco e não vão facilitar nada!

1 comentário:

Anódino disse...

Quem é o Blogger? Um piloto novo?