domingo, 6 de fevereiro de 2011

150 SARIP: Paulino em entrevista

Qual a sua reacção à chegada de Vrielink à equipa?
Estou naturalmente deliciado com a perspectiva de ter o Reinold como colega de equipa para 2010. Creio que a 150 SARIP poderá conseguir coisas muito interessantes!


Não tem receio de lutar contra o Campeão em título?
Ao contrário do que sucede na F1, no karting amador o equipamento é igual para todos e portanto a diferença não se mede necessariamente contra os colegas de equipa. O Reinold foi o meu grande adversário para o título de 2010 e, nesse sentido, continua a ser um adversário, para mim e para todos, pelo que não há receio. Pelo contrário: além de adversário, agora é também um colega, pelo que existirá cooperação sempre que possível!


Patrese à frente de Mansell (1991)
Mas esta situação não o levará a ser o segundo piloto da equipa?
Claro que não! Como em todas as equipas do TPC, cada um faz a sua corrida. O que haverá é um cuidado especial para não prejudicar a equipa. Além disso, em 2010 eu bati o Reinold por 3 vezes, e 2 delas em confronto directo.
Quando muito, se, no final do campeonato, um estiver em posição de ser ajudado pelo outro, como fez o Patrese ao Mansell em 1991, estou totalmente disponível, e estou certo que o Reinold fará o mesmo se for ao contrário!



Daniel Sousa é o novo Director Desportivo. Comentário?
Estamos deliciados por termos um Director Desportivo com provas dadas na gestão de organizações amadoras, como foi o caso do NERIFE. Entretanto, é preciso agradecer ao Daniel a dedicação e o talento que mostrou nas corridas que fez com a equipa. Não esquecer que os pontos do Daniel foram fulcrais para batermos a MAT em 2009 e a Acceleron em 2010. Espero que ele possa voltar para fazer provas magníficas como no XIV GP, quando obteve um resultado brilhante contra adversários muito mais leves!




Fala-se por aí num dream team da UCP-Lis, com Hélder Antunes e André Almeida, tendo Nuno Reis como director desportivo. Quer comentar?
Não me parece que alguém fale nisso, mas era uma ideia excelente. Em todo o caso, suponho que pelo menos o Hélder estará presente e é um bom candidato a vencer o Troféu Rookie.



Piquet (Lotus) não se qualificou p/ GP Bélgica 89
Se a 150 SARIP tivesse tido esta configuração em 2010, o seu domínio teria sido considerável. Quais as perspectivas para 2011? Poderemos esperar uma espécie de McLaren-Honda 1988?
Se o campeão e o vice-campeão se juntam, não temos outro remédio senão assumir que a 150 SARIP é uma clara candidata ao título! Contudo, visto que a Acceleron está reforçada, a BF Team ainda tem margem de progressão, a KXT é sempre a KXT, mais a C-Sport e e os Outlaws que são muito bons, e ainda à espera de saber se a Albakarting Team vem, vamos ver se não nos acontece como ao Jody Schekter e ao Nélson Piquet, que passaram pela vergonhaça de falharem a qualificação para uma corrida já depois de serem campeões. A BF é que é a campeã em título.
O meu objectivo para o XV GP é o habitual: terminar no top-ten será óptimo!


Vamos ser sinceros: o Schumacher devia ou não abandonar a F1?
O problema do Schumacher é sempre o mesmo: ele não tem noção, nem carisma. Se ele tivesse dito que não vinha para ser campeão, que apenas mantinha o gosto pela competição e que queria ajudar o Rosberg e a Mercedes no grande projecto alemão, que assim até escusava de causar instabilidade na Ferrari, como se se estivesse só a divertir, ninguém lhe levava a mal. O problema foi ter dito que vinha para ser campeão, pois subiu muito as expectativas. As pessoas nem se aperceberam que no fim de 2010 ele já estava ao nível do Rosberg – com 41 anos, que diabo! Eu continuo a achar a presença dele extremamente interessante.


Além do valor dos outros pilotos e equipas e do facto reconhecido de o nível entre todos ser muito idêntico, há mais alguma desculpa para uma eventual quebra de resultados em relação a 2010?
Claro. Li uma vez que o Enzo Ferrari dizia que “papai piloto perde 1 segundo por volta”. E embora não consiga agora confirmar esta info na net, basta olhar para o vergonhoso 2009 do Reinold para ver que é verdade.


Nunca ponderou constituir uma equipa com o bicampeão Rodrigues?
Chegámos a falar nisso, mas embora também fosse uma hipótese interessante, ambos concluímos que era melhor não. Por um lado, porque ele não queria abandonar a KXT e eu também não queria abandonar a 150 SARIP; por outro, porque historicamente nós não funcionamos bem em equipa. Temos algum currículo no jogo da sueca e sempre constatámos que tínhamos mais hipóteses de ganhar jogando um contra o outro – na mesma equipa, perdíamos quase sempre.

Sem comentários: