quinta-feira, 23 de setembro de 2010

XIII GP - entrevista c/ Reinold Vrielink

Vrielink regressando às boxes após a corrida
O 2º classificado de Fátima, em entrevista.


Qual a sua opinião geral da corrida?
Apesar dos percalços administrativos já referenciados pela organização, continuo a achar que Fátima é dos melhores circuitos presentes no Troféu PC. O traçado é exigente e divertido. Foi pena a corrida ter sido pouco participada mas valeu pela emotividade pois já há algumas corridas que não havia tantas peripécias e mudanças na frente da corrida. O nível de competitividade é elevado e os novos talentos comprovam que o Troféu veio para ficar.



Um resultado extremamente eficaz, ao qualificar-se em 8º e ficar tão
próximo da vitória. Como foi possível?

Os objectivos a que me propus foram alcançados - o de alcançar um resultado que me permitisse chegar a ultima prova da época ainda com aspirações a um lugar no pódio final. Mais surpreendente foi o facto de os meus adversários directos terem feito um erro crasso já na parte final da corrida. Sem esse erro não teria terminado tão à frente no final e a classificação geral estaria ordenada de forma bem diferente.
Tanto a qualificação como a corrida foram feitas com prudência e tranquilidade. Com excepção do brilhante Ferraz, todos os outros pilotos andavam a um ritmo que me permitiu controlar a corrida mediante os objectivos propostos.


Esperava-se uma posição mais elevada nos treinos da parte de um candidato ao título. O que sucedeu?
Acima de tudo estava mais preocupado com a corrida. Estava a sofrer bastante com o calor e não quis puxar durante a qualificação. Penso ter feito não mais do que 3/4 voltas lançadas. O facto de andar atrás de Alemão comprovou ter sido uma escolha errada.


Como reagiu à largada e à primeira volta?
A curva numero 2 era uma preocupação na largada. O essencial era chegar à curva 3 sem incidentes. O facto de estar do lado de fora da pista foi difícil pelo que penso ter perdido 1 ou 2 posições à saída da curva 3.


Como foi a luta com P. Ribeiro?
Não me lembro. A preocupação era chegar rapidamente ao 4º lugar de modo a discutir a corrida. Penso que andei em luta com Ribeiro durante 1 ou 2 voltas e penso que a determinado momento ele estava mais rápido. Não sei o que aconteceu para ele ter perdido o ritmo.


A pergunta impõe-se, e já se tinha colocado aquando da dobradinha da Silva Brawn: tendo em conta que o Reinold disputa o título e que Morgado estava a estrear-se este ano, será que houve algum jogo de equipa para favorecer o chefe-de-fila?

  Início da corrida, com Morgado em 4º e Vrielink em 7º. Vrielink viria a ganhar vários lugares.


Confesso que houve alguns desentendimentos durante a corrida com Morgado uma vez que a determinada altura eu fiz sinal a ele para me ultrapassar pois ele estava mais rápido. Contudo ele tinha pilotos atrás dele que igualmente lhe davam trabalho.

Por volta dos 20 minutos de corrida, com Vrielink em 3º e Morgado em 4º. 
Em 5º, Ferraz preparava-se para ultrapassar a RR Sauber.

Penso que cada um fez a sua corrida sempre com os objectivos pessoais e colectivos em mente. Morgado fez uma corrida tremenda e estou muito feliz pelo seu trabalho.


Como avalia a prestação do seu ex-colega de equipa, Pedro Ferraz? Chegou a lutar com ele em pista?
Brilhante, penso que este ano ainda não houve ninguém tão dominador como o Ferraz.
Nunca estive em luta com Ferraz. Ele passava por todos nós como se fôssemos retardatários.

Um autêntico pódio de família: os 2 pilotos da RR Sauber e o ex-piloto da RR Sauber

Fica algum amargo de boca por a RR Sauber ter perdido uma vitória e uma dobradinha para o seu ex-piloto?
De modo algum, o Morgado provou que tem capacidades para vencer corridas (basta comparecer às provas!) Por outro lado fico feliz por a RR Sauber ter formado um grande valor para o Troféu. Segundo noticias já vindas a publico, o Ferraz é pretendido por outras equipas do troféu para a ultima prova. Não concordo com este assédio a um piloto que na mesma época já correu pela RR Sauber. Se tal se vier a concretizar penso que será uma falha grave da organização em permitir tal situação.
A RR Sauber terá sempre a ultima palavra no que refere à sua utilização por outro emblema.


O vice-campeão de 2008 vai defrontar o vice-campeão de 2009, com um jovem lobo a observar de perto e o Bicampeão a observar de longe. Quais as perspectivas para a prova final de 2010?
Fazendo contas matemáticas simples, parece-me que o Bicampeão apenas vai a Leiria cumprir calendário. Penso que entre Paulino e Ferreira a diferença é insignificante. O titulo ficará bem entregue a um ou outro. Eu irei tentar acompanhá-los de perto e esperar por outro erro semelhante ao de Fátima. O favoritismo vai todo para Paulino e Ferreira. Boa sorte aos dois.

Sem comentários: