quarta-feira, 22 de setembro de 2010

XIII GP - entrevista c/ Paulo Ribeiro

P. Ribeiro (fato de competição vermelho) a colocar os seus tampões
para ouvidos, muito eficazes para reduzir o efeito sonoro.

Qual a sua opinião geral da corrida?
"Esta foi uma das melhores corridas da época, na minha opinião. Muito rápida, muito disputada, com a dose certa de drama e imprevisto, com bom tempo. Comportamento dos pilotos muito correcto. Uma grande corrida.





Como reagiu à largada e à primeira volta?
Acho que foi a minha melhor partida de sempre! Consegui chegar em 1º à curva 1 e defendi-me bem na 2. A partir daí e durante as primeiras voltas, tentei criar espaço... Não consegui...

Ribeiro na liderança, mas com o insuperável Ferraz a preparar o "bote", como dizem os brasileiros. Mais atrás, Paulino (3º), Morgado (4º), Ferreira (5º), Godinho (6º) e Vrielink (7º).


Qual a sua estratégia daí em diante? A minha estratégia era ser, consistentemente, mais rápido. Isso deveria ser o suficiente para me manter na 1ª posição... Mas a diferença de andamentos era mínima e cada erro que cometi custou-me um ou dois lugares na classificação! Em menos de três voltas estava na 6ª posição sem conseguir agarrar ninguém... A partir daí, limitei-me a andar o mais rápido possível e não perder mais posições...


Qual a sua opinião sobre as condições particulares da corrida e da pista, nomeadamente o calor e a gravilha?
Prefiro o calor à chuva! Achei muito quente mas aceitável. Claro, o asfalto tão quente não ajuda os pneus que, embora custem a chegar à temperatura, se aguentam pouco tempo a agarrar bem, passando rapidamente a escorregar por todo o lado. Pneus rijos como aqueles não podem dar mais... A gravilha foi um problema, embora menor. Contudo foi o único circuito em que vi isto acontecer desta forma exagerada... Os poucos "comissários" de pista também não contribui para que se possa varrer rapidamente a gravilha... E ainda recebi uns dois ou três impactos de gravilha, na viseira e no corpo, projectada pelos carros à minha frente... Não foi bom, não foi a única coisa negativa no trabalho do Funpark, que me parece estar a perder qualidade...


A Acceleron Motorsport está empatada com a 150 SARIP no campeonato de equipas. Vamos contar com Sandra Dias para a próxima corrida? Gostaria de poder contar com ela no entanto, ainda não sei se ela poderá estar presente. Dependerá das suas disponibilidades... E estamos empatados com a SARIP por pura sorte, porque a SARIP só com um piloto faz o mesmo que nós com dois... Enfim, foi pena não ter tido estabilidade na formação da @cceleron, simplesmente tivemos que correr com quem tem aceite os nossos convites de última hora, não há entrosamento, espírito de equipa, não há grande vantagem que não seja acumular mais pontos... Pode ser que em 2011 se possa fazer alguma coisa melhor...

Ribeiro "conformado" com o 4º lugar

Há um leque de pilotos que estão a "prometer" resultados e que só por circunstâncias um pouco azaradas não os têm conseguido. Será que vamos ver a primeira vitória de Paulo Ribeiro na próxima corrida? Sinceramente, não sei. Há um grupo de 10 pilotos neste troféu que podem vencer qualquer prova, em condições normais. Os tempos são tão próximos que se está a tornar cada vez mais complicado cometer um erro. E, em termos de rapidez, quase que podemos ordenar os pilotos do TPC pela classificação no campeonato... Depois, assim que há um sobressalto como o da última prova ou o que sucedeu no KIRO, há logo uma alteração radical das classificações... Consigo ser rápido, agora, tenho que ser mais competitivo."



Deixamos uma referência ao portal "oficioso" da Acceleron Motorsport, o Open Portugal KArting 4 Tempos, e ao artigo sobre o XIII GP.

1 comentário:

Paulo "MacQueen" Ribeiro disse...

Aha! Novo modelo de blogue! Muito bem Ismael, é mesmo assim!

Boa malha!