segunda-feira, 13 de setembro de 2010

XIII GP - Entrevista com Ismael Paulino (1)

Paulino radiante, após receber a medalha do 9º lugar.
Ismael, passar de 5º para 3º na largada, liderar durante várias voltas, não perder o sangue frio depois de ser ultrapassado e pressionar o novo líder, e estar em 2º a 3 voltas do fim... o 9º lugar só pode ser decepcionante?
Pelo contrário! Foi uma óptima corrida, muito divertida e atingi plenamente os meus objectivos.


Como assim?
O meu objectivo ao iniciar esta prova era terminar no top-ten, pois isso garantia-me, em caso de vitória do Vrielink ou do Ferreira, que não dependeria de ninguém para ser campeão em Leiria. Terminei no 9º lugar e o Vrielink em 2º, pelo que ainda consegui sair de Fátima com um ponto de vantagem!




Mas não é decepcionante perder uma volta numa escapatória devido a um erro alheio?
Há 2 anos, estava o mesmo calor sufocante da tarde de Sábado, e fiz uma prova em esforço e a baixar de 1º para 4º. Desta vez, não só era dos mais rápidos em pista como não me senti cansado, cometi apenas um único erro e estive em condições de atacar quando o Ferreira me passou. Melhor, só se tivesse conseguido descolar do Ferreira, a meio da corrida. além disso, a pista estava muito divertida e desafiante. O que aconteceu com a Sandra foi um mero incidente de percurso; aliás, eu tinha plena consciência de que os rookies estavam a ter muitas dificuldades com a gravilha e poderia ter tido mais precauções.


Vamos ao início. Qual a sua impressão dos treinos?
Decepcionantes. Estava a andar muito bem, ninguém me ultrapassou, mas tive dificuldades em conseguir uma volta limpa. No final dos treinos, o Alemão estava um pouco mais lento que eu mas nunca consegui passá-lo. Creio que poderia ter ficado acima de 5º. Felizmente o Ferreira estava apenas em 3º e o Vrielink atrás de mim, pelo que tinha a situação do campeonato controlada.


Ficou surpreendido com a pole de Pedro Ferraz?
Sim! Tinha perfeita noção que o Ferraz era o "jovem lobo" por excelência, em plena ascensão, como o Schumacher em 1992 ou o Alonso em 2003, mas não pensei que estivesse já em condições de estar tão rápido. Já a primeira linha do Paulo Ribeiro não me surpreendeu. Tanto ele como o Alemão estão a prometer bons resultados.


Foi acusado de ter empurrado os seus adversários na curva 2. Como reage?
Larguei melhor que o Ferreira e que o Rodrigues, e coloquei-me do lado de dentro do Ferreira na curva 1. Logicamente, tentei abordar a travagem para a curva 2 de modo a ficar com o lado de dentro da curva, que é para a direita tal como a curva 1. E tinha plena noção que os pneus tinham ficado frios com o tempo de formarmos a pré-grelha, por isso travei da forma mais cautelosa possível. Agora, acredito que não caibam 3 ou 4 karts lado a lado na curva 2, mas eu estava encostado ao limite do asfalto, e espero que possa haver vídeos que o comprovem...

(continua)

3 comentários:

Paulo "MacQueen" Ribeiro disse...

Parabéns Ismael! Estás a andar muito e muito bem! Azares destes só acontecem a quem anda lá na frente!

Mas para a próxima vez, quando estiveres atrás de um rookie... antecipa a desgraça, lol!

Paulo "MacQueen" Ribeiro disse...

Parabéns Ismael! Estás a andar muito e muito bem! Azares destes só acontecem a quem anda lá na frente!

Mas para a próxima vez, quando estiveres atrás de um rookie... antecipa a desgraça, lol!

Ismael disse...

Obrigado... sim, os grandes campeões pensam sempre 2 curvas à frente, certo?? Mas enfim, até o Senna perdeu uma vitória à conta do Schlesser...