terça-feira, 21 de setembro de 2010

XIII GP - entrevista c/ Mário Alemão

M. Alemão
Mário, um resultado certamente anormal e que só pode ser explicado por graves defeitos técnicos no seu kart, numa corrida que quererá rapidamente esquecer. Qual a sua opinião geral da corrida?
2ª pior melhor volta a 5,6 segundos (?!) do melhor tempo, fui dobrado por mais de metade do pelotão: “para esquecer” são as palavras certas. A minha primeira corrida para o Troféu Pedro Chaves ocorreu precisamente nesta pista e já na altura não me tinha saído muito bem. Mas desta vez foi o pior resultado de sempre. Durante a corrida apercebi-me que algo se passava com o kart, quando vejo nas primeiras voltas o J.Costa e o J.Rodrigues a passar por mim relativamente bem. Outro exemplo deste problema foi quando mantive uma luta por 2/3 voltas com outro piloto mais pesado que eu mas que em recta aproximava-se constantemente. Quando fui ultrapassado por este piloto, eu fui simplesmente incapaz de me aproximar ou sequer de manter a distância.


Como sentiu o kart nos treinos?
Kart não travava eficazmente, fugia constantemente para a direita; Sem qualquer referência durante os treinos, não me tinha percebido da falta de potência que se mostrou notória durante a corrida.


Alemão, na grelha de partida.

Como reagiu à largada e à primeira volta?
Habitualmente, tenho um arranque limpo e rápido, e desta vez não fugi à regra. Cheguei ao gancho (2ª curva) e presenciei o J.Costa a travar demasiado e a virar o kart. Estado bem pelo interior da pista consegui não me envolver em toques e manter um bom lugar a meio do pelotão à saída da 3ª curva, para o resto da corrida. Infelizmente, a partir daí tudo foi diferente…


Qual a sua estratégia daí em diante?
...e a diferença foi mesmo na estratégia. Tentar aguentar quem vinha atrás em vez de lutar uma aproximação – quase sempre impossível – aos da frente. Restava-me apenas fazer o melhor e esperar por problemas com os outros pilotos, o que acabou por acontecer mas de que nada me ajudou, pois nessa altura já tinha voltas de avanço.


Alemão em luta contra as condições do seu kart.



Qual a sua opinião sobre as condições particulares da corrida e da pista, nomeadamente o calor e a gravilha?Nem o calor nem a gravilha foram motivos de preocupação.


Quais as perspectivas para a última corrida do campeonato?
Fazer o melhor resultado possível e se conseguir acompanhar o grupo da frente por forma a saber em 1ª linha qual o campeão, mais engraçado será. Acima de tudo, divertir!

Alemão e Rodrigues, foto de família da KXT


Poderá a KXT revalidar o título por Equipas?
Apesar de a diferença ser muito curta para a BF Team e RR Sauber, estamos cientes que só com muito azar destas, é que poderemos revalidar o título de equipas. No entanto, tudo é possível e lá estaremos para lutar até ao final.

Sem comentários: