quinta-feira, 16 de setembro de 2010

XIII GP - Entrevista com João Rodrigues

Qual a sua opinião geral da corrida?
As expectativas eram, tal como em todas as provas, muito altas mas estava também um pouco apreensivo. Esta época tem sido muito disputada por um grande leque de pilotos, e os bons resultados não têm aparecido, no entanto a ideia era lutar para estar na frente.

Já antes da corrida, Rodrigues estava de facto vagamente apreensivo.


Como reagiu à largada e à primeira volta?
Depois de ter conseguido um bom lugar na grelha, algo que me surpreendeu, pois rodei sozinho durante os treinos e não tinha ideia do meu andamento em comparação com os demais, estava preocupado pois saía do lado de fora em relação à primeira curva, o que me poderia dificultar no posicionamento para uma 2ª curva muito apertada...Infelizmente esse receio tinha fundamento, não fiz um bom arranque, não consegui ter espaço para ir para o interior da 1ª curva e,

De facto, na largada Rodrigues (vermelho) não só está atrás de Ferreira e Paulino
como até já está lado a lado com Morgado (todos no amarelo.) (clicar para aumentar)


para piorar, o Tiago Ferreira que ficou ao meu lado na grelha estava a ser pressionado pelo Ismael, o que o levou a alargar a trajectória para o meu lado o que me obrigou a sair ainda mais para fora impossibilitando-me de proteger a posição que ocupava, sendo aí ultrapassado por muitos pilotos, pois tentei evitar incidentes ao máximo. Tudo isto somado fez-me cair para um muito desagradável 11º lugar, salvo erro...

Com efeito, à saída da curva 2 Rodrigues já está no 11º lugar.
(clicar para aumentar)


Qual a sua estratégia daí em diante?
A partir desse momento só podia tentar atacar o máximo, mas inesperadamente tive muitas dificuldades em ultrapassar nas primeiras voltas. O 1º piloto que criou dificuldades foi o D. Santos, que se veio a verificar um obstáculo não só no inicio como em outros momentos nas dobragens... Este piloto tinha trajectórias imprevisíveis, o que me impedia de ter segurança numa ultrapassagem, que ao correr mal me poderia fazer cair ainda mais na classificação... Depois de algumas tentativas e aproveitando um erro lá consegui passá-lo, o que me permitiu uma aproximação rápida ao João Costa que seguia um pouco mais à frente, e aí, mais uma vez, tive inesperadas dificuldades, não por pensar que ele n tenha qualidades, que as tem, mas tendo as posições na grelha julguei que teria um ritmo superior...Apesar de me ter aproximado com relativa facilidade não me consegui desenvencilhar tão rapidamente como esperaria, houve duas ou três ultrapassagens mútuas ao longo de 2 voltas, o que me fez perder segundos preciosos para o pelotão de frente que seguia muito junto...A partir daí dei o máximo para chegar aos da frente mas julgo que o ritmo era muito semelhante, os segundos perdidos nas ultrapassagens vieram a revelar-se fatais.


Qual a sua opinião sobre as condições particulares da corrida e da pista, nomeadamente o calor e a gravilha?
Antes da corrida veio-me muitas vezes à memória a última corrida ali realizada, onde todos sofremos com o muito calor que se fazia sentir na altura; pois bem, apesar do receio que tinha duma repetição dessas dificuldades, surpreendentemente estive sempre muito à vontade, e julgo que consegui manter sempre um bom ritmo e constante sempre que tinha pista livre à minha frente. Quanto à gravilha, não me causou muitos problemas de início, mas depois de alguns incidentes, houve cada vez mais gravilha em curvas de travagem forte, o que numa ou noutra situação dificultou a abordagem da melhor trajectória, mas não tive problemas de maior.


É um dos 5 pilotos com hipóteses matemáticas de lutar pelo título na última prova, mas para tal precisará certamente da vitória que ainda não alcançou este ano. É esse o seu objectivo para o XIV GP?
Pois, realmente matematicamente é possível, mas é muito pouco provável pois dependo de resultados que dificilmente se poderão verificar...Mas como é óbvio, e sendo este um traçado que muito me agrada, irei lutar pela vitória que me escapa desde a temporada transacta...


Poderá a KXT revalidar o título de equipas?

KXT, a equipa campeã em título

Depois desta corrida em que, muito bem, a BF utilizou as regras a seu favor, fazendo uma substituição no seu elenco, julgo que será muito difícil perderem o título. E não podemos esquecer a RR Sauber que teve um excelente desempenho em Fátima, fazendo 39 pontos dos possíveis 46, tendo-se colocado na luta pela vitória final...

Sem comentários: