segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Como pilotar um kart de aluguer à chuva

Capela, antecipando uma corrida divertida (Batalha 2010)
Conduzir um kart com pneus slick à chuva é uma experiência totalmente diferente, e hoje trazemos um pequeno exemplo em vídeo. O X GP de karting Pedro Chaves (Batalha 2010) decorreu sob alerta amarelo da Protecção Civil, e foi a 2ª das super-vitórias de Tiago Capela em piso molhado. Neste caso, o piloto de Reguengo do Fetal venceu com 35 segundos de vantagem sobre o 2º classificado, Tiago Ferreira (por sua vez outro especialista em chuva, pela sua experiência nas motos, mas ainda assim sem o mesmo ritmo.) Tiago Capela, que viria a ser campeão em 2011 neste troféu de karts de aluguer, tem um currículo diferente dos restantes pilotos, dada a sua experiência em ralis e em ralicross.

O vídeo foi captado pelo pessoal do Euroindy, a quem agradecemos a colaboração. Nele é possível ver todos os pilotos a abordar a curva Parabólica (a última curva da pista da Batalha) por fora, e avaliar a forma como o fazem. A filmagem da Parabólica começa aos 0m27s. Capela (o piloto de fato vermelho, azul e branco) é o primeiro a aparecer; ele torna a aparecer novamente ao minuto 1m32s.



É fácil ver como ele faz a curva de forma completamente diferente dos restantes. O piloto do Reguengo aborda a curva com confiança, aplicando um pouco de slide na traseira, doseando o acelerador e o volante na quantidade certa, de forma a garantir que o kart tem um ângulo melhor para descrever a curva com mais velocidade, mas ao mesmo tempo sem "perder" a traseira e sem entrar em pião. E completamente inclinado para o lado de fora, tal como mandam as boas regras dos karts 270cc que não têm diferencial.

Fica a dica a e inspiração para a próxima ocasião em que o Troféu Pedro Chaves fizer uma corrida em karts de aluguer 270 cm3 em piso molhado.

Sem comentários: