quinta-feira, 14 de outubro de 2010

XIV GP, antevisão: entrevista com I. Paulino

Ismael, aproxima-se a grande decisão ao título. Sente-se nervoso?
Acho que essa pergunta era para colocar ao Reinold. Eu já atingi o grande objectivo para esta temporada, que era conquistar a minha primeira vitória, e por isso estou calmíssimo. 





R. Vrielink afirma que Paulino e Ferreira são os candidatos ao título. Como comenta esta situação?
Nós tivemos em Portugal um primeiro-ministro que não sabia fazer contas e deve ser isso que se passa. Tendo o Reinold menos 1 ponto que eu e o Ferreira menos 9, é óbvio que somos 3 candidatos reais ao título - com a diferença que eu e ele só dependemos de nós próprios, enquanto o Ferreira precisa de ganhar e que nós fiquemos mal classificados.






Acha que R. Vrielink está a fugir com o rabo à seringa?
Como é sabido, tenho uma tradição de lutas automobilísticas com o Reinold que remonta ao início da década passada, bem como de parcerias de sucesso, como foi o caso da WVV SARIP, e outras com menos sucesso, como a do F1 2002, ao qual eu não me adaptei tão bem como ele. (Parecia o Pantano). O Reinold não me surpreendeu, portanto, porque conheço o talento dele, e a persistência e vontade de ultrapassar problemas. Sim, fez uma temporada decepcionante em 2009 (aqueles resultados no Bombarral e, especialmente, em Almeirim são quase inexplicáveis) mas ele é um pouco como o Benfica: está em crise mas consegue renascer, tendo regressado muito forte este ano. Ele é uma inspiração e um exemplo para todos os que têm tido problemas ou azares. Estive em luta directa com ele nas últimas 3 corridas, já estou habituado também a estes mind games da parte dele e acredito que vamos ter mais uma luta muito renhida, com o Ferreira a observar-nos atentamente - ou a passar por nós, porque ele liderou as duas últimas corridas...









O PEC poderá afectar a saúde económica do Troféu Pedro Chaves?
O espírito Pedro Chaves na F1 é o espírito português: sobrevivermos e desenrascarmo-nos pelo meio das crises. Portugal está supostamente em crise permanente, por isso podem vir os PEC's que quiserem que nós cá nos aguentamos de alguma forma.




Acha que João Rodrigues está em declínio, como Michael Schumacher?
Muito pelo contrário. O João é o Fangio do Troféu Pedro Chaves, é o nosso avôzinho mítico e glorioso que todos pensam em vir um dia a igualar ou superar. Mas ainda estamos em 1955, e ele continua aí no máximo da força. Basta que cuide um pouco da forma física para que o voltemos a ver no topo das tabelas.
A suposição inicial seria que, com o tempo, a chegada de novos pilotos, etc., o João deixasse os lugares da frente, mas a verdade é que ele não só revalidou o título em 2009 com mais 2 vitórias, como este ano esteve a 3 voltas de ser candidato ao título, e ainda tem hipóteses matemáticas de ganhar! Para além do mais, todos os recordes são dele. Até que algum outro piloto alcance as suas 5 vitórias, é preciso pelo menos que ganhe 3 corridas, visto que os mais próximos são o Reinold e o Tiago Capela com 2 vitórias cada um. Tenho o máximo de respeito por ele e acredito que será sempre um candidato a vitórias e títulos. Aliás, não creio que passe este ano sem voltar ao pódio!






Sempre vai haver leitão no final desta corrida?
Sei lá! Perguntem à Organização. Mas, embora eu goste de leitão, não me parece...






Como comenta a penalização da BF Team atribuída pela Organização?
Acho que a Organização não deve ter mais nada que fazer e faria melhor em estar quieta e caladinha.






Se tivesse de levar uma pessoa para uma ilha deserta, quem levaria?
Essas perguntas seriam para fazer naqueles inquéritos tolos que se fazem no Verão. Ou então nas rádios locais. Esta semana ouvi uma entrevista muito gira no Rádio Clube de Sintra, a um jogador do clube de futebol de Linda-a-Velha que está nos distritais de Lisboa. Fizeram-lhe umas 100 perguntas dessas. E se o gajo se considerava sexy, e mais não sei o quê.






Como comenta a prestação de Ferreira ao longo deste campeonato?
O Ferreira é um valor confirmado do TPC. Em apenas 5 participações, 3 pódios; e passou muito perto de 2 vitórias, e ainda pode ser campeão este ano. É rápido em qualquer circunstância e há sempre que contar com ele - especialmente se chover. Aliás, se chovesse em Leiria e o Capela não viesse, ele seria de longe o grande candidato à vitória, e aí eu e o Reinold teríamos mesmo de recorrer à calculadora!




Acha que Paulo Bento é o treinador ideal para a selecção?
Acho que já não vale a pena responder a essa pergunta, depois de ele ter enterrado os seus detractores. Antes dos 2 jogos é que valia a pena arriscar alguma coisa e dizer que sim.






Finalmente o regresso de Daniel Sousa à competição! Para quando uma dobradinha da 150 SARIP?
Um dia destes. Parem lá de pôr pressão sobre o homem, que lhe falta ritmo de corrida. O melhor é que ele virá com uma disposição renovada e a 100%. Mas não há qualquer pressão de resultados. Não se esqueçam que ele alcançou um 5º lugar numa corrida com 18 pilotos, e depois de uma luta cerrada com o Edgar Oliveira, portanto não precisa de provar nada - e nunca se sabe do que poderá ser capaz!






A Google está a desenvolver um carro que anda sozinho. Acha que o próximo passo é um kart que ande sozinho?
Não. Acho que a Apple vai reagir a isso e pôr rodas no iPad 2, para andar sozinho também.







Como comenta o regresso de Hélder Antunes?
É óptimo que o Hélder regresse, não só porque gostamos de ter muitos e bons participantes, mas também porque é uma oportunidade de lhe devolver um DVD do David Fonseca que lhe pedi emprestado há quase 2 anos.

1 comentário:

helder disse...

O fato macaco cinzento lá estará este fim de semana... Pra ir buscar o dvd, claro está.