quarta-feira, 31 de março de 2010

terça-feira, 30 de março de 2010

5 estreias!

Por entre a lista de pilotos confirmados para o XI GP Pedro Chaves (e são, neste momento, 18! não estando ainda fechada), existem nada mais, nada menos, que 5 estreias! E mais: nenhum deles vai pilotar um kart pela primeira vez! Adivinha-se, portanto, uma corrida super-competitiva!

O Blogue do Troféu deseja boa sorte a todos os estreantes, e que tenham melhor sorte que a estreia do piloto que se vê neste vídeo, com o carrinho verde da Seven Up, com um problema macânico logo à primeira volta.

segunda-feira, 29 de março de 2010

quinta-feira, 25 de março de 2010

terça-feira, 23 de março de 2010

Kartódromo de Almeirim com nova gerência

Do Kartódromo ribatejano da Quinta da Conceição recebemos a seguinte notícia:


É Tempo de Mudança…!
O kartodromo Quinta da Conceição, informa a todos os Clientes e Amigos, que a partir do dia 1 de Março reabre com nova gerência, na pessoa do Sr. José Carlos Magalhães.

Adquirimos uma frota nova de Karts 270cc, que vai estar disponível a partir de meados de Março.
(...)
A todos os Clientes e Amigos o nosso muito Obrigado pela dedicação e simpatia que nos têm dedicado.
A todos o nosso BEM HAJAM,
Dulce Lucas
O Blogue do Troféu Pedro Chaves saúda vivamente a nova gerência do Kartódromo! Acreditamos que este será um passo importante para o regresso do Troféu ao Ribatejo!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Wind Dummy apresentada

Confirmando-se o que se esperava, foi hoje oficialmente apresentada, em Óbidos, a equipa Wind Dummy, composta por Daniel Ferreira e Michael Louro.
Nao é líquido que a equipa participe em todas as provas do campeonato, mas o conhecimento que a dupla de pilotos possui do KIRO qualifica-os para um bom resultado.

No VI GP Pedro Chaves (Bombarral 2009), Daniel Ferreira qualificou-se e terminou no 8º lugar, enquanto Michael Louro qualificou-se em 9º e terminou em 4º, a apenas 10 segundos do vencedor.



Outras estreias poderão estar na calha. Stay tuned.

X GP - flash interview c/ Tiago Capela

sábado, 20 de março de 2010

X GP - a entrevista de Mário Alemão


Qual a sua opinião geral da corrida?
Diria que foi uma corrida emocionante. A qualificação colocou-me junto dos da frente, e pelo lado interior da pista – a meu ver o melhor lado dado as condições atmosférica. Um bom arranque levou-me a rodar na 3ª posição, mas o acumular de pequenas distracções (ou falta de experiência) puxou-me para a 2ª metade do pelotão. A partir dai vi-me obrigado a correr pela regularidade e segurança, em vez de lutar pela rapidez e acumular erros. Resultado foi razoável mas sinto-me agora capaz de lutar numa corrida à chuva.


Que comparação faz com a corrida de Leiria?

sexta-feira, 19 de março de 2010

Daniel Ferreira em negociações

Confirmado que está o regresso de Daniel Ferreira, 8º classificado no VI GP (Bombarral 2009), soube-se hoje que o piloto está em negociações com Michael Louro, outro piloto que fez uma única aparição no Troféu e também no VI GP (onde foi 4º), para constituírem mais uma Equipa para o campeonato de equipas.


O interessante briefing do VI GP Pedro Chaves, Abril 2009

Aguarda-se com expectativa o regresso destes experts da pista bombarralense.

Problemas na RR Sauber

Segundo noticias vindas a publico, o ambiente na RR Sauber nao é o
melhor, depois de R. Morgado ter falhado a primeira corrida devido a assuntos pessoais.
Além disso, R. Morgado terá decidido por conta propria ir a procura de uma pit babe para a escuderia, mas nao verificou a data da proxima corrida.
Assim muito provavelmente a RR Sauber tera apenas 1 piloto presente em Bombarral,
uma vez que o piloto de testes nao correspondeu exactamente às expectativas.


Consta que Morgado terá ido fazer a sua pesquisa no circuito de Barcelona, ou pelo menos nas proximidades.

quarta-feira, 17 de março de 2010

C-Sport ausente do Bombarral?

Fortes rumores no paddock indicam que a C-Sport poderá estar ausente do próximo Grande Prémio. Segundo consta, razões orçamentais poderao estar por trás desta decisao da equipa batalhense.

T. Capela (ao centro da imagem, com o seu fato branco-azul-vermelho),
no briefing da corrida da Batalha, já a fazer contas ao orçamento para o GP seguinte.
Foto Nuno Reis




Tal significa que o líder do campeonato, Tiago Capela, poderá perder a possibilidade de defender a sua posiçao, e que Tiago Ferreira chegará ao Bombarral na posicao de piloto mais bem classificado dos presentes, e portanto na melhor posicao para chegar à liderança. O Blogue está a tentar contactar Ferreira para obter uma reaccao, mas tal ainda nao foi possivel.

Na primeira linha da grelha, T. Ferreira (à direita) observa T. Capela (à esquerda),
quiçá já antevendo as dificuldades orçamentais do seu adversário para a corrida seguinte.
Foto Nuno Reis



Conseguimos, contudo, contactar I. Paulino, que comentou: "é uma excelente oportunidade para a 150 SARIP tentar reduzir a diferença para a C-Sport!"

Conseguimos ainda chegar à fala com T. Capela que, contudo, se remeteu ao silencio, nao confirmando nem desmentindo os rumores.

X GP - a entrevista de Reinold Vrielink


Benvindo de volta ao Troféu Pedro Chaves! Esta foi a sua primeira corrida à chuva. Como é pilotar na chuva?
o Ismael fala muito das corridas com chuva e da experiencia de condução, por isso mesmo vivi o aproximar da hora da corrida com muita expectativa. Pelo resultado obtido diria que tenho alguma vocação para a coisa, mas sinceramente espero que o restante campeonato decorra com pista seca. A chuva que caiu, com a pista inundada, tornou-a nalgumas zonas, principalmente antes do S muito perigosa.

Qual a sua opinião geral da corrida?

segunda-feira, 15 de março de 2010

Chegam os primeiros vídeos

Com os devidos agradecimentos ao Nuno Reis. Aqui ficamos com uma perspectiva da grelha de partida, momentos antes da largada.

quinta-feira, 11 de março de 2010

X GP - Entrevista com Cristovão Sousa

Cristóvão Sousa (foto Euroindy)
Ficou em 3º lugar nos treinos, a 2 décimos de segundo da pole e a quase 2 segundos do 4º classificado. Na corrida de Leiria, recuperou de uma má qualificação para um 6º lugar final. A que se deve este talento para pilotar à chuva?
Sinceramente não sei, limitei-me a conduzir. Gosto de conduzir à chuva, dá para brincar com o kart e gosto de andar sempre no limite...


Como compara esta corrida com a de Leiria?
Foi a minha primeira vez a andar de kart, no inicio ainda não tinha muita confiança mas depois foi sempre a abrir. Acho que esta foi melhor, o circuito dá mais luta.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

terça-feira, 9 de março de 2010

X GP - Entrevista com João Rodrigues

(Foto Euroindy)

Qual a sua opinião geral da corrida?
Apesar das condições atmosféricas adversas, julgo que no plano desportivo foi das melhores que tivemos até hoje no troféu, grande afluência de pilotos e de público, uma vasta equipa de reportagem e acima de tudo um grande espírito de fairplay durante toda a prova, sem incidentes de maior,o que por vezes, pela falta de experiência, tem tendência a acontecer.

Que comparação faz com a corrida de Leiria?
Pois, sinceramente julgo que depois da experiência de pilotagem à chuva, teria de estar bem melhor do que realmente estive. Continuo a ser conservador demais, preocupando-me essencialmente em evitar erros do que propriamente em ser muito rápido,o que se espelha totalmente nos meus tempos por volta e obviamente na minha classificação final.
O 14º lugar nos treinos foi a sua pior qualificação de sempre. Quer comentar?
Tal como disse anteriormente, a minha abordagem cautelosa espelha-se nesse resultado, pois o principal objectivo que tive nos treinos era ver as condições existentes e tentar dentro dos possíveis saber qual a melhor maneira de evitar os piões que certamente iriam existir durante toda a corrida a todos nós...


Contudo, acabou por efectuar uma recuperação sólida e eficaz até à 10ª posição. Qual a sua estratégia, ou atitude? O que mudou desde a corrida de Leiria? Sente que fez progressos na pilotagem à chuva?
Julgo que a minha táctica de corrida resultou tal como tinha planeado; tive uma largada forte pelo lado de fora, o que me permitiu ficar logo atrás do Ismael perto da 10ª ou 9ª posição e sabendo de antemão que era dos mais lentos em pista (tal como se pode confirmar pelos tempos por volta) joguei nos erros dos adversários... Tentei adoptar um ritmo estável e evitar os deslizes que iam acontecendo um pouco por toda a pista a todos os pilotos e embora tenha cometido mais erros do que gostaria, parece-me que dificilmente conseguiria melhorar a minha classificação final.


Como reagiu à largada e à primeira volta?
A largada posso dizer que foi perfeita; consegui logo no arranque ultrapassar o piloto que se encontrava à minha frente pelo lado de fora,o que me permitiu estar em excelente posição na abordagem à longa curva que se segue à recta da meta e evitar grandes toques, que realmente sucederam já na entrada para a curva seguinte, onde se criou uma certa escaramuça, e de onde saí ileso a grande custo mas numa posição dentro do top ten. No decorrer da 1ª volta tentei seguir na traseira do Ismael, mas tal como previa o seu ritmo era demasiado elevado para o conseguir acompanhar.


Foi a 10ª participação e a 10ª vez que terminou uma corrida no Top-Ten. Pensou, durante a corrida, que poderia deixar escapar este recorde para I. Paulino?
Sinceramente foi algo que nunca me passou pela cabeça,apesar de ser um recorde mutio positivo e revelador da qualidade de ambos os pilotos, que se conseguem manter nas posições cimeiras mesmo contra muitos bons participantes que estiveram e estão presentes neste troféu.



Desta vez, não vamos perguntar pelas perspectivas para o campeonato, pois um bicampeão que efectua uma recuperação tão firme como esta, em condições tão adversas, só pode apontar ao título. Fica, então, a pergunta: qual a perspectiva para a próxima corrida?
Só tenho uma perspectiva e no fundo um desejo...que não chova!!! Pois isso nao posso controlar, porque havendo condições climatéricas favoráveis sinto que posso lutar de igual para igual com os pilotos da frente do campeonato.

X GP - Entrevista com Fábio Godinho


(Foto Euroindy)

Parabéns! É o seu melhor resultado de sempre, e pela primeira vez no Top-Ten. Qual a sua opinião geral da corrida?
Foi uma corrida "dura", uma vez que os karts têm pneus duros o que na água não ajudam ninguém. Mas foi um excelente começo de troféu. Julgo que todos nos divertimos, e é mesmo para isso que aqui estamos.


Que comparação faz com a corrida de Leiria, também à chuva?
Na corrida de Leiria para mim foi mais complicado, uma vez que era a segunda vez que andava de kart, e a estreia á chuva. Não fazia a menor ideia como era andar com o piso molhado, e foi a desgraça. Agora, com uma ligeira experiencia nos karts tanto em piso molhado como seco, foi mais fácil ter uma classificação razoável.


Como reagiu à largada e à primeira volta?
Arranquei em oitavo, o que para mim foi excelente e na primeira curva fiquei em quinto. Depois tive a sorte do Cristóvão Sousa e o Ismael Paulino se tocarem, o que me fez subir para terceiro.

Terminou a 3 segundos do pódio, depois de largar de 8º. Como foi a luta com os seus adversários mais directos?
Renhida, porque em vez de tentarmos acelerar para poder passar o nosso adversário, temos de mater a calma para não fazermos peão. As últimas voltas para mim foram as piores, pois já não sentias as mãos e os pés, e tinha de fazer pressão para que o adversário da frente cometesse um erro e perdesse tempo.


O 5º e o 6º lugar são um bom resultado de estreia para A Morte Team?
Sim, foi um bom resultado tendo em conta as condições. Estamos em terceiro a 8 pontos do BF Team, que julgo ser a equipe mais competitiva. Agora é aguardar pela corrida no Bombarral.


Quais as perspectivas para o campeonato?
Temos uma boa perspectiva, foi um bom começo e esperemos que um melhor desenrolar.

segunda-feira, 8 de março de 2010

O regresso das mulheres?

Especula-se, no paddock do Troféu, que o XI GP (Bombarral) poderá voltar a ter uma mulher na lista de participantes. Mais pormenores são, por enquanto, desconhecidos.



Fonte ligada à Organização garante que "essa era uma excelente notícia. As mulheres sempre foram bem-vindas no Troféu, e pena que só tenhamos tido três participantes. Aguardamos a confirmação com expectativa."


O Troféu Pedro Chaves não tem participação feminina desde o V GP (Leiria, Outubro 2008.)

X GP - a entrevista de Paulo Ribeiro





A @cceleron terminou a corrida no 13º e 14º lugares, posições muito aquém do esperado. O que se passou?
Esta corrida não nos podia ter corrido pior… Foi um autêntico desastre. Não nos conseguimos adaptar às condições da pista, falta-nos técnica e experiência em molhado com slicks. Tentámos rodar depressa, fizemos erros consecutivos, pagámos o preço.



Qual a sua opinião geral da corrida?
A corrida foi boa, embora a luta fosse com a pista, não entre os pilotos. Gostei de ver uma partida limpa. Houve alguns toques a mais mas, nas condições que estavam, são aceitáveis…



Acreditava poder obter uma melhor classificação?
Sem dúvida. Mas quando tive que deixar passar o pelotão, por duas vezes… percebi que a minha corrida tinha acabado ali. Restava-me controlar os danos.



O que achou da pista da Batalha?
Gosto da pista em seco. Em molhado, chega a ser perigosa demais. Não percebo como uma das melhores pistas do país não pode ter os carros equipados com pneus de chuva. Não é por acaso que, na Europa, se desenvolveram os pneus de chuva. Nos States, preferem parar ou adiar. Os karts pareceram-me bastante bons. A ideia dos lastros é que não faz sentido nenhum… Um peso médio por piloto de 80 quilos? Já agora, temos que ter todos 1 metro e 85?… Em Portugal, o peso médio do piloto varia entre os 70 e 75 quilos. É este o valor de referência na maioria dos kartódromos. Fica a nota. Já andamos a arrastar ferro que chegue…



Como reagiu à largada e à primeira volta?
Foi o meu melhor período da corrida! Ganhei lugares na partida ao curvar por dentro e consegui aguentar-me no tráfego. Quando quis ir buscar os primeiros, comecei a minha longa série de “têtes” e pronto, acabou-se…



Sabia em que posição estava?
Nunca soube… É pena que os kartódromos não tenham um totem de classificação a seguir à meta… Era o ideal.



Como estavam as condições de visibilidade?
Aceitáveis durante quase toda a corrida. No final, piorou, a viseira estava toda cheia de terra, lama e embaciado…



Quais as perspectivas para os campeonatos?
Estamos muito expectantes… A nossa pontuação foi mínima e as restantes equipas ganharam uma grande vantagem, difícil de recuperar rapidamente. Só depois da prova no KIRO poderemos aferir melhor a situação. Mas estamos feridos no nosso orgulho. Vamos para o Bombarral para atacar a fundo. É tudo ou nada.

domingo, 7 de março de 2010

X GP - a Crónica de Tiago Capela

Ficamos com alguns excertos da conversa de Tiago Capela com o Blogue:


"...nos treinos tive problemas com o kart; eu acelerava mas o motor morria. Teve de ser substituído."
"... ainda nos treinos, apertei demais na longa esquerda que antecede o gancho interior, e fui parar à valeta. Com isto tudo, praticamente só fiz 2 voltas lançadas! Nem sei como fiz a pole position..."
"As primeiras voltas andei atrás do Ferreira, a estudar as trajectórias dele, até o conseguir passar. Depois, fui-me embora..."
"Ainda estive para largar de último! O que dá gozo são as ultrapassagens..."
"Fazer as curvas por fora, travar nos correctores de cimento, aproveitar o cimento sempre que possível - isto era o que o pessoal deveria fazer..."

sábado, 6 de março de 2010

X GP - Crónica de Michael Augusto



"Gostei da experiência à chuva, mas tive azar na prova, porque o motor do meu kart engasgou e tive que ir trocar o kart às boxes, fazendo-me perder demasiado tempo. A largada correu-me bastante bem e a primeira volta também, mas a partir da segunda foi um descalabro, fruto da falta de experiência de conduzir à chuva e pelo azar que tive no kart. A prova pode ser bonita à chuva, mas eu prefiro um céu limpo.
Espero melhorar significativamente a minha prestação na próxima prova, até porque os Renegados têm algumas esperanças no seu corredor de eleição...LOL!
Vou fazer tudo para poder comparecer às provas, gostaria é de, com alguma antecedência, saber as datas."




Nota do Blogue: as voltas de M. Augusto comprovam os problemas mecânicos sofridos pelo piloto dos Renegados.




Nota da Organização: foi a pensar nesta necessidade legítima de saber as datas das provas, expressa pelo M. Augusto, que se determinou a publicação em permanência do calendário neste Blogue (no menu do lado direito.)

sexta-feira, 5 de março de 2010

Largada e primeiras 2 voltas

ficamos com o primeiro vídeo do GP de abertura de 2010.



É visível, entre muitos outros pormenores, que Tiago Ferreira liderou o início do GP, que R. Vrielink chegou a estar em terceiro, que I. Paulino perdeu 4 posições na largada, e é visível que M. Augusto teve problemas mecânicos logo à segunda volta.

X GP - Entrevista com José Figueiredo

(Foto Euroindy)





Benvindo ao Troféu Pedro Chaves! Qual a sua opiniao geral da corrida? Como é pilotar à chuva?

É um prazer correr para o troféu Pedro Chaves.

A corrida correu bem, embora não tenha sido uma classificação merecedora de destaque, serviu bastante o seu propósito a nível pessoal, melhorar as performances, em especial com troço tão molhado como o desta prova.

Bem, tenho muito a aprender acerca de condução em piso molhado, em que o nível de confiança ainda não se encontra no seu melhor, afectando directamente as prestações.



Como reagiu à largada e à primeira volta?

No meu ver, não foi um ponto particularmente importante nesta etapa, visto que me propus a melhorar os níveis de confiança em estrada molhada.



E durante a corrida? Muitos piões?

A falta de confiança no piso e no kart devido ao tempo que se fez sentir não permitiu muitos piões, pelo que fiquei sempre com uma margem de segurança. Talvez por isso se explique o lugar por mim alcançado. Mas aconteceram… Oh se aconteceram…



Terminou 30s atrás do seu colega de equipa e 8s à frente de J. Lapão. Foi uma corrida solitária ou teve lutas com alguem?

Tive as minhas lutas, mas erros fatais deram cabo de algumas prestações aceitáveis em voltas isoladas.



Para terminar, quais as perspectivas para as restantes 4 provas do campeonato?

Conseguir o top 10 em piso seco, é esse o meu próximo objectivo e claro, conseguir dar o meu contributo para subir consideravelmente os pontos da equipa.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Comunicado da Organizaçao do Troféu

A Organizaçao vem por este meio esclarecer o seguinte:


"Relativamente ao comentário recentemente colocado pelo comentador Um Amigo,

«Venho por este meio chamar à atenção da organização pelo enorme lapso cometido nos agradecimentos...Por ventura n se terão eskecido de agradecer ao nosso reporter de boxes,autor dos flash interviews, Nuno Reis? E já agora também poderiam deixar uma palavrinha de apreço a outro repórter fotográfico de dia, Helder Antunes. Não eskecendo também os agradecimentos aos fãs k se deslocaram em grande número ao kartódromo,apesar das condições atmosféricas nada convidativas...Espero k se faça alguma justiça e k a organização retifike este lapso. »

a Organizaçao vem esclarecer que subscreve inteiramente esta opiniao e que quaisquer responsabilidades pela linha editorial do Blogue do Troféu devem ser assacadas por inteiro ao Blogue, que é uma entidade totalmente independente da Organizaçao, e totalmente impremiável a pressoes - ao invés aquela investigadora que é premiável a pressoes do Governo. Pelo menos foi isto que lemos hoje num rodapé da TVI, à hora do almoço."




Nota do Blogue: também nós subscrevemos esta opiniao do Um Amigo. Aguardávamos apenas que o sr. Reis e o sr. Antunes nos fornecessem o seu material para fazermos a devida vénia. Ao contrário do que Um Amigo pensa, nós nao andamos a dormir - mas temos mais coisas para fazer.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Alteraçao ao Regulamento: Calendário

Está publicado o calendário do Troféu para 2010, que passará a estar em permanencia no menu lateral deste blogue (à direita). O calendário nao é definitivo e poderá ser alterado.

Por esse motivo, e para que sejam claras as regras para eventuais alteraçoes de datas, foi acrescentado um ponto ao regulamento do Troféu, relativamente ao calendário, que pode ser consultado aqui.

X GP - entrevista c/ Tiago Nunes

Tiago Nunues (foto Euroindy)
Qual a sua opinião geral da corrida? Como é pilotar um kart à chuva?
Espectacular, fisicamente quer mentalmente muito mais desgastante. Do ponto de vista fisico ao sentir o corpo ensopado, tanto da chuva, como dos pneus que projectavam agua para cima dos concorrentes, o frio nos membros praticamente imoveis e limitados aos movimentos banais de conduçao. Do ponto de vista mental, a incerteza entre o arriscar e o prevenir entre condiçoes climatericas tao adversas, propicias a muitos erros por parte dos pilotos.


Nunca tinha pilotado à chuva, e há 1 ano e meio que nao se sentava num kart. E no entanto, qualificou-se em 13º e terminou em 11º. Pode-se considerar um bom resultado?O bom resultado para mim foi a diversao, e deixar o quotidiano na gaveta. Sabia perfeitamente que era dos pilotos mais inexperientes senao o mais inexperiente do pelotao, desde ja gostava de felicitar a organizaçao na subida clara de qualidade dos pilotos concorrentes, aprendi bastante nesta corrida.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

segunda-feira, 1 de março de 2010

X GP - entrevista c/ Ismael Paulino

I. Paulino (foto Euroindy)
O 4º lugar é um bom resultado?
Como referi na entrevista vídeo, é um resultado que sabe a pouco porque eu tinha andamento para ter ficado em terceiro. No entanto, nao deixa de ser bastante positivo, especialmente para quem tinha apontado ao top ten.


Qual a sua opiniao geral da corrida?

Creio que foi uma das melhores corridas que fizemos, pois nao só não houve - que eu saiba - polémicas negativas, como o pessoal estava genericamente satisfeito. Ao contrario do que aconteceu em Leiria, onde o pessoal nunca tinha andado à chuva nem estava à espera que chovesse e foi apanhado de surpresa, aqui já todos sabíamos ao que íamos depois de todos os temporais e do alerta vermelho. E penso que isso também se reflectiu na atitude que tivemos em pista. Quero, portanto, deixar uma saudacao a todos, e em especial aos pilotos d' A Morte, ao Bajouco e ao Cristovao, com quem andei a lutar durante quase toda a corrida, o que foi um prazer e uma satisfacao enorme. Bem diferente de Leiria, que foi para mim uma corrida extremamente solitária.

Acreditava poder qualificar-se em quarto?