quarta-feira, 3 de março de 2010

X GP - entrevista c/ Tiago Nunes

Tiago Nunues (foto Euroindy)
Qual a sua opinião geral da corrida? Como é pilotar um kart à chuva?
Espectacular, fisicamente quer mentalmente muito mais desgastante. Do ponto de vista fisico ao sentir o corpo ensopado, tanto da chuva, como dos pneus que projectavam agua para cima dos concorrentes, o frio nos membros praticamente imoveis e limitados aos movimentos banais de conduçao. Do ponto de vista mental, a incerteza entre o arriscar e o prevenir entre condiçoes climatericas tao adversas, propicias a muitos erros por parte dos pilotos.


Nunca tinha pilotado à chuva, e há 1 ano e meio que nao se sentava num kart. E no entanto, qualificou-se em 13º e terminou em 11º. Pode-se considerar um bom resultado?O bom resultado para mim foi a diversao, e deixar o quotidiano na gaveta. Sabia perfeitamente que era dos pilotos mais inexperientes senao o mais inexperiente do pelotao, desde ja gostava de felicitar a organizaçao na subida clara de qualidade dos pilotos concorrentes, aprendi bastante nesta corrida.


Como reagiu à largada e à primeira volta?


Recuperei dois lugares logo na largada, mas o facto de os ter recuperado deixou-me na parte interior da pista, a parte mais lenta, tendo ensopado os pneus que ja sofriam um defice claro de aderencia, tal como engasgava o meu kart a sair das curvas, criando logo um gap em relação aos primeiros classificados.


Qualificou-se um lugar à frente de J. Rodrigues e terminou um lugar atrás dele, a 2,4 segundos. Como foi lutar com o bicampeão do troféu? Andaram juntos, ao longo da corrida?Não, o João andou praticamente a minha frente na corrida toda, no momento que fui ultrapassado pelo grupo dos primeiros classificados, aproveitei-me da experiência dos mesmos e copiei as trajectórias e os movimentos corporais em relação a inercia, a partir dai aumentei claramente a velocidade e estabilidade do kart e fui reduzindo a diferença em relação aos outros concorrentes.


E agora, quais as perspectivas para o campeonato 2010? A sua vida pessoal permitir-lhe-á estar presente em outros sábados à tarde?Acho melhor não participar muitas vezes ou ainda dou um salto para a F1.

1 comentário:

João Rodrigues disse...

Keria apenas dizer 2 coisas,primeiro k ao contrário do k Tiago Nunes diz,estive bastantes voltas atrás dele,tendo apenas aproveitado um ou outro deslize para o ultrapassar,portanto muito mérito dele em ter andado bem mais rápido k eu.No entanto comprende-se a sua confusão,pois no meio da chuva e c a fraca visibilidade,é natural k ele n me tenha diferenciado por entre os pilotos c os quais andou em disputa directa.Em segundo lugar gostaria de convidar o Tiago a participar nas restantes provas,pois se gostou da experiência da chuva nada melhor k continuar a praticar seja em k condições for,p no próximo campeonato ser mais um candidato às vitórias..Keremos no troféu pessoas assim,k se divirtam c a experiência e k façam parte deste convivio "competitivo"..