I. Paulino (foto Euroindy) |
Como referi na entrevista vídeo, é um resultado que sabe a pouco porque eu tinha andamento para ter ficado em terceiro. No entanto, nao deixa de ser bastante positivo, especialmente para quem tinha apontado ao top ten.
Qual a sua opiniao geral da corrida?
Creio que foi uma das melhores corridas que fizemos, pois nao só não houve - que eu saiba - polémicas negativas, como o pessoal estava genericamente satisfeito. Ao contrario do que aconteceu em Leiria, onde o pessoal nunca tinha andado à chuva nem estava à espera que chovesse e foi apanhado de surpresa, aqui já todos sabíamos ao que íamos depois de todos os temporais e do alerta vermelho. E penso que isso também se reflectiu na atitude que tivemos em pista. Quero, portanto, deixar uma saudacao a todos, e em especial aos pilotos d' A Morte, ao Bajouco e ao Cristovao, com quem andei a lutar durante quase toda a corrida, o que foi um prazer e uma satisfacao enorme. Bem diferente de Leiria, que foi para mim uma corrida extremamente solitária.
Acreditava poder qualificar-se em quarto?
No início da qualificação, ultrapassei um pelotão de 5 ou 6 pilotos sem que ninguém me ultrapassasse, e isso deu-me a certeza que podia estar no top-ten. A partir daí, tudo podia acontecer... mas perto do fim da qualificacão, um BF passou por mim e pus os pés na terra. O 4º acabou por ser muito satisfatório.
O que achou da pista da Batalha?
Já tinha andado aqui com pista molhada, há quase 3 anos, com um kart 200cc, mas as referencias eram poucas. Como de costume, os treinos e a propria corrida serviram para fazer uma aprendizagem gradual. Para o final da corrida, já estava muito mais à vontade e com possibilidades de atacar, e nao apenas de manter o carro em pista. Se fosse possivel praticar mais...
Perdi sempre muito tempo na primeira curva, por exemplo, pois so bastante tarde me senti seguro para a fazer quase sem abrandar, e acelerando a meio para a traseira equilibrar a fugida da frente. À saída da curva 4, entrando na recta oposta, tinha sempre muitas dificuldades em manter o kart direito - embora isso desse uma sensação espectacular, pois toda a curva 5 (que em seco nem se considera uma curva) era feita em slide! O cimento, em geral, tinha melhor aderencia que o asfalto, e isso era bom no gancho no final da recta oposta, e na curva seguinte... e a Parabólica estava excelente para controlar o slide, obrigando a "aterrar" no corrector de cimento! Mas, é claro que não estava assim tão rápido - fiz apenas a 8ª volta mais rapida - mas tinha andamento para os meus adversários directos.
Como reagiu à largada e à primeira volta?
Foi bom ver que ninguém foi demasiado afoito, talvez porque todos estavam conscientes do estado da pista. Arranquei com demasiadas cautelas e perdi vários lugares; no final da primeira volta devia estar em 8º ou 9º.
Como recuperou esses lugares?
Comecei a atacar, com cautelas, e os pilotos à minha frente, como o Reinold, foram cometendo erros. Nessas primeiras voltas nao ultrapassei ninguem, propriamente falando - apenas foram saindo da frente. Depois vi-me no meio de uma série de pilotos vestidos de escuro, e capacetes escuros, e foi trocando posicoes com eles.
Sabia em que posição estava?
Sabia que estava algures entre o 3º e o 6º. Vi no final que o Cristovao ficou em 9º, mas nao sei quando é que "sumiu" da frente. No final da prova, estava encostado ao Bajouco e tentei atacar, mas não quis deitar tudo a perder.
Como estavam as condicoes de visibilidade?
Tal como em Leiria, a dada altura da corrida optei por correr o risco de levantar a viseira, pois isso permitia-me atacar e usufruir a 100% do enorme prazer de pilotar um kart com chuva. Quanto a chuva, creio que caiu um aguaceiro mais forte durante os treinos, mas penso que foi só.
Quais as perspectivas para os campeonatos?
A vitoria do Capela não é uma surpresa, nem o pódio do Ferreira, mas o resultado conjunto da BF pode ser um indicador para o resto do campeonato. Em todo o caso, como é costume no Troféu, na proxima prova tudo será diferente - especialmente se não chover, e já tenho saudades de pilotar com piso seco! Mantenho o meu objectivo de terminar no top ten - para já, comecei melhor que em 2009. Quanto à 150 SARIP, estamos em 6º e isso é para já um bom resultado. Espero ter reforços na próxima corrida.
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