terça-feira, 9 de março de 2010

X GP - Entrevista com João Rodrigues

(Foto Euroindy)

Qual a sua opinião geral da corrida?
Apesar das condições atmosféricas adversas, julgo que no plano desportivo foi das melhores que tivemos até hoje no troféu, grande afluência de pilotos e de público, uma vasta equipa de reportagem e acima de tudo um grande espírito de fairplay durante toda a prova, sem incidentes de maior,o que por vezes, pela falta de experiência, tem tendência a acontecer.

Que comparação faz com a corrida de Leiria?
Pois, sinceramente julgo que depois da experiência de pilotagem à chuva, teria de estar bem melhor do que realmente estive. Continuo a ser conservador demais, preocupando-me essencialmente em evitar erros do que propriamente em ser muito rápido,o que se espelha totalmente nos meus tempos por volta e obviamente na minha classificação final.
O 14º lugar nos treinos foi a sua pior qualificação de sempre. Quer comentar?
Tal como disse anteriormente, a minha abordagem cautelosa espelha-se nesse resultado, pois o principal objectivo que tive nos treinos era ver as condições existentes e tentar dentro dos possíveis saber qual a melhor maneira de evitar os piões que certamente iriam existir durante toda a corrida a todos nós...


Contudo, acabou por efectuar uma recuperação sólida e eficaz até à 10ª posição. Qual a sua estratégia, ou atitude? O que mudou desde a corrida de Leiria? Sente que fez progressos na pilotagem à chuva?
Julgo que a minha táctica de corrida resultou tal como tinha planeado; tive uma largada forte pelo lado de fora, o que me permitiu ficar logo atrás do Ismael perto da 10ª ou 9ª posição e sabendo de antemão que era dos mais lentos em pista (tal como se pode confirmar pelos tempos por volta) joguei nos erros dos adversários... Tentei adoptar um ritmo estável e evitar os deslizes que iam acontecendo um pouco por toda a pista a todos os pilotos e embora tenha cometido mais erros do que gostaria, parece-me que dificilmente conseguiria melhorar a minha classificação final.


Como reagiu à largada e à primeira volta?
A largada posso dizer que foi perfeita; consegui logo no arranque ultrapassar o piloto que se encontrava à minha frente pelo lado de fora,o que me permitiu estar em excelente posição na abordagem à longa curva que se segue à recta da meta e evitar grandes toques, que realmente sucederam já na entrada para a curva seguinte, onde se criou uma certa escaramuça, e de onde saí ileso a grande custo mas numa posição dentro do top ten. No decorrer da 1ª volta tentei seguir na traseira do Ismael, mas tal como previa o seu ritmo era demasiado elevado para o conseguir acompanhar.


Foi a 10ª participação e a 10ª vez que terminou uma corrida no Top-Ten. Pensou, durante a corrida, que poderia deixar escapar este recorde para I. Paulino?
Sinceramente foi algo que nunca me passou pela cabeça,apesar de ser um recorde mutio positivo e revelador da qualidade de ambos os pilotos, que se conseguem manter nas posições cimeiras mesmo contra muitos bons participantes que estiveram e estão presentes neste troféu.



Desta vez, não vamos perguntar pelas perspectivas para o campeonato, pois um bicampeão que efectua uma recuperação tão firme como esta, em condições tão adversas, só pode apontar ao título. Fica, então, a pergunta: qual a perspectiva para a próxima corrida?
Só tenho uma perspectiva e no fundo um desejo...que não chova!!! Pois isso nao posso controlar, porque havendo condições climatéricas favoráveis sinto que posso lutar de igual para igual com os pilotos da frente do campeonato.

Sem comentários: