quinta-feira, 16 de outubro de 2014

XXXVIII GP - entrevista c/ I. Paulino

150 SARIP: Paulino com -1,5s/ volta e -25 kg que Vrielink
Qual a sua opinião geral da corrida?
Foi um óptimo regresso para mim, foi bom rever os amigos, conhecer toda a malta que surgiu em 2013 e 2014 e ver como está o nível actual do TPC. O resultado também foi óptimo, tendo em conta que estive sem fazer uma única volta durante 2 anos. Esperava causar uma surpresa nos treinos devido ao meu peso actual de 57 kg, que inclusivamente já levou os meus familiares a sugerir um médico, e esperava depois perder posições na corrida, pois não tenho feito qualquer exercício físico e seguramente iria perder a forma nas últimas voltas. Foi precisamente o que aconteceu, mas em posições melhores do que o que esperava.

Acha que o seu resultado pode influenciar a Organização do TPC a optar por lastro para o próximo ano?
Essa pergunta parece enviesada, mas está à vista que era impossível eu qualificar-me e terminar nestas posições se tivesse uns bons 15kg em cima dos meus 57kg. O regresso do lastro será de toda a justiça.

Qual a sua opinião sobre os treinos?

Por coincidência eu e o meu colega de equipa fomos os dois primeiros a sair para a pista, e deu para ver que ele teria um kart mais desalinhado ou com algum problema, porque era como se estivesse parado e o peso não explicava a diferença que depois vimos ser de 1,5s. Como ninguém me ultrapassou, sabia que iria provavelmente ficar mesmo entre o 5º e o 7º, o que seria bom tendo em conta a circunstância. Terceiro lugar foi uma surpresa para mim.

Como reagiu à largada e à primeira volta?
Larguei muito bem e foi óptimo, depois de 2 anos parado, passar a primeira volta emparelhado entre dois carros do Grupo Vírus e até sonhar com a ideia de acompanhar a Bea. No final da primeira volta esqueci-me que os pneus estavam ainda frios, e o Manuel passou-me com facilidade na travagem para a curva 1.

Que estratégia seguiu a partir daí?
Ao fim de 2 voltas deixei de sonhar com os Vírus. Nas voltas seguintes pensei que ia formar um comboio atrás de mim, mas depois vi que só tinha dois adversários atrás. O Humberto estava a andar mais rápido que eu, e eventualmente deixei-o passar (por volta da 10ª volta) para ter uma "lebre". Mesmo quando ele foi à escapatória na última curva e o passei, não forcei quando ele retomou. Preferi seguir no escape dele pelo menos umas 10 voltas e ver se com isso ganhávamos tempo ao Mário e a outros - e no fim, esperar que um milagre me devolvesse o pódio.
Com isso garanti o 4º lugar, uma vez que o Mário, de facto, não conseguiu acompanhar-nos. Mas o milagre também não apareceu. A partir dos 20 minutos, fiquei cada vez mais desconfortável e nas últimas 3 voltas perdi 4 segundos para o Humberto - e nem sinal de retardatários que me pudessem ajudar nesse sentido. Parabéns ao Humberto pelo seu primeiro pódio! Ele e o Mário Alemão eram capazes de fazer uma boa equipa para 2015.

Qual o seu balanço do campeonato e perspectivas para 2015?
Consolidámos mais um top ten para a 150 SARIP, óptimo dadas as circunstâncias - e até trepámos para o 8º! Para 2015, é certo que não voltarei para todas as corridas, é certo também que espero vir mais vezes e, acima de tudo, que a 150 SARIP vai honrar os pergaminhos e não vai desistir - somos Campeões e temos uma história a honrar!

Sem comentários: