quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Francisco Ferreira: "Formamos uma equipa sólida e competitiva"



TPC - Parabéns, Francisco! Sagrou-se Vice-campeão do Troféu Pedro Chaves e venceu, com a Boralá, o Troféu de Equipas! Como se sente, ao obter tão boas classificações numa temporada?

Francisco Ferreira - Obrigado, sinto-me bem! Sei que tive boas prestações ao longo de todo o campeonato, assim como o Tereso e, como tal, acho que o título de Troféu de equipas foi merecido. Quanto ao 2º lugar do campeonato, sei que tive sorte devido aos outros pilotos não comparecerem em todas as provas, senão teria ficado mais abaixo na tabela...


TPC - Terminou a corrida de Leiria no 9º lugar, depois de obter o sétimo tempo nos treinos, um pouco abaixo do que nos tem habituado. O que o impediu de estar mais à frente, nos treinos e na prova?

FF - Leiria foi uma estreia, tentei logo ao ínicio ir atrás da Bea mas foi impossível, deixei-me passar pelo Paulo Correia e fiz a qualificação atrás dele, o que resultou em tempos muito idênticos e deu para "estudar" o percurso. No entanto a diferença de karts era grande, o que explica um pouco a classificação geral da corrida. Serviu para compensar a sorte que tive no Carregado... Faz parte do campeonato!

TPC - Qual a sua visão da prova? Acha que poderia ter feito melhor? Como foi a corrida, com Caetano e Tereso? Houve jogo de equipa ou foi cada um por si?

FF - Em termos de estratégia de equipa não houve, foi cada um por si. Só o facto de participarmos penso que já dava o título de equipa e eu só precisa de ficar no Top Ten, pelo que depois de algum tempo em luta com o Caetano, optei por manter a 9ª posição e assegurar a 2ª posição do campeonato, não fosse fazer algum pião e caír na tabela um ou dois lugares, desnecessariamente.

TPC - Terminou na 2ª posição do Campeonato de Pilotos 2014 e conquistou o 1º lugar no Troféu de Equipas com a Boralá e Luís Tereso. Uma época muito bem sucedida, portanto! Quais são as suas perspectivas e expectativas para 2015 a nível pessoal e de equipa?

FF - Para a equipa e se o Tereso estiver de acordo, mantemos a Boralá. Formamos uma equipa sólida e competitiva! Diverti-me bastante este ano, até ao fim de 2013 andava no máximo uma vez de kart num ano inteiro. Por isso, para mim, foi uma barriguinha cheia de provas! Gosto imenso do grupo e faço questão de continuar a comparecer em todas as provas. Espero com a experiência deste ano melhorar alguns aspectos, como ultrapassagens, defesa de posição, e estar mais à vontade nestas situações para evitar piões, como me aconteceu duas vezes na Batalha...

TPC - Como comenta os rumores de lastragem e mais provas em 2015?

FF - Venha 2015, seja com que regras fôr. Sei que vou ser penalizado pelo lastro, mas é mais justo para todos. Sou a favor de se fazerem 8 provas, não que 6 tenham sabido a pouco, mas mais duas não fazem mal a ninguém e, para quem esteja em luta pelo campeonato, se tiver de faltar a uma prova é "menos penalizado". E como o primeiro objectivo é o divertimento e espírito de amizade, mais não faz mal! Na Euroindy, dada a juventude e qualidade da frota, julgo que devíamos fazer duas provas, foi onde mais me diverti, e mais gozo me deu carregar no direito. Um abraço!

Sem comentários: