quinta-feira, 31 de maio de 2012

XXIV GP: Vrielink ausente!

Uma semana de más notícias para a 150 SARIP. Depois da Admoestação a Paulino, eis que Vrielink anuncia a sua ausência, em comunicado.

"Por motivos profissionais, não poderei participar na prova de 16 de Junho. Contudo, pretendo confirmar a minha candidatura ao 2do lugar do campeonato de pilotos.

Apelo também ao Tiago Capela e ao Nelson Silva que participem nesta prova para que haja mais competitividade nesta prova e que me possa ajudar no objectivo acima mencionado.

Desejo uma boa prova a todos
Abraço
Reinold"

Das palavras de Vrielink está implícito que o título de pilotos está praticamente atribuído a R. Durão, pois fica agora com 19 pontos de vantagem sobre o piloto mais próximo dos que vão participar na Batalha, que será P. Ribeiro.

A reacção da 150 SARIP foi a esperada:
"É pena que o Reinold não possa vir, pois abdica de lutar pelo título e para a 150 SARIP passará a ser impossível também revalidar o título de 2011, mas continuamos a lutar por um lugar no pódio por equipas. O que interessa é que a Briosa ganhou a Taça!!!!"


O Blogue pensou em obter reacções de Durão, quase virtual campeão, bem como de Tiago Capela e Nelson Silva, visados no comunicado, mas sinceramente não estivemos para isso. Fomos antes beber uma mini.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Paulino castigado com Admoestação

imagem daqui
A Organização decidiu penalizar I. Paulino com uma admoestação pelo comportamento perigoso demonstrado no XXII GP, em Leiria.

O piloto bombarralense foi visto a circular com a viseira do capacete levantada, o que, não constituindo uma infração ao regulamento, constitui uma infração aos regulamentos mais ou menos escritos de todos os kartódromos.

Durante o processo disciplinar, Paulino alegou que "não via um bovino" devido às más condições atmosféricas , mas a Organização foi inflexível e admoestou sem dó nem piedade, e de forma tão determinada como AJ Seguro castiga o governo com as suas abstenções demolidoras.

A 150 SARIP já acatou a admoestação e respondeu da seguinte forma:

"Ah, foi admoestado? Que se lixe, a Académica ganhou a Taça..."

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ribeiro testa K4A

Ribeiro ao volante do K4A
P. Ribeiro aproveitou para fazer mais uns quilómetros de prepação para a próxima prova do TPC ao experimentar o K4A, no passado sábado, em Almeirim. Com 150cm3 a 4T, 15 cavalos, às 10.500rpm, trata-se de um novo conceito de karting que, nas palavras do portal do Open Karting:

"Um kart que preenche o vazio entre os karts de aluguer e os karts de competição, um kart competitivo mas económico e fiável. Um kart para conduzir depressa sem ter que pensar no trabalho ou no esforço financeiro com a manutenção."

Toda a história no Portal do Open Karting 4T, (aqui).

XXIII GP - entrevista com R. Durão

R. Durão (12) deixou Rodrigues (13) largar na frente para dar um pouco de
espectáculo à corrida antes de "desaparecer".  Vrielink (5) haveria de manter o
3º lugar no final, depois de muitas peripécias.
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida?
Foi uma prova extremamente divertida! A pista no sentido inverso é realmente fantástica. O tempo estava muito quente, mas creio que é um bom teste à resistência dos pilotos, não foi necessariamente mau. A organização do TPC esteve bem como sempre.


Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?

segunda-feira, 28 de maio de 2012

XXIII GP - D. Santos na RTC

Enquanto não chega a entrevista com R. Durão, o vencedor do XXIII GP e líder do campeonato, bem como outras novidades que estão mesmo aí a romper, ficamos com a reportagem em cima do acontecimento - o momento em que D. Santos foi contratado pela RTC Racing Team, momentos antes do início do GP em Almeirim.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

AAC/OAF: 150 SARIP em delírio

A crise que ameaçava instalar-se no seio da 150 SARIP, com a aparente quebra de resultados e alguma indefinição sobre os objectivos para o restante campeonato, foi afastada com um golpe de cabeça de Marinho aos 3 minutos de jogo, na final da Taça de Portugal, no estádio nacional do Jamor, em Oeiras.
"Grandioso" foi como R. Vrielink descreveu a conquista da Briosa, enquanto I. Paulino sublinhava o carácter "incrível, épico e inesquecível" depois de um belo jogging à Forrest Gump desde Linda-a-Velha. O director desportivo, D. Sousa, espera que esta conquista da Académica inspire os pilotos da 150 SARIP a darem tudo pela conquista do título de equipas, que continua ao alcance, e que R. Vrielink não desista do título de pilotos. Venha a Supertaça e a Liga Europa!!

Entrevista com Tiago Nunes

Já participaram 121 pilotos no TPC desde 2007, e o Blogue vem trazer alguns deles ao convívio geral. Hoje é a vez de Tiago Nunes. 


Olá, Tiago. Como tem acompanhado a evolução do TPC?
Olá a todos! Um abraço especial aos "karters" do TPC. Apesar de já estar arredado à algum tempo, penso que o troféu se tem dado a conhecer, e tem havido cada vez mais qualidade nas provas.


 O seu momento de glória foi o X GP (Batalha 2010), onde lutou roda a roda com o actual detentor dos recordes de títulos, de vitórias e de pontos do TPC, e conseguiu os seus primeiros pontos. Que memórias guarda dessa prova?

domingo, 20 de maio de 2012

XXIII GP - entrevista com I. Paulino

Paulino segurando adversários
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida? Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?
O problema não foi o tempo, foi mesmo os karts e o comportamento dos seus travões. Tal como na corrida aqui feita em chuva, não consegui adaptar-me ao tipo de travagem. O kart trava muito bem, mas em todos os ganchos a traseira afundava-se e não conseguia recuperá-la. Basta ver que fui quase sempre ultrapassado em aceleração.
Nos treinos segui o Daniel Ferreira e mantive o ritmo dele. Quando me decidi a fazer a Parabólica a fundo, percebi que até me aproximava um pouco, mas para os ganchos nunca encontrei solução.
Na corrida, a sensação foi sempre a de estar em perda. Ganhei até um lugar ao Paulo Ribeiro na largada, mas ele estava bem mais rápido que eu, ao ponto de se colocar ao meu lado na Parabólica, e era uma questão de tempo até me passar.

sábado, 19 de maio de 2012

XXIII GP - entrevista com R. Vrielink

A nova decoração estreada em Almeirim por R. Vrielink.
Trabalho de Fernando Pires
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida?
A Organização esteve muito bem, especialmente nas negociações 2 minutos antes do inicio dos treinos, para alterar a pista. A pista invertida mostrou ter sido uma aposta ganha pois é realmente mais divertida e exigente. O pelotão andou sempre muito junto em lutas constantes. A multidão que veio assistir à prova terá certamente dado por bem empregue o seu tempo. O mais negativo foi mesmo o tempo que o kartódromo demorou a preparar os karts.


O reabastecimento deveria ter sido efectuado muito antes. Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?

sexta-feira, 18 de maio de 2012

XXIII GP - entrevista com E. Silva

E. Silva (10), na primeira volta, entre os 150 SARIP's.
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida? 
Em primeiro lugar o calor que se fez sentir na tarde do último sábado, com temperaturas a rondar os 34º, foi com certeza para todos a maior dificuldade neste convívio no traçado de Almeirim. Realço, uma vez mais e, desde já, o extraordinário e visível aumento de competitividade de todos os participantes sem excepção, comprovado pelos resultados, como se pode verificar. Aproveito a oportunidade para enviar também um agradecimento especial não só aos concorrentes (dois, salvo erro) a serem dobrados, mas também em outras situações similares, onde o melhor comportamento desportivo imperou de uma forma evidente. Sobre a corrida, obtendo a 4ª melhor marca nos treinos mantive, após a partida, a mesma posição durante as primeiras voltas, até que, com um andamento mais rápido que o Vrielink, concorrente que me precedia, concluí com êxito, um pouco mais tarde, a ultrapassagem, posicionando-me assim no terceiro lugar. Durante um largo período, nunca perdendo de vista os dois primeiros, consegui assim rodar encostado ao João Rodrigues, que ocupava nesse momento o 2ª posto.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

XXIII GP - entrevista com Filipe Fonseca

Venizelos e Papandreou, o actual e o anterior líderes do PASOK,
já debateram a hipótese de criarem uma equipa no TPC quando
forem corridos da Grécia, tal como o sr. Sócrates foi para Paris.
Foto Bloomberg
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida? 
 Fui dos primeiros a contestar a inversão do sentido da pista assim que a decisão foi tomada, mas também o primeiro a reconhecer que estava errado, pois o circuito é muito mais divertido assim. Comparado com o Carregado, as condições metereológicas estavam excelentes.


Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta? 

terça-feira, 15 de maio de 2012

XXIII GP - no Kart-Ja

Também estamos no Kart-Ja.com.

XXIII GP - no Autosport

Mais uma vez, somos notícia no Autosport, com um relato bastante interessante e completo sobre as incidências da corrida do passado sábado! A confirmar aqui.

XXIII GP - Resultados

Para gáudio de todos os que analisar ao pormenor todas as voltas e todos os detalhes, o Blogue já publicou, no respectivo menu, os resultados do XXIII GP, bem como as tabelas actualizadas dos campeonatos (Pilotos e Equipas.).

XXIII GP - entrevista c/ D. Santos

David Santos à entrada da recta das boxes
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida? Bem, o tempo abafado consegui superar com facilidade, visto que antes da prova o bar já estava aberto - e sem querer fazer publicidade ao meu patrocinador de barriga - havia Sagres.



Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?
Toda a prova foi bastante emocionante, desde o primeiro segundo até ao último, manter o kart dentro da pista foi um desafio, por vezes falhado.



O que gostaria de destacar, sobre a corrida?

segunda-feira, 14 de maio de 2012

XXIII GP - entrevista c/ P. Ribeiro

Os slot-cars descritos por P. Ribeiro, dos quais é o próprio
Ribeiro (7) que se destaca, a "dar o bote" em Paulino.
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida? Mais uma prova excepcional! O nível técnico e desportivo dos pilotos participantes no TPC está cada vez mais elevado. Salvo erro, só por uma vez as bandeiras amarelas tiveram que ser agitadas e isto diz muito... E, mais uma vez, creio que tivemos dez pilotos na mesma volta, o que é excepcional, especialmente num circuito novo e nas condições atmosféricas exigentes. Tendo já tido a oportunidade de ter corrido nesta configuração de pista - era o único piloto que já o tinha feito, há 15 anos, mais ou menos - sabia da sua exigência. Pessoalmente, prefiro esta versão do circuito mas devo dizer que, com o piso da "parabólica" degradado como está é apenas perigoso... Aquela zona precisava de ter um piso irrepreensivelmente liso e mais parece um troço de ralis... É pena, seria perfeito. Não me dei muito mal com esta versão do circuito, pelo que me apercebi só não consegui agarrar o Ruben. Mas o João Rodrigues quando defende, defende mesmo... E, com o barulho das luzes, o Reinold - outra vez, já se torna um hábito - aproveitou muito bem para me tirar do pódio... Quanto ao calor, apesar de não ter sido infernal, como no Carregado em 2011, foi muito desgastante. Temos que pensar seriamente em disputar as provas cedo, de manhã, pela fresquinha, neste caso aos Domingos... Organização, organize uma sondagem e coloque o assunto em discussão. É que temperaturas mais amenas não são só melhores para os pilotos mas também para as máquinas, já que os pneus não sobreaquecem e o ar de admissão mais fresco permite um melhor rendimento aos motores...


Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?

domingo, 13 de maio de 2012

XXIII GP - entrevista com J. Rodrigues


Rodrigues segura Durão nas primeiras voltas

Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida?
Mais uma vez tivemos o calor presente nas provas do TPC, como é sabido isso traz-me sempre muitas dificuldades a nível físico, pois acelera de forma muito acentuada o cansaço durante a prova... Gostei muito desta versão da pista, a secção inicial apesar de muito exigente a nível físico, fazendo a parabólica a fundo, revelou-se muito divertida, mas ao mesmo tempo desgastante com o passar das voltas... Sem dúvida uma experiência a repetir,mas se for possível com temperaturas mais amenas...


Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?

sábado, 12 de maio de 2012

Almeirim: Durão destaca-se

David Santos, o Campeão do Vau, a caminho de um bom resultado
que deixou a sua equipa, a RTC Racing Team, no 6º da Geral
Ruben Durão venceu de forma clara e autoritária (hat-trick e 14 segundos de margem) e reforçou a liderança do Campeonato de Pilotos, no XXIII GP Pedro Chaves, em Almeirim. O bicampeão Rodrigues e o campeão Vrielink completaram o pódio.
A prova ficou marcada três factores:

- As condições atmosféricas singulares, à volta dos 34 graus, mas sempre com tempo encoberto, com nuvens altas e muito abafado, aquilo que a Maria João Ruela da SIC chamou "semi-cinzento". Condições difíceis, porém diferentes dos 40 graus do Carregado 2011.

- A estreia do TPC na versão inversa do traçado de Almeirim, que se revelou fisicamente muito exigente, em especial com a longa curva Parabólica que é feita a uma velocidade muito superior do que na versão normal.

- A faceta solidária do TPC, que conseguiu acumular uma pequena quantia para ajudar o João, que sofre de polimicrogiria. Quem quiser saber mais sobre a história e a situação do João, visite a sua página Facebook.

Como curiosidades extra, tivemos ainda a prestação da nova equipa, a RTC Racing Team, que conseguiu incrivelmente uma vitória na sua prova de estreia, e que, com a ajuda determinada de David Santos (que garantiu um lugar na equipa à última hora), saltou directa para o 6º lugar da geral por equipas; e para a estreia da nova decoração do capacete de R. Vrielink.

Corrida - resultados
1º R. Durão
2º J. Rodrigues
3º R. Vrielink
4º P. Ribeiro
5º E. Silva
6º D. Ferreira
7º P. Ferraz
8º M. Alemão
9º I. Paulino
10º F. Fonseca
11º D. Santos

Campeonato Pilotos
1º R. Durão     71 pontos
2º R. Vrielink   59 pontos
3º P. Ribeiro    52 pontos
4º J. Rodrigues 50 pontos
5º M. Alemão   45 pontos
6º P. Ferraz      43 pontos
7º E. Silva        43 pontos
8º D. Ferreira   26 pontos
9º I. Paulino     25 pontos
10º C. Santos   21 pontos
11º F. Fonseca  21 pontos
12º T. Ferreira  16 pontos
13º R. Silva      13 pontos
14º J. Figueiredo 11 pontos
15º D. Santos     10 pontos
16º F. Videira      9 pontos
17º D. Paulino     8 pontos
18º T. Santos      7 pontos

Campeonato Equipas 
1º KXT                         95 pontos
2º Acceleron Motorsport 95 pontos
3º 150 SARIP                84 pontos
4º Crash Test Dummies  47 pontos
5º Albakarting                43 pontos
6º RTC Racing Team     35 pontos
7º Outlaws                     34 pontos
8º BF Team                   16 pontos

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Agora vamos ter sol

imagem daqui
Depois de se ter temido que o TPC 2012 voltasse a ter chuva, pela segunda vez durante um período de seca extrema que entretanto já deverá ter passado a seca moderada, é certo que estará um dia de bastante sol na Quinta da Conceição, em Almeirim, no próximo sábado.

Vejamos as principais novidades no plantel: