sexta-feira, 23 de abril de 2010

XI GP - entrevista c/ João Rodrigues

Em maré de azar, sempre rápido (mais uma pole position!) mas com um toque à Pedro Couceiro, o bicampeão Rodrigues em entrevista.

João, mais um resultado no top ten, mais uma pole position, mas está a 15 pontos da liderança. Qual a sua opinião geral da corrida?
Esta foi a corrida que decididamente frisou que não estou a conseguir manter a eficácia, regularidade e sobretudo a ausência de erros que me permitiu revalidar o título o ano passado. Não tivesse eu cometido um grande erro logo na 2ª ou 3ª volta, julgo que teria capacidade de lutar por lugares mais cimeiros. Foi uma corrida em esforço, para manter contacto com quem seguia à minha frente e para não perder posições para os pilotos que me seguiam, mas apesar de tudo continuo a manter um grande apreço por este kartódromo, pois os declives da pista tornam a condução muito emocionante, colocam um desafio diferente em relação aos demais circuitos do campeonato.


Como reagiu ao aguaceiro que caiu durante os treinos?



Assim que me sentei no kart que me foi atribuído, comecei a ver uns pingos a cair na viseira, mas mantinha a esperança de que não iria chover copiosamente como nas corridas anteriores, e assim se manteve por 2 ou 3 voltas; mas quando caiu um aguaceiro mais forte, que até motivou uma forte saída de pista, fiquei muito receoso, pois como já ficou comprovado, não tenho capacidade de resposta com pista molhada em relação aos mais directos adversários. Foram voltas em que tentei perceber como o kart se poderia portar nestas condições, para que se assim se mantivesse, pudesse ter já alguma ideia do que poderia fazer em ritmo de corrida.


Percebeu que a pista estava a secar rapidamente?
Felizmente a chuva parou, e com o passar das voltas era notório que as trajectórias estavam a secar, e foi nesta altura em que decidi arriscar e dar o máximo, mesmo que pudesse significar um despiste numa pista ainda húmida, pois pensei que os restantes pudessem ser mais cautelosos.


Mais uma pole position, parabéns! Tinha noção que poderia fazer a pole, dadas as condições?
Não sei se por pura sorte ou por ter corrido esse risco, mas o que é certo é que na última volta de qualificação, consegui arrebatar a pole ao meu companheiro Mário Alemão, o que nos permitiu conseguir a primeira linha e colocar em posição privilegiada para a primeira curva, que prometia ser um ponto crítico no arranque da corrida.


Como reagiu à largada e à primeira volta?
O objectivo era simples: aproveitar que estava do melhor lado para fazer a primeira curva, e evitar ser abalroado fazendo um bom arranque...Objectivo esse que cumpri, e como se pode ver pelas imagens já disponíveis, consegui até criar um bom espaço p os adversários durante a primeira volta.


O que aconteceu para perder tantos lugares à 3ª volta?
Julgo que foi na 2ª volta que tudo aconteceu; comecei mal, ao alargar a trajectória na curva inicial, perdendo 2 lugares de uma só vez.. Na curva 2 à esquerda tentei travar e sair por fora, mas levei com dois pilotos que me empurraram para fora, por cima do corrector que me projectou para a relva de onde demorei a sair, entrando novamente em pista na 8ª ou 9ª posição e já com o problema que me afectou durante o resto da corrida. Pois ao passar no corrector o kart saltou e ao cair o assento ficou totalmente p trás, dificultando a chegada aos pedais, o que me criava muitos problemas ao sair das curvas para acelerar, pois não conseguia carregar no pedal a fundo.


É possível, ainda que de forma vaga, ver no fotograma que Rodrigues leva a perna direita
totalmente estendida, para poder acelerar. Em fundo, um dos pilotos da BF Team


Como foi a luta com Sérgio Valente, João Costa e Paulo Ribeiro?
Sinceramenta a luta mais brava foi com o Paulo Ribeiro, fazendo lembrar a disputa da vitória no ano anterior neste mesmo kartódromo, enquanto desta feita era apenas para o 8º lugar. No entanto nunca tive grandes chances, pois devido ao meu problema em acelerar à saída das curvas mesmo quem conseguisse na travagem alguma vantagem, não conseguia nunca tirar partido disso na aceleração. Mas foi uma disputa sempre muito leal e engraçada com um piloto muito correcto, apesar de muito combativo.


A KXT está a 26 pontos da BF Team. Ainda há esperança para revalidar o título de equipas?
Enquanto for matematicamente possível não vamos desistir, mas é óbvio que estamos dependentes de erros por parte dos elementos da BF, erros esse que têm aparecido estranhamente em demasia da nossa parte, ao contrário do que se verificou o ano passado.


Como comenta o facto de terminar atrás de Luís Bajouco sempre que ele participa?
O Luís, tal como o Tiago, são muito bons pilotos e se nas provas anteriores poderia atribuir esses resultados à chuva , desta feita só posso dar-lhes os parabéns por voltarem a revelar uma grande capacidade k lhes permite liderar o campeonato de equipas.


7º, a 15 pontos da liderança. Vê razões para desistir da luta pelo título, num campeonato tão apertado e com tão pouca diferença entre os contendores?
Embora esteja ciente que dificilmente conseguirei recuperar o atraso pontual a todos os pilotos k me antecedem, posso lutar para conseguir subir umas posições e quem sabe acabar no pódio no final do campeonato, e porque não ainda ir a tempo de repetir o triunfo dos anos anteriores...Vamos esperar p ver. Há pilotos em muito boa forma como os BF e o Ismael, e o regresso em grande do Reinold; estes para mim e sem desprimor para os demais, são os grandes candidatos às vitórias nas corridas que se avizinham.

2 comentários:

Paulo "McQueen" Ribeiro disse...

Ah grande JR! É assim mesmo, é sempre no photofinish! Mais um grande duelo! Até nas carambolas, lol!

Abraço!

João Rodrigues disse...

Pena desta vez n ter sido luta p um lugar na frente,mas temos encontro marcado p a próxima corrida em Palmela...