segunda-feira, 20 de julho de 2009

VII GP - entrevista com Nelson Silva

Finalmente, a entrevista mais esperada: Nelson Silva, o vencedor da corrida!



Qual a sua opinião geral da corrida?
Foi uma corrida como é habitualmente neste traçado, muito exigente, também por ser muito técnico, e onde também o calor que se fazia sentir não se tornou assim no melhor " parceiro ". Considerei uma prova competitiva, falando claro de uma maneira geral, onde todos porventura deram o seu melhor. Nestas provas, embora consideradas de " sprint ", acaba por se tornar um factor importante a regularidade, e na minha opinião para obtermos um bom lugar no final da mesma, é fundamental evitar erros ou excessos. Ascendi à primeira posição, após algumas tentativas, depois de " estudar " o melhor local para a respectiva ultrapassagem, uma vez que o andamento de todos os carros e pilotos foram muito idênticos. Não considero que existiu algum " benefício " entre os 3 primeiros e o restante pelotão, pois o nivel de condução imposto pelos pilotos da frente foi bastante elevado, e para alguns ter sido dificil acompanhar esse ritmo, e ter existido algumas dobragens. Agradeço de uma maneira geral a postura correcta de todos os pilotos em pista, uma vez que, aquando das dobragens não encontrei na maior parte das vezes difilcudades de maior...

Como reagiu à largada e à primeira volta?
Considerei também a exemplo de outros pilotos a partida para a prova algo "traiçoeira" uma vez que não esperava que o semáforo verde caísse repentinamente apenas 2 segundos logo a seguir ao vermelho, facto este não transmitido pelo " mister " Pragosa. Estando na 2ª posição da grelha, estava melhor colocado que o 1º para a abordagem à primeira curva, mas este foi após o arranque mais rápido e rodei em segundo lugar sensivelmente até aos 12, 13 minutos.

Agora que foram publicados alguns resultados da corrida, sabemos que o Nelson fez apenas a 4ª volta mais rápida e o sr. Eugénio a 6ª. Os Silva Brawn andaram a fundo durante toda a corrida ou passaram a velocidade de cruzeiro depois de terem a dobradinha assegurada?
O ritmo nos treinos foi mais reduzido da minha parte, pois estava a poupar-me para a corrida. Porque como toda a gente pode ver eu acelero na mão direita, e tenho mais dificuldade em curvar para a direita e acelerar. E as maos não aguentam tanto tempo. Eu e o meu pai corremos cada um por si. Não estava a espera que o meu pai (Eugénio Silva) fizesse o 1 lugar nos treinos e 2 lugar na corrida. Numa corrida de 30 m o que conta não é fazer a melhor volta da corrida, mas sim ser muito regular e andar sempre no mesmo segundo. Nao é fazer 1 volta super rapida e as outras todas lentas.

Finalmente vamos baixar o véu sobre o momento que decide esta corrida. Quando e como é que o Nelson ultrapassou o sr. Eugénio? Foi uma luta verdadeira ou foi uma vitória oferecida simpaticamente, como esta?


GP Japão 1991. Mais uma vez, Galvão Bueno no seu melhor.

Ultrapassei o Eugénio a sair da curva 3 para a descida da curva 4, pois ele andou cerca de 12 minutos em 1ºlugar, tentei fazer várias ultrapassagens sem risco para nao compremeter a corrida de ambos, e cerca de 12minutos de corrida o Eugénio a sair da curva 3 alargou um pouco mais e meti por dentro na descida até a curva 4, e a partir dai fui sempre ganhando tempo sobre o Eugénio mesmo nas dobragens.

Afinal, e do seu ponto de vista, onde está a diferença entre a sua equipa e o restante pelotão?
A diferença que se fez sentir do 1º e 2º classificado para o restante pelotão está simplesmente no facto de termos participado nas 500 milhas Batalha 2009 pela equipa BMG Kart Racing Team ( www.bmgkarts.pt.vu), no qual fizemos 11h de prova non stop, cerca de 200 e poucas voltas a cada piloto, com kart´s 390cc. Penso que a diferença que nos ajudou a ficar com a dobradinha, foi termos já muitas voltas no kartodromo da Batalha.

A questão é incontornável. Com mais 2 provas para disputar até ao final do ano, será Nelson Silva candidato ao título da edição 2009 do Troféu Pedro Chaves?
Tudo está em aberto. No Troféu Pedro Chaves existem alguns pilotos que são muito bons, como por exemplo, o Mário Alemão , que ao longo da corrida vim a reparar que subiu de posiçao e estava a ganhar terreno ao fim de 20minutos de prova sobre mim e o Eugénio. Nao sei se com mais 5 , 10minutos de prova se nao teria ali uma disputa pelo 1ºlugar com o Mário Alemão... Infelizmente não vou poder fazer a ultima prova do troféu, pois vou ser operado em Outubro e vou ter que estar 2 meses de repouso. Mas nesta próxima prova vou fazer os meus possíveis para ficar bem classificado para tentar ficar nos 5 primeiros lugares no fim do troféu, mesmo só com duas provas...

Sem comentários: