quarta-feira, 26 de junho de 2013

XXX GP - entrevista c/ P. Ribeiro

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
Esta corrida foi muito curiosa! Foi a primeira prova de "drifting" em que participei! Enfim, acho que havia mais borracha na pista que nos nossos pneus mas aderência... nenhuma! Agora fora de brincadeiras, foi uma prova que me correu muito bem enquanto durou, cerca de 11 minutos. Foi o tempo dos treinos e  três curvas na primeira volta. Na primeira ainda me safei, na segunda levei vários encontrões e na terceira fui mesmo à viola! Acho que tenho que começar a conduzir com os cotovelos de fora, isto de ser empurrado já começa a ser monótono...
Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?


O piso estava muito difícil. Não era só molhado, era muito escorregadio por causa de toda a borracha que lá ficou da corrida de 24 horas que lá se realizou no fim-de-semana anterior. Por isso era complicado até acelerar e não havia muitas zonas "sujas" onde arranjar "grip". Já corri muitas vezes com piso muito molhado, assim-assim e pouco molhado e em todas as vezes há a necessidade de nos adaptarmos à pista, ao kart e ao piso. É complicado para quem só faz quatro horas de karting por ano. Desta vez quase me magoei a sério quando, ao fazer um pião e ficar imobilizado na pista, o kart que me seguia não conseguiu evitar a colisão e subiu o pára-choques frontal e me "caçou" o pé! Afinal, foi só um susto sem consequências.



Como reagiu à largada e à primeira volta, momentos particularmente complicados com a pista molhada?
Fiquei bem colocado na grelha de partida e arranquei bem. Mas na primeira curva comecei logo a ser "empurrado" e na segunda, já estava literalmente a ser "guiado" pela direita e pela esquerda. Na terceira curva levei mais uns piparotes e pronto, fiquei a ver o pelotão passar. A corrida, para uma posição no pódio, acabou logo ali. O resto da corrida foi tentar fazer o melhor possível, dentro do possível. Mas foi complicado. Parecia que tinha um ímane. Toda a gente me batia e com força! Até o meu companheiro de equipa me deu um toque! Tive diversos duelos interessantes e cometi mais alguns erros e terminei a prova na posição possível...



O Ministro das Finanças afirmou recentemente que a chuva atrasou o investimento e a retoma da economia no primeiro semestre. Qual o seu comentário?
Concordo plenamente. Ainda no outro dia estava a saír de casa para investir e caíu uma carga de água tal que tive que voltar para trás e desistir. Estou à espera de dias mais secos, para o investimento não encolher...



Com 2/3 do campeonato disputados e chegadas as "férias", quais as suas perspectivas e da sua equipa para o último terço?
Não são animadoras... Temos hipóteses de entrar no pódio do Campeonato de Equipas mas estamos muito dependentes dos maus resultados dos concorrentes e isso não é muito provável. A nível de Campeonato de Pilotos a época de 2013 está encerrada para nós, nem nos vamos preocupar com isso. Por isso, depois das férias... mais férias!

Até Setembro!

Sem comentários: