sexta-feira, 28 de junho de 2013

XXX GP - entrevista c/ L. Tereso

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
Num modo geral e pelas condições climatéricas, a classificação até foi melhor do que esperava visto só ter corrido uma vez em molhado e há muitos anos. Quanto à prova em si, a classificação obtida na qualificação foi a esperada, depois fiz um arranque canhão ao conseguir ganhar vários lugares até ao fim da reta da meta e chegar até ao 2ª lugar  na segunda volta. Até meio da prova tinha o meu 2ª lugar controlado pois o Rujorian, que é aquela máquina, já há muito se tinha ido embora, devido ao excesso de confiança estraguei tudo numa só volta com uma saida de pista e um pião. Fui ultrapassado, tentei recuperar, mas já não consegui. Resumindo, o 5ª lugar até acabou por não ser mau porque os meus adversários directos ficaram atrás e ainda lhes consegui ganhar vantagem na classificação geral do troféu.



Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?


Apenas tinha corrido uma vez e há muitos anos. O sr. Pragosa da Euroindy até pode ser um bocadinho chato antes das provas porque gosta de explicar sempre tudo como se fosse a primeira vez que fossemos andar, mas para esta prova foi-me fundamental, pois aprendi o que não sabia que era como acelerar e dar as curvas em molhado. Sabia que as trajectórias eram basicamente o contrário de em piso seco, mas faltava o pormenor do acelerar nas curvas.



Como reagiu à largada e à primeira volta, momentos particularmente complicados com a pista molhada?
A largada e a primeira volta foram do melhor que se podia esperar. Saí do 8º lugar da grelha e subi até ao 2º posto e a ganhar tempo para o 3ª carro. Depois durante a corrida, além do excesso de confiança que me fez sair de pista e para bem longe no fim da recta da meta, houve momento de embates contra pneus nas curvas, drifts perfeitos ao nivel do melhor que se pratica no Japão, ver sair faiscas dos carros à minha frente quanto andavam em cima dos separadores... uuii!! passei por muito e vi muita coisa pior, coitados dos karts e de nós também.


O Ministro das Finanças afirmou recentemente que a chuva atrasou o investimento e a retoma da economia no primeiro semestre. Qual o seu comentário?
O indivíduo sr. ministro da finanças é que deve ter apanhado muita água na cabeça pois alagou-lhe a plantação de neurónios todos. Ele que pense em baixar os impostos que eu logo começo a contribuir para a economia em geral.


Com 2/3 do campeonato disputados e chegadas as "férias", quais as suas perspectivas e da sua equipa para o último terço?

Como equipa com apenas um piloto, excepto nesta ultima prova que tive parceira para ganhar mais uns pontitos, as perspectivas não são muito elevadas, foco-me mais no campeonato de pilotos. Já estou no TOP5 que é o meu objectivo para a época, resta-me alguma sorte para as próximas provas. No caso de Almeirim que será a segunda vez que lá irei correr, espero fazer muito melhor que o 11º lugar da primeira vez (Alguém que me ensine a desacelerar/travar/curvar no fim das 2 longas retas que da outra vez nunca fiz uma curva perfeita), depois Milagres, uma pista com piso bastante irregular que cansa bastante os braços e com karts bastante diferentes ao nivel de afinações e pneus. Mas acima de tudo, que venham mais duas boas corridas, muitas ultrapassagens, boas disputas de lugares, divertimento e convívio.

Sem comentários: