quarta-feira, 11 de novembro de 2015

XLIV GP - entrevista com I. Paulino

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Ismael Paulino, 2º na qualificação, caiu da primeira linha para o 8º lugar final. Segue a entrevista com o piloto que, com este resultado, falhou por pouco a entrada no top-20 da classificação final do Campeonato de Pilotos.

Qual a sua opinião geral da corrida?
Para mim e para a 150 SARIP foi uma corrida de "mixed feelings," como disse o Miguel Oliveira, parabéns ao nosso vice-campeão de Moto3. Por um lado estivemos muito bem, mas por outro fica a sensação que passámos ao lado de um grande resultado por muito pouco. Pelo menos foi uma excelente corrida!

Da minha parte, eu sabia que poderia acontecer como o ano passado, uma boa qualificação e dificuldades físicas na corrida, e foi um bocado isso. Não esperava, depois de 13 meses parado, voltar e ficar a 0,033 milésimos da pole position! Por esse lado é óptimo. Por outro, fico a pensar que fiquei a 0,033 milésimos de assegurar o recorde de pole positions, pelo menos até Fevereiro, uma vez que somos vários com esse recorde ex aequo.

Na corrida, a minha Volta Mais Rápida ficou a 0,1s da melhor, e o certo é que consegui acompanhar os 4 Cavaleiros da frente durante bastantes voltas, até começar a sofrer com o físico. Depois tive uma saída de pista e um pião, e a este nível não há hipóteses.

Nota ainda para o plantel de 23 karts. É uma enorme animação, tanta gente, muito melhor que uma corrida com 11 ou 12! Tenho de deixar uma nota especial para as duas colegas novas; além de terem sido muito correctas em pista, elas evoluíram imenso entre os treinos e a corrida. Esperam que tenham consciência do abismo de diferença que há entre pessoal que tem anos e quilómetros disto e quem está a rodar a primeira vez. Agora é vir mais vezes e ir evoluindo - tal como a Bea Figueiredo tem evoluído entre nós (e não só), também!


Já tinha corrida na versão A de Leiria? O que achou da pista? Conseguiu fazer a curva 90R a fundo?
Corri nas duas ocasiões anteriores; aliás, em 2010 decidi aqui o título de Pilotos com o meu colega de equipa. É uma pista completamente diferente da pista B. A 90R é para fazer a fundo nos treinos, claro que sim! Em corrida, só se não houver nenhum piloto à frente; caso contrário, o melhor é guardar distância de segurança. Por outro lado, mesmo sendo quase 1s por volta mais rápido que o Luís Tereso, não consegui ultrapassá-lo para o 7º lugar, apesar dos 2 toques que lhe dei na primeira curva; nunca estive em posição de o passar. Não me é fácil passar nesta pista sem que quem vai à minha
frente cometa um erro - foi exactamente como há 5 anos, em que estive 20 voltas atrás do Tiago Ferreira até ele cometer um erro. Enfim, são tudo detalhes a melhorar da próxima vez - como a saída do gancho à direita, da "curva nº 5", onde parece que perdia sempre tracção para toda a gente.
É uma pista excelente e uma grande alternativa do kartódromo de Leiria à pista B.


Como reagiu à largada e à primeira volta?
Larguei terrivelmente mal, tal como em 2010, também. Parece que não posso largar em 2º nesta versão A. Passei para 5º quase sem saber como. Pena o Reinold ter também largado menos bem, uma vez que ele estava em 5º mas só passou por mim quando fiz o pião na 1ª curva. Lá está: mais uns milésimos na qualificação, uma largada um pouco melhor, e em vez de sermos 6º e 8º tudo podia ter sido diferente.


E comentários à sua classificação no campeonato, da sua equipa, objectivos para 2016, o trabalho de Jorge Jesus ou outro tema que lhe apeteça falar?
A 150 SARIP alcançou o 7º lugar, que era o objectivo realista à partida para esta prova, e provámos que mantemos ritmo competitivo. O Reinold voltou a estar firme no top-ten, e eu provei para mim mesmo que, com muita concentração e mindfulness mental, com o "mind power" como dizia o Senna, posso estar parado 1 ano e voltar como se não fosse nada - tirando a parte física - o que é importante quando o plantel é tão experiente e rodado como está o TPC agora. Sobre o Jorge Jesus, não comento a vida dos clubes de Lisboa - só sei que o emblema da Briosa no meu fato de competição me dá mais uns décimos de segundos por volta. Para 2016, vamos ver se dá para fazer mais que uma corrida!

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