Classificação do campeonato: Alemão (1º), Borges (2º) Figueiredo (3º) |
O relato da prova far-se-á de forma decisiva com os pontos de vista dos vários pilotos, cujas entrevistas serão publicadas aqui ao longo dos próximos dias e semanas. Por agora, fiquemos com a perspectiva geral e as curiosidades estatísticas principais:
- Ao contrário do que muitos "temiam", um dia de chuva e frio, o sábado da prova trouxe muito sol e temperatura acima da média, tendo chegado o verdadeiro "Verão de S. Martinho" - que se está a prolongar por estes dias, em Portugal Continental. A prova começou com bastante atraso, motivado por confirmações diversas de pilotos e participantes no jantar, o que veio permitir um maior convívio entre todos - mas que também deixou os pilotos impacientes por se sentarem nos seus karts. A luz verde da corrida chegou às 17:15, o que significa que a corrida terminou já com o sol posto e as torres de iluminação ligadas.
- Esta corrida bateu o recorde de participações numa corrida de karts do Troféu Pedro Chaves, com 23!
- A decisão do título de pilotos foi a mais apertada desde 2010, quando Vrielink e Paulino ficaram separados por 2 pontos e 1.2 segundos no final da última prova. Mais do que isso, tratou-se não apenas de ver quem somava mais pontos mas de uma verdadeira luta entre dois dos três principais candidatos. A vitória foi discutida por um pelotão de 4 pilotos, onde se integraram Mário Alemão e Fernando Borges. No final, uma vez que Alemão terminou na 4ª posição, se Borges tivesse vencido a corrida, teria sido campeão.
Tendo Alemão (4º) terminado a 6 segundos do 1º, por aqui se vê quão incerta foi esta decisão, mesmo até à última volta.
- Tivemos mais um conjunto de estreantes neste campeonato de karting de aluguer, bem como de alguns pilotos que ainda não tinham participado em nenhuma prova neste ano.
E ainda duas estatísticas:
- os dois qualificados na primeira linha da grelha de partida ficaram separados por 0,033s!!!
- as Voltas Mais Rápidas dos primeiros seis classificados na corrida ficaram TODAS dentro do mesmo décimo de segundo: 56,3s!!!
Dois números que comprovam claramente o intenso equilíbrio que se vive actualmente no TPC - tendo em conta que terminou assim o "período" de 2 Grandes Prémios nos quais a Vírus Kart dominou sem qualquer oposição - e que são um claro convite a que mais praticantes de karting amador se juntem a nós!
Sem comentários:
Enviar um comentário