segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Leiria: a curva 90R da versão A

Leiria: versão A com a curva 90R
A corrida de karting do passado sábado foi a terceira visita do TPC à versão A do kartódromo dos Milagres, depois das provas de 2008 e 2010. Para muitos dos nossos pilotos, foi portanto a primeira experiência nesta variante menos utilizada. De acordo com o site do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, a versão A tem 892 metros de distância (contra os 1006 da versão B, a dita "normal" e que é mais utilizada), e está também "homologada pela FPAK com o grau 1 para provas nacionais e de lazer."

A versão A tem diferenças significativas em relação à pista B. Uma dessas diferenças é a curva que alguns chamam de 90R, numa homenagem à curva 130R do circuito japonês de Suzuka, da Fórmula 1. Tal como a 130R, a 90R é uma curva passível de ser feita a fundo nos karts 270cc, mas onde qualquer mínimo desvio na trajectória é fatal.
A 130R tem esse nome por (na sua configuração original) por ter 130 metros de comprimento; neste caso, a 90R faz um ângulo recto, o que justifica este nome.

A abordagem à curva 90R vai ser um dos pontos fortes das entrevistas aos nossos pilotos. Quem conseguiu fazê-la a fundo, ou era obrigado a levantar o pé ou a corrigir a meio?

Sem comentários: