segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

XLIV GP - entrevista com Mário Alemão

Agora é a vez do novo campeão Mário Alemão, nos dar a sua perspectiva! Inclui um relato precioso sobre a luta do pelotão da frente, composto por 4 líderes.

Qual a sua opinião geral da corrida?
A prova de Leiria é um icone para o TPC e terminar lá a temporada é sempre gratificante. Estava algo ansioso pelo começo da prova já que estava em 1º lugar do campeonato e teria que comprovar porque ocupava essa posição. Julgo ter obtido o 5º lugar na qualificação e tinha à minha frente/volta uma "tropa de elite". PFigueiredo, FBorges, HAlves, creio que IPaulino e RVrielink também. Todos eles conhecedores e experientes em qualquer variante de Leiria.

Arranque bom e um grupo da frente bem activo, e dou por mim a ver FBorges em 1º e eu numa posição que entregaria o campeonato. Este grupo da frente acabou por se desmembrar logo que se começou a dar voltas de avanço, e o FBorges sofreu com isso. Fui dando luta e aproveitando estas situações para chegar a 2º e mantendo grande parte da corrida PFigueiredo atrás, enquanto perseguia HAlves.

Eis senão quando, a poucas voltas do fim da prova uma aproximação de PFigueiredo que me proporciona um pião. Para evitar colisão, o FBorges ultrapassou-me e fiquei fora do pódio. Algo que poderia ter sido a cereja no topo do bolo. No final fica a memória de uma prova renhida, o título individual do TPC, o regresso do meu parceiro João Rodrigues nas últimas provas do TPC, e assim um final forte da equipa KXT, e por fim, o jantar de convivio bem preenchido. Venha 2016!

Já tinha corrida na versão A de Leiria?
Sim, alguns anos atrás.

O que achou da pista?
Uma variante bastante engraçada e considero-a a mais rápida.

Conseguiu fazer a curva 90R a fundo?
Não. Tinha que aliviar sempre um pouco mas sem nunca travar.

Como reagiu à largada e à primeira volta?
Largada sem falhas e primeira volta emocionante com grande empenho dos pilotos da frente. Sempre em fair play.

Como comenta a sua classificação no campeonato?
Terminando do posto mais alto, só poderia estar contente. Ainda que tenha noção que este título foi conseguido tendo em conta o azar do FBorges na prova de Fátima; da falha de presença de PFigueiredo na prova da Batalha; mas também pela minha regularidade ao mais alto nível sem nunca ter ganho uma prova (com 3 pódios, e 2 quase-pódios).

Participou numa equipa? Como interpreta a classificação da sua equipa?
Na quase extinta KXT. Começou coxa com poucas perspectivas mas com o desenrolar do troféu acabou por terminou em força. Com mais uma prova e a concorrência poderia começar a fazer contas para ceder um lugar no pódio.

Quais são os seus objectivos para 2016?
Renovar o título individual mas desta vez sem as circunstâncias de terceiros;  e voltar a colocar a KXT no pódio de equipas.

O que acha do trabalho de Jorge Jesus?
Enquanto treinador do Benfica, fantástico.

Há outro tema de que lhe apeteça falar?
Sim. Para o ano queremos Leitão para o jantar de convivio!

Sem comentários: