domingo, 16 de novembro de 2014

Bea Figueiredo: "A prova foi bastante competitiva entre mim e o Manuel Guerra"


TPC - A Bea está a tornar-se um caso sério no TPC! Mais uma pole-position, mais uma VMR e só Guerra lhe conseguiu roubar a vitória! Se não tivesse faltado a duas provas poderia ter-se sagrado Vice-Campeã! Como se sente em relação a isso?

Bea Figueiredo - Bem, pode dizer-se que esse vai passar a ser o objectivo para o próximo ano visto que este ano não foi possível. Para o próximo ano vou fazer o meu melhor para ficar melhor classificada que este ano. Sinto que este ano não me sagrei Vice-Campeã, devido a não ter comparecido a duas provas. Uma por atitude pessoal já conhecida e outra por motivos escolares. Mas sem desanimar, estou motivada a fazer melhor para conseguir obter melhores resultados.


TPC - Como lhe correram os treinos? Como se sentiu no circuito? Qual a sua visão da prova? Acha que poderia ter feito melhor? Como foi a luta com Manuel Guerra?

BF - Os treinos correram bem, na minha opinião, deram para obter uma pole-position, o que para uma pista onde apenas corri duas vezes, e ambas com Troféu Pedro Chaves, é bastante positivo.

Sobre o circuito, que conheci na corrida do ano passado, gostei bastante, e onde gosto sempre de fazer corridas. A prova foi bastante competitiva entre mim e o Manuel Guerra, ora ele passava, ora eu passava, até que ele passou e devido ao cansaço eu já não consegui aproximar-me tendo perdido alguns metros.

Só podia ter corrido melhor se tivesse ficado em primeiro, ahaha, mas como nem todas as corridas correm bem, e não podemos ganhar todas, já foi bastante bom ter tido uma corrida divertida e ao mesmo tempo competitiva.

TPC - Com uma equipa a terminar na 2ª posição do Troféu de Equipas e um 5º lugar no campeonato, como vai ser a sua vida na Vírus Kart? Como vai ser em 2015? Quais são as suas expectativas, o que acha que vai ser a próxima temporada?


BF - As minhas expectativas para 2015 são sempre fazer o melhor para me posicionar melhor no campeonato, ajudando a equipa a obter melhores resultados.

TPC - Tendo sido a única senhora a participar em 2014, como encara essa falta de participação feminina nestas provas? Ainda acha que ainda faz sentido separar classificações entre pilotos masculinos e femininos? Não será um anacronismo?

BF - Era bastante porreiro haver mais senhoras neste troféu. Assim subiria a competição. Mas acho que não faz sentido separar classificações entre pilotos masculinos e femininos, pois é fácil de ver quem é que esta em primeiro de ambas as classificações. E como há bem menos pilotos femininos, acho que não é preciso terem mais trabalho ao criarem outra tabela para a classificação feminina.
TPC - Como comenta os rumores de lastragem e mais provas em 2015? Acha justo ou uma medida feita só para a prejudicar?

BF - Apesar de me prejudicar, e muito, acho que é uma decisão acertada, pois há uma clara vantagem para pilotos mais leves. Não concordo que seja uma medida feita só para me prejudicar pois é normal haver pesos em troféus para o mesmo ser mais justo e não haver desculpa do género "é normal que fique em posições mais baixas tenho mais peso" e vice-versa.

Apesar de achar que o peso não é um poder de argumentação, pois, conhecendo as pistas e tendo alguma experiência, conseguirá chegar algumas posições mais à frente. Como é claro, não é uma ideia que eu adore, pois além da minha experiência, o peso claramente facilita a minha condução e com mais uns kilitos em cima, ficarei mais lenta fazendo com que eu não fique tão á frente...

Sem comentários: