terça-feira, 21 de maio de 2013

XXIX GP - entrevista c/ P. Ribeiro

P. Ribeiro (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida? 
Foi mais uma excelente corrida num circuito em que não me entendo... Não sei porquê mas não consigo sentir-me à vontade na pista e não consigo bons resultados... Os treinos iam acabando mal, fui envolvido numa violenta colisão com um dos rookies e sofri uma colisão ainda mais violenta de um outro concorrente. Já há muitos anos que não ficava com nódoas negras... Ainda bem que usamos pára-choques, nem sei o que poderia ter acontecido num kart normal... Mas no tempo em que rodei, andei perto do Rujorian e isso deu frutos, tendo obtido um bom 7º lugar e partido da 4ª linha.
No arranque perdi várias posições mas fui acompanhando o ritmo até ser novamente envolvido numa carambola! Esta prova foi marcada pelos inúmeros piões e despistes dos rookies... Sofreram muito e pregaram-nos muitos sustos! Perdi o contacto com os da frente e, numa dobragem deixei a porta aberta e o Tereso não perdoou! E passou-me limpinho, limpinho!


Andámos ali a lutar até ter outra vez problemas nas chicanes móveis e perdi-o. Entretanto, o Pedro Ferraz, em grande forma, começou a pressionar-me. Ao princípio ainda pensei que estava mais rápido que ele mas depois percebi que não, estava a travá-lo e dei-lhe passagem. Fiz bem, ele ainda foi atrás do Tereso e conseguiu ganhar-lhe a posição.
Foi uma prova mais uma vez dominada pelo Ruben Durão, pelo Paulo Figueiredo e pelo Rujorian. É de saudar o bom resultado do Mário Alemão e do Paulo Correia. Desta vez a Bea teve mais dificuldades mas ainda há muitas provas...
De uma forma geral uma boa prova, de pista cheia e cheia de incidentes e acidentes que apimentaram a prova e quase a tornavam numa roleta.



Acha que o lastro teve influência no resultado?
Sou suspeito, sou do lobby anti-lastro!... Acho que o lastro só tem influência em pilotos de semelhante desempenho, um piloto experiente pode pesar mais que um rookie e há-de andar sempre mais rápido... Vejam bem: os mais pesados ficaram, de forma geral, à frente dos mais leves... E no caso dos nossos sub-18, para quê lastrá-los? E logo a 75 quilos... Mais valia tirar-lhes uma roda...


Acha que o dr. Gaspar das Finanças está a ficar com olheiras demasiado fundas?
Tento não olhar para aquela cara de fuínha...


O próximo GP é na Batalha. O que acha deste circuito e quais as suas perspectivas e da sua equipa?
O circuito Euroindy é um marco histórico no karting de lazer em Portugal e uma das melhores pistas da temporada. É também um circuito que me deu a única vitória no TPC até à data e onde a Acceleron tem sido muito feliz e... terrivelmente infeliz, também... Mas esperamos obter uma boa classificação, o Pedro Ferraz está em grande forma, eu espero que a prova me corra melhor que nas últimas edições. Se chovesse, então... era ouro sobre azul! Este ano não estamos a lutar por qualquer posição, tanto no campeonato de pilotos como no de equipas mas vamos dando trabalho à concorrência, só para contrariar! Até lá!

Sem comentários: