sábado, 5 de dezembro de 2009

IX GP - crónica de Paulo Ribeiro (I)

P. Ribeiro, na recta das boxes.
O cronista do Troféu deixa-nos o seu ponto de vista sobre a última prova de 2009.

"O dia apresentou-se agradável, nublado, mas sem grandes ameaças de chuva. As minhas ambições eram simples: obter o melhor resultado possível. Circuito desconhecido, carros desconhecidos, organização desconhecida. Tempo inseguro e previsões de chuva. Mas, estranhamente, não estava nada apreensivo, não sentia qualquer tipo de ansiedade. Vantagem de quem nada tem a ganhar ou a perder. Depois de uma corrida para esquecer, em Almeirim, o dia prometia.

O kartódromo agradou-me de imediato. Bom aspecto, bem equipado, arrumadinho. E bonito. Só achei estranha a questão da localização da linha de partida...




 Onde está, priva os espectadores - sim, porque nós temos espectadores - do espectáculo da partida e da chegada... Mas enfim, é como aqueles planetas com dois sóis... Uma pessoa habitua-se...
O sol brilhava, "nuestros hermanos" abandonavam o recinto em saudável convívio internacional com os seus amigos lusitanos e chegava a nossa vez de entrar em pista. Esperto que nem um alho, aqui o escriba não podia encontrar melhor local para deixar o saquinho que no escritório. Este revelou-se um erro fatal, como veremos mais à frente. Não que tenha tido qualquer influência nas prestações ou no resultado obtido, mas porque teve grande impacto a nível do estado geral do guarda roupa do escriba. Mas adiante.






O briefing decorreu normalmente, apesar de nunca perceber bem o que dizem porque já tenho os tampões nos ouvidos e o capacete colocado... Mas digo sempre que sim a tudo. Lá percebi que tinha ficado com o 25, logo o primeiro da pré-pré-grelha, bom sinal. O carro pareceu-me logo muito bem cuidado, limpinho, pneus em bom estado, nada de grandes esfoladelas ou mossas. Apesar de não ter regulação da bacquet, a posição de condução era correcta e muito confortável.

Começámos a sessão de treinos e ainda gostei mais do carro. Motor afinado e com muito boa resposta, chassis muito sólido, boa tracção e aderência dos pneus, uma alegria de conduzir. Era hora de conhecer a pista, de facto, enquanto aquecia um pouco os pneus na primeira volta. Sinceramente, gostei logo do traçado. Rápido, sem ser monótono, com as curvas certas no lugar certo, a exigir alguma técnica sem o tornar lento. Amor à primeira vista."



(continua)

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