terça-feira, 23 de junho de 2015

Bombarral: teste aos novos karts 270cc do KIRO com chassis BIREL

Pista 2B, utilizada neste teste.
Esta versão nunca foi utilizada no Troféu Pedro Chaves.

No passado dia 16 de Maio, 3 pilotos do TPC participaram numa prova de teste com uma nova frota de karts 270cc do kartódromo do Bombarral. Espantosamente, os três qualificaram-se nos três primeiros lugares (num pelotão de 16), e na corrida ocuparam os dois primeiros lugares e ainda o 5º lugar.  Damos a palavra a Paulo Ribeiro.

Aquilo que era para ser apenas uma pequena experiência de 15 minutos para tomar contacto com os novos karts do KIRO transformou-se numa corrida de 16 pilotos de 15+30 minutos.

Aqui ficam os tempos de qualificação e de prova obtidos. Participaram três pilotos que participam ou já participaram em provas do Troféu Pedro Chaves, Michael Louro, Daniel Ferreira e eu próprio.

A versão do circuito foi a do "corkscrew", o 2B de 1094 metros de perímetro. Às 19:00 horas, a temperatura era agradável e a iluminação boa.

Os karts novos do KIRO, com motor GX Honda 270 e chassis BIREL são os melhores que conduzi até agora em karts de aluguer. Considero-os ligeiramente melhores que os SODIkart de Palmela e Almeirim. São mais fáceis de conduzir que os da Batalha. O chassis é excelente, equilibrado e muito performante. O kart não é subvirador nem subvirador. Perdoa erros e corrige bem trajectórias. A direcção é precisa. A travagem, muito forte, necessita alguma habituação já que a blocagem de rodas e subsequente pião acontecem rapidamente após breve aviso.

A ergonomia é boa, sendo possível ajustar os pedais para pilotos mais pequenos e o volante é confortável. A backet, embora um pouco larga, é adequada embora tenha o grande defeito de ter os parafusos de fixação muito salientes, magoando seriamente quem não usar um colete de protecção.

Os motores, novos, têm escapes directos melhores. Estão bastante rápidos e com boa resposta. Fazem falta protecções de escape e de motor, as queimadelas são recorrentes, à direita ou à esquerda...

No final de contas, uma excelente experiência, o KIRO está de parabéns. Agora, mesmo reconhecendo que a qualidade do material e o investimento feitos têm que ser reflectidos nos valores de aluguer, só falta ajustar os valores à realidade do momento que vivemos para voltar a frequentar um dos melhores kartódromos nacionais.

Nos treinos, a ordem foi Daniel Ferreira, Paulo Ribeiro e Michael Louro, nas 3 primeiras posições; na corrida, Ferreira e Ribeiro terminaram nesta ordem e Louro quedou-se pelo 5º lugar. Além dos testes aos novos karts, foi também uma demonstração da evolução que os pilotos do Troféu Pedro Chaves têm feito ao longo dos anos.

Resultados dos treinos: aqui

Resultados da corrida: aqui

domingo, 7 de junho de 2015

Palmela: dobradinha Vírus Kart

A "turma" completa. Agradecimentos Jorge Gaspar
A quarta corrida da edição 2015 do TPC demonstrou novamente que a Vírus Kart é quase a Mercedes do panorama actual de competitividade do Troféu. Sem incidentes de percurso, como os que sucederam em Fátima, os dois pilotos dominaram de ponta a ponta, com Bea Figueiredo a vencer novamente na frente de Paulo, e com ambos a darem um salto na tabela classificativa. O pódio ficou completo com Fernando Borges.

Em todo o caso, este foi o 4º vencedor diferente em 4 provas realizadas este ano. Apesar de tudo, o Troféu continua a ser extremamente competitivo! Os resultados completos das corridas deste ano já estão na lateral deste blog, bem como um header actualizado! Nos próximos dias teremos, se possível, algumas entrevistas e também a análise de algumas estatísticas, tendo em conta que as tabelas dos campeonatos estão ao rubro.


M. Alemão. Agradecimentos Jorge Gaspar
 Após 4 corridas e com 3 por disputar, Mário Alemão mantém-se na frente. Na F1, nunca um piloto foi campeão sem vencer uma corrida (o mínimo foi alcançado por Keke Rosberg, campeão em 1982 com 1 única vitória em GP). Em todo o caso, recorde-se que o Mundial de Motociclismo de 125cc de 1999 foi ganho por Emílio Alzamora, que não venceu uma única corrida ao longo do ano.
Além disso, o TPC já assistiu ao fenómeno Alzamora em 2010. Nesse ano, Reinold Vrielink alcançou 4 pódios em 5 corridas, incluindo três 2º consecutivos, para se tornar campeão sem nenhuma vitória.
 Será que Mário Alemão se vai tornar o 2º Alzamora do TPC?


Nas equipas, a dobradinha catapultou a Vírus Kart para a liderança, mas a Acceleron está apenas a 5 pontos e a NN Racing a 7 pontos. Tudo em aberto!



quinta-feira, 4 de junho de 2015

Humberto Alves vence a hecatombe de Fátima



Humberto Alves foi o vencedor da uma prova que ficará nos anais do Troféu Pedro Chaves como a prova com mais abandonos e avarias mecânicas de sempre! Humberto Alves rubricou ainda a volta mais rápida e desforrou-se assim do seu azar na prova da Batalha em que a vitória lhe fugiu por menos de um segundo!

Prólogo: um dia lindo para uma corrida

Alves fez uma prova irrepreensível mas era notória a diferença de andamento do seu kart. Não é habitual no TPC o vencedor dobrar todos os outros pilotos até à quarta posição... E muito menos deixar Mário Alemão a mais de dez segundos. Fernando Borges, que fez a Pole-position, sofreu problemas na corrida que o relegaram para a 14ª posição, a 3 voltas de diferença! Está tudo dito...

Primeiro Acto, treinos: um desastre anunciado


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Parabéns ao Sporting Clube de Portugal

...pela recente vitória na Taça de Portugal!