quinta-feira, 4 de junho de 2015

Humberto Alves vence a hecatombe de Fátima



Humberto Alves foi o vencedor da uma prova que ficará nos anais do Troféu Pedro Chaves como a prova com mais abandonos e avarias mecânicas de sempre! Humberto Alves rubricou ainda a volta mais rápida e desforrou-se assim do seu azar na prova da Batalha em que a vitória lhe fugiu por menos de um segundo!

Prólogo: um dia lindo para uma corrida

Alves fez uma prova irrepreensível mas era notória a diferença de andamento do seu kart. Não é habitual no TPC o vencedor dobrar todos os outros pilotos até à quarta posição... E muito menos deixar Mário Alemão a mais de dez segundos. Fernando Borges, que fez a Pole-position, sofreu problemas na corrida que o relegaram para a 14ª posição, a 3 voltas de diferença! Está tudo dito...

Primeiro Acto, treinos: um desastre anunciado




Os problemas com os karts começaram logo nos treinos. Paulo Figueiredo fazia as rectas de travão a fundo e nem sinal de abrandamento... Trocar de kart ainda foi pior. Estava tão desiquilibrado que Figueiredo mal fez uma volta de qualificação... Todos se queixavam de falta de resposta, falta de travões ou falta de velocidade. E lá se formou a grelha. O melhor - ou o pior? - estava ainda para vir.

Segundo Acto, corrida: o desastre total

A história da corrida foi simples: Humberto Alves corria e os outros tentavam fazer com que os seus karts andassem. E muitos nem chegaram ao fim...

Logo nas primeiras voltas encostou Pedro Duarte. A seguir, Paulo Figueiredo. Borges perdia posições. O carro de Reinold Vrielink desistiu na última volta e Vrielink voltou ao paddock à boleia no kart de Ribeiro.

Epílogo: um circuito fantástico, uma frota execrável e pessoal sem qualificação

Terminou assim mais uma prova no kartódromo Funpark, em Fátima. Deve chamar-se Funpark porque o que faz é fazer pouco dos pilotos que lá vão  usar so karts de 270cc. Dizemos usar porque aqueles karts não correm, desmancham-se devagarinho.

Uma das pistas mais bonitas do país, a de Fátima, está entregue a incompetentes. Não sabem preparar karts para uma corrida, enganam-se nas lastragens, não têm karts prontos para substituição, enganam-se nas cronometragens, imprimem mal as folhas de prova, fazem os pilotos esperar quase meia-hora para pagar... E pagar o quê, perguntamos nós?
Os maus carros? O mau serviço?

Julgamos que, desta vez, os pilotos do TPC aprenderam a lição: Fátima, com esta frota, nunca mais. Mudem de frota e ainda pensamos nisso mas, por enquanto, temos melhor. Acho melhor o Funpark não esperar um milagre.

Sem comentários: